Dicas

Problemas com a máquina da roupa: o que fazer antes de chamar o técnico

24 fevereiro 2020
Na cozinha, uma senhora retira roupa da máquina de lavar

Limpar o filtro e a borracha ou trocar a gaveta e o manípulo são operações ao alcance dos menos talentosos. Ajudamos a decidir quando reparar ou chamar um profissional e já com orçamento para as peças.

Início

Primeiro, a segurança: desligue sempre a máquina da corrente elétrica antes de qualquer intervenção. Faça contas para avaliar se o arranjo é mais vantajoso do que a compra. Se já não há solução, compare os preços e resultados dos testes a máquinas de lavar roupa.

 

Limpe a gaveta uma vez por mês

Consoante o uso que dá à sua máquina, a gaveta do detergente pode ficar em mau estado, pelo que é aconselhável limpar ou até trocar este componente.

 

A borracha da porta e o filtro precisam de uma limpeza regular

Quando a roupa deixa de ter um cheiro agradável após a lavagem, é sinal de que a borracha da porta e o filtro precisam de alguns cuidados de manutenção.

 

Como arranjar o fecho da máquina

Na maioria dos casos, pode substituir o manípulo e tubos da sua máquina de lavar roupa autonomamente ou com a ajuda de um amigo, consoante a maior ou menor complexidade do modelo de máquina.

 

O primeiro passo é saber exatamente a marca, o modelo e o fabricante da máquina. Regra geral, pode encontrá-los na parte frontal junto ao painel de comando ou numa etiqueta na parte traseira da máquina. Precisa desta referência se quiser pôr mãos à obra e comprar a peça de substituição compatível.

Consoante a peça, também pode ter de fechar a torneira de abastecimento de água ao aparelho. Depois, basta seguir as instruções que acompanham a peça de substituição e o manual da máquina. Se tiver dúvidas, faça uma pesquisa sobre os preços de reparação e contacte um profissional.