Dicas

Problemas com o frigorífico: o que fazer antes de chamar o técnico

25 janeiro 2021
pessoa a reparar um frigorífico

Substituir a lâmpada ou trocar a borracha da porta são pequenos arranjos que pode fazer sem a ajuda da assistência técnica.

Início

Alguns problemas dos frigoríficos podem ser resolvidos com simples verificações, poupando tempo e dinheiro. Antes de se aventurar ou de chamar a assistência técnica, verifique se o equipamento ainda está dentro da garantia. Procure o comprovativo de compra, a melhor arma para evitar problemas. 

A segurança está em primeiro lugar. Desligue o frigorífico da tomada antes de iniciar qualquer tarefa. As nossas dicas aplicam-se à maioria dos frigoríficos. No entanto, dadas as diferentes características de cada modelo, é melhor consultar o manual de instruções antes de qualquer intervenção.

Problemas de temperatura

Alimentos que ficam congelados na zona de refrigeração ou gelo acumulado nas paredes ou nas prateleiras pode dever-se a um desgaste das borrachas das portas. Mas antes de avançar para a sua substituição, verifique alguns aspetos.

Se a zona de refrigeração do frigorífico congelar os alimentos:

  • verifique se o termóstato não está regulado numa temperatura muito fria;
  • confirme se tem alimentos ou recipientes encostados à parede de fundo.

Se encontrar gelo acumulado nas paredes ou nas prateleiras do congelador:

  • avalie se está a abrir a porta com muita frequência ou por muito tempo. Isso provoca o sobre-congelamento. Confirme se, ao fechá-la, a borracha veda corretamente ou tem alguma folga;
  • arrume e acondicione bem os alimentos e as embalagens;
  • se não tem um modelo no frost, verifique se está na altura de descongelar por completo o congelador e limpar o frigorífico a fundo. O ideal é fazer esta manutenção uma a duas vezes por ano. Uma acumulação de gelo nas paredes do congelador gera gastos de eletricidade (5 mm de gelo aumentam o consumo em cerca de 15 por cento). Uma correta limpeza também contribui para reduzir os maus odores no interior do frigorífico

Se, após estas verificações e cuidados de manutenção, o problema persistir, pode estar na hora de substituir as borrachas da porta. Siga o passo a passo, no nosso vídeo.

Como substituir a borracha?

 

Frigorífico não funciona

Sem razão aparente, o frigorífico pode deixar de trabalhar.

  • Verifique se a ficha está bem inserida na tomada, que o cabo não está danificado ou que o termóstato não está desligado.
  • Se estiver tudo bem, veja se há um corte de energia. Tente acender as luzes ou confirme, no quadro elétrico, se há algum disjuntor desativado ou fusível queimado.
  • Caso tenha eletricidade mas o frigorífico continue a não funcionar, o problema pode ser mais grave. Chame a assistência técnica.

Há alguns arranjos mais simples que pode tentar pôr em prática, sem recorrer a um técnico, como tentar mudar a lâmpada no interior do frigorífico ou desobstruir o orifício do aparelho, que leva a que se acumule água no fundo das gavetas do legumes. Veja como resolver estes e outros problemas. 

Como trocar a lâmpada?

O que fazer quando há água nas gavetas?

 

 

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós