Dicas

Como instalar um frigorífico

A instalação adequada do frigorífico é essencial para o seu bom funcionamento. Mas existem alguns cuidados a ter consoante o modelo escolhido, seja de livre instalação ou de encastre. Siga as dicas para instalar o equipamento da melhor forma.

Instalar frigorífico

iStock

Escolher o frigorífico ideal nem sempre é uma tarefa fácil. Os modelos disponíveis são vários e encontrar um que corresponda às suas necessidades pode ser uma dor de cabeça. O nosso comparador ajuda a escolher o frigorífico mais adequado para o seu perfil de consumo.

São muitos os elementos a considerar no momento da compra do frigorífico, mas o espaço disponível é um dos requisitos mais importantes. A principal condicionante é saber as dimensões (altura, largura e profundidade) do eletrodoméstico para garantir a sua boa instalação, que varia caso seja um modelo de livre instalação ou de encastre.

Quais as dimensões padrão dos frigoríficos?

Frigoríficos de uma porta

Estes modelos têm, em regra, uma largura entre 55 e 60 centímetros e uma altura entre 50 e 185 centímetros. São ideais para quem tem pouco espaço na cozinha e hábitos de consumo reduzidos ou, por outro lado, pretende combinar com um congelador independente.

Frigoríficos de duas portas

São caracterizados por incorporarem um congelador na sua parte superior. A sua largura varia, normalmente, entre 55 e 70 centímetros, e a sua altura entre 140 e 185 centímetros. Os modelos com 1,85 metros de altura possuem um volume útil semelhante ao dos combinados.

Frigoríficos combinados

Os frigoríficos combinados são, atualmente, os modelos mais vendidos. Em regra, a largura e a profundidade são de 60 centímetros, mas pode encontrar modelos até 70 centímetros. Os modelos de instalação livre têm, geralmente, uma altura a rondar 1,85 metros (mas podem chegar aos 2 metros), enquanto os modelos de encastre têm, em regra, uma altura a rondar 1,80 metros.

Dado que incluem o congelador na parte inferior, as gavetas de congelação podem facilitar a arrumação e a conservação de certos alimentos a longo prazo.

Frigoríficos americanos

Considerado o modelo mais volumoso, o frigorífico americano tem cerca de 90 centímetros de largura e cerca de 178 centímetros de altura. Este “sonho americano” dos eletrodomésticos tende a possuir duas ou quatro portas que abrem e fecham, como se fossem armários.

Os modelos de duas portas costumam ter o congelador à esquerda e o frigorífico à direita. Os modelos de quatro portas também têm ganho popularidade, ao oferecem as mesmas dimensões que os de duas portas, mas normalmente com o congelador na parte de baixo e o frigorífico na parte de cima. 

Dicas para a instalação de um frigorífico

Comprou o frigorífico ideal e agora está na altura de o instalar. Por onde começar? Ao contrário do que possa pensar, a instalação não é um bicho-de-sete-cabeças. Apenas deve considerar alguns aspetos importantes para obter o melhor desempenho e reduzir o consumo do seu equipamento. O processo de instalação irá diferir caso o seu frigorífico seja de livre instalação ou de encastre.

Como instalar um frigorífico de livre instalação

Assim que escolher o local ideal para instalar o seu frigorífico de livre instalação, deve seguir os seguintes passos.

1. Limpe bem o espaço onde irá instalar o frigorífico e certifique-se de que existe uma tomada para ligar o equipamento.

2. Coloque o frigorífico no espaço designado, com o cuidado de não enrolar o cabo. Pode deixar espaço livre em cima, atrás e nas laterais, para que não toque na parede ou nos móveis mais próximos, embora a maioria dos modelos modernos já não precise deste cuidado.

3. Nivele o frigorífico. Para isso, utilize os pés frontais que possuem um parafuso para levantá-los e baixá-los. A parte da frente tem que ficar um pouco mais alta do que a parte de trás, para que a porta feche sozinha.

4. Aguarde até 24 horas antes de começar a utilizar o frigorífico, para que o gás interno se estabilize.

5. Ligue o frigorífico e ajuste os termóstatos na posição recomendada pelo fabricante.

Como instalar um frigorífico de encastre

O tamanho padrão de um frigorífico encastrável tende a ser entre 54 e 56 centímetros de largura e de profundidade, com uma altura de cerca de 1,80 metros. Nos últimos anos, têm também sido fabricados modelos com uma altura até 2 metros e um volume útil maior.

Os modelos atuais têm as dimensões padrão, logo, não deverá ser difícil trocar um frigorífico por outro, mas recomendamos que confirme sempre as medidas antes da compra. Por outro lado, se pretende substituir um equipamento mais antigo, o espaço disponível pode não corresponder ao tamanho do frigorífico atual. Nesse caso, terá de medir bem o espaço (ou o armário) e encontrar o modelo que melhor se adapta. 

A instalação de um frigorífico de encastre exige mais tempo e mais cuidado do que a de um independente. Não precisa de nenhuma ferramenta extraordinária: uma chave de fendas e um nível de bolha são suficientes. Sem prescindir do manual de instruções, saiba como instalar em três fases.

a) Colocar o frigorífico de encastre no armário

1. Ligue o aparelho à tomada, pois, uma vez concluída a instalação, não será possível aceder à parte traseira do frigorífico. É conveniente que tenha um interruptor acessível que permita cortar a energia na tomada, para quando quiser descongelar ou limpar o frigorífico. Caso contrário, terá de cortar a energia do circuito com o interruptor no painel elétrico ou desligar no painel de comandos quando disponível.

2. Certifique-se de que o cabo de alimentação não está preso ou pisado pelo aparelho.

3. Aproxime o frigorífico do compartimento onde será instalado e pegue o equipamento pela parte traseira do lado esquerdo com uma mão e pela frente oposta com a outra.

4. Coloque o frigorífico na perna direita para aliviar um pouco o peso e ter mais espaço para levantá-lo.

5. Incline o frigorífico ligeiramente para a frente sem perder a aderência.

6. Segure o equipamento com uma mão e nivele-o.

7. Assim que o frigorífico estiver no local pretendido, ajuste os pés dianteiros e traseiros para que fiquem nivelados com a ajuda do nível de bolha e verifique se a porta fecha corretamente.

b) Instalar as portas no frigorífico de encastre

1. Antes da instalação, nivele o armário. Os cantos devem ser quadrados, com um ângulo de 90º, para que a porta do armário se encaixe nos quatro cantos.

2. Ajuste as dobradiças da porta para a faixa de abertura adequada, com base no espaço disponível.

3. Verifique o peso da porta do armário de cozinha. Se for mais pesada do que o indicado nas instruções do fabricante, pode danificar as dobradiças.

4. Instalar uma porta fixa: as dobradiças da porta do frigorífico são fixadas na porta do armário. A porta do aparelho suporta o peso da porta do armário.

5. Instalar uma porta deslizante: a porta do aparelho é fixada no armário e conectada à porta do frigorífico por um trilho deslizante. Este sistema permite que a porta seja ajustada em altura e profundidade.

 

Please fill the source and the alt text  

 

Porta fixa, à esquerda, e porta deslizante, à direita.

c) Fixar o frigorífico de encastre

1. Utilize os parafusos fornecidos com o frigorífico.

2. A parte superior do equipamento encastrável é coberta por uma placa arredondada, que será colocada no armário e possui os furos onde deve inserir os parafusos nas laterais e no centro. Se não existirem furos, terá de os fazer ao aparafusar.

3. Na parte inferior do frigorífico, onde estão as pernas, existe um suporte metálico com um ou dois furos que serão utilizados para inserir os parafusos e fixar o aparelho firmemente ao armário.

4. Resta apenas abrir e fechar a porta para que fique coordenada com a porta do armário, com recurso aos suportes fornecidos (em regra, de plástico) que funcionam como guias para fixar a porta do frigorífico à porta do armário. Pode ser aberto e fechado de forma sincronizada com um único movimento.

Onde colocar o frigorífico antigo?

Se comprou o seu novo frigorífico numa superfície comercial, pode solicitar ao vendedor para recolher o aparelho antigo. Muitos municípios dispõem também de um serviço de recolha, que pode ser em dias fixos ou a pedido. 

Pode ainda dirigir-se aos ecocentros e centros de receção para depositar os seus eletrodomésticos velhos. Nestes locais, procede-se ao armazenamento temporário dos resíduos recicláveis até ao seu encaminhamento para posterior tratamento (reutilização, desmantelamento, reciclagem ou valorização energética).

Como devem ser transportados os frigoríficos?

Os frigoríficos podem ser transportados na vertical ou na horizontal. Mas é recomendado o transporte na vertical para que o gás interno possa estabilizar mais rapidamente depois de ser transportado e para não ter de esperar tanto tempo para ligar o frigorifico.

Deve ser bem amarrado e acondicionado para que não caia durante a viagem e para evitar riscos ou amolgadelas no equipamento.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.