Dicas

Como limpar o frigorífico e o congelador

Para evitar problemas de higiene e de conservação dos alimentos, a cada seis meses deve fazer uma limpeza a fundo ao frigorífico e ao congelador. Saiba como limpar.

Como limpar o frigorífico e o congelador

iStock

Uma boa manutenção do frigorífico e do congelador pode prolongar a vida útil dos seus equipamentos. Além de uma utilização adequada, a limpeza contribui para manter o eletrodoméstico em ótimas condições por mais tempo.

A limpeza do frigorífico é também fundamental para evitar o desperdício alimentar, os odores desagradáveis provocados pelo armazenamento incorreto dos alimentos e a formação de bolor ou bactérias prejudiciais à saúde. Para evitar estes problemas, faça uma limpeza a fundo do equipamento a cada seis meses.

6 passos para a limpeza do frigorífico

O ideal é que faça a limpeza quando o frigorífico não estiver muito cheio, por exemplo, antes de fazer as compras semanais.

1. Esvazie completamente as prateleiras e as gavetas do frigorífico.

2. Verifique os prazos de validade dos produtos alimentares para saber quais deve manter ou eliminar.

3. Retire as prateleiras, as gavetas e todas as componentes com sujidade que sejam amovíveis.

4. As prateleiras e as gavetas podem ser lavadas na máquina de lavar loiça. Mas, se estiver a fazer uma limpeza de rotina, pode lavar com água quente e detergente da loiça. Também pode desinfetar as superfícies com vinagre ou limão. Enxague e limpe com um pano macio.

5. Limpe as borrachas da porta com uma esponja humedecida em água e um detergente da loiça. Pode substituir este último por vinagre ou limão. 

6. Seque com cuidado todos os elementos (por exemplo, prateleiras e gavetas) antes de os voltar a colocar no frigorífico. E, por último, arrume os alimentos de forma correta no seu interior.

Depois de concluir todos os passos, o seu frigorífico está pronto. Ao arrumar os alimentos nas prateleiras, utilize caixas e sacos hermeticamente fechados, para reduzir os maus cheiros e prevenir contaminações microbiológicas que possam provocar infeções alimentares. Tente não encher demasiado o frigorífico, pois a livre circulação do ar frio ajuda a manter uma boa temperatura (entre 3ºC e 5ºC).

Se lhe sobrar comida confecionada, arrefeça-a antes de a guardar no frigorífico. Quando introduz novos alimentos, mesmo à temperatura ambiente, a temperatura aumenta. Com comida quente, a subida é maior: além de pôr em causa a conservação, pode danificar o aparelho. Para acelerar o arrefecimento, pode colocar o tacho numa bacia com água fria.

7 passos para limpar e descongelar o congelador

A limpeza do congelador é menos frequente do que a do frigorífico, uma vez que este último é utilizado e aberto mais vezes por dia. Mas a manutenção do congelador não deve ser esquecida, especialmente se o aparelho não tiver a função “No Frost”.

O ideal seria ter uma arca frigorífica onde pudesse armazenar em segurança os alimentos congelados que serão retirados do congelador para a limpeza. Caso isso não seja possível, pode utilizar bolsas térmicas para ajudar a manter os alimentos na temperatura certa. 

1. Comece por desligar a tomada do congelador e deixe a porta do equipamento aberta.

2. Utilize um secador de cabelo ou coloque potes de água quente dentro do congelador para que o processo de descongelamento seja mais rápido.

3. Existem equipamentos que escoam o gelo derretido por compartimentos, sem verter para o chão. Caso não tenha um desses, equipe-se com trapos e panos que possam absorver toda a água.

4. Retire todos os pedaços de gelo do interior. Para os pedaços maiores, utilize uma espátula designada para esta função. Não recorra a facas ou a outras ferramentas que possam riscar e danificar as superfícies do congelador.

5. Limpe após remover completamente o gelo residual. Pode utilizar os mesmos produtos com que limpa o frigorífico.

6. Após a limpeza estar concluída, seque o interior muito bem, para evitar a formação de gelo indesejado.

7. Volte a colocar os alimentos no congelador com os devidos cuidados.

Quais os melhores produtos para limpar o frigorífico?

Existe uma variada seleção de produtos que pode utilizar para a limpeza do seu frigorífico. Mas, seja qual for o produto escolhido, não se esqueça de secar muito bem todas as superfícies e todos os elementos amovíveis (por exemplo, gavetas, prateleiras, puxadores) após a limpeza, para evitar a formação de mofo.

Pode utilizar um detergente lava-tudo diluído em água para a limpeza do seu equipamento. Em regra, um par de tampas de detergente num balde de água deve ser suficiente. Não é necessário um produto dedicado. Até um simples detergente manual da loiça envolvido em água e um pano macio para superfícies podem ser suficientes para garantir uma limpeza eficaz do frigorífico.

Caso não queira utilizar estes produtos, pode optar por soluções mais naturais para a limpeza do equipamento.

Vinagre

É um dos produtos naturais mais utilizados na limpeza doméstica. O vinagre é um excelente aliado para desengordurar, higienizar e eliminar os maus odores do frigorífico. 

Para tratar as superfícies, dilua o vinagre em água e enxagúe um pano macio. Para as manchas mais resistentes, o vinagre não deve ser diluído. Os elementos amovíveis podem ser limpos ao mergulhá-los numa bacia com uma solução de água morna e vinagre. Seque tudo muito bem para evitar a formação de mofo.

Bicarbonato de sódio

Um verdadeiro protagonista da vida doméstica, o bicarbonato de sódio destaca-se pela sua versatilidade. Para eliminar as manchas, os resíduos e os maus odores, deve diluir o bicarbonato em água e utilizá-lo com um pano limpo.

A densidade da mistura pode variar consoante a sua aplicação. Para uma limpeza geral, uma solução mais líquida, com mais água do que bicarbonato, será suficiente. Para as manchas mais difíceis e para eliminar o mofo, a solução ideal deve conter mais bicarbonato do que água para obter uma mistura consistente, que deve ser enxaguada após a utilização.

Limão

O sumo do limão pode ser tão versátil quanto o bicarbonato de sódio. O ácido cítrico é um bom desinfetante natural que higieniza o frigorífico e elimina os maus odores. Quando terminar a limpeza, haverá uma agradável fragrância cítrica que se espalhará pelo seu eletrodoméstico.

Acabar com os maus cheiros: missão impossível?

Além de limpar o frigorífico e de guardar bem os alimentos, para combater maus cheiros pode utilizar filtros de carbono, à venda em lojas de eletrodomésticos. Os filtros são mais eficazes do que as metades de limão dentro do frigorífico, uma prática caseira muito utilizada para eliminar odores.

A eficácia de duração de um filtro de carbono varia consoante o tipo de alimentos guardados no frigorífico e o seu estado, mas o efeito pode durar três meses. Os filtros absorvem os odores, enquanto os limões apenas libertam cheiro, pelo que, ao fim de poucos dias, o cheiro dos alimentos sobrepõe-se ao dos limões.

Lembre-se de que, se um alimento apodrecer no frigorífico, pode contaminar os restantes alimentos e transmitir odores e bactérias. Proteja os alimentos com película aderente ou coloque-os em caixas herméticas.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.