Como testamos

Frigoríficos: como testamos

mão de mulher a abrir a porta de um frigorífico

Testamos, de forma independente, vários tipos de frigoríficos. Em laboratório, avaliamos, entre outras características, a capacidade de refrigeração e de congelação e o consumo.

Os nossos ensaios abrangem frigoríficos de duas portas e combinados, de instalação livre, e americanos (side-by-side). Procuramos apurar o desempenho a refrigerar e a congelar face a diferentes valores de temperatura ambiente, a estabilidade da temperatura interna e o isolamento. Avaliamos ainda a facilidade de utilização, as dimensões, o consumo, as vibrações e o ruído. No caso dos frigoríficos encastráveis, verificamos se o funcionamento provoca vibrações no móvel exterior.

Capacidade do frigorífico

O volume indicado pelo fabricante nem sempre coincide com o real. Por isso, em laboratório, medimos as áreas úteis de utilização, só contando com o espaço que pode ser ocupado, e calculamos o volume verdadeiramente disponível e pronto a usar.

testes deco frigorifico

Medimos a área realmente disponível e pronta a usar.

Utilização do frigorífico e do congelador

Facilidade para abrir as portas e acesso ao frigorífico e ao congelador são aspetos críticos. Verificamos também a iluminação interior e o acesso às gavetas.

Ao nível dos controlos, inspecionamos a posição do regulador de temperatura (interno ou externo), o mostrador analógico ou digital, a função de congelação rápida e eventuais funcionalidades extra.

Ainda importante é a facilidade de descongelar o equipamento. Nesta vertente, consideramos, entre outros, a função de descongelação e o escoamento de água.

testes deco frigorificos

Comandos, funções e posição do termóstato à prova. 

Estabilidade da temperatura e isolamento

No capítulo do desempenho, avaliamos a estabilidade da temperatura interior, quando a exterior sofre variações. Ajustamos o seletor até que os 3ºC sejam atingidos no frigorífico e os -18ºC no congelador, face uma temperatura ambiente de 25ºC. De seguida, baixamos a temperatura exterior até 10ºC e aumentamo-la até 32ºC, para verificarmos se o aparelho consegue manter um valor aceitável dentro dos compartimentos.

Isolamento

Em caso de avaria ou de falta de corrente, verificamos durante quanto tempo o congelador consegue manter uma temperatura interna correta. Um conselho: se souber que vai haver (ou houve) uma falha, não abra a porta do congelador.

A uma temperatura ambiente de 25ºC, o termóstato é ajustado para -17ºC. Assim que este valor é alcançado, a corrente elétrica é desligada. Medimos, então, o tempo até que as embalagens de teste atinjam uma temperatura entre -12ºC e -9ºC.

Peso dos critérios do teste na avaliação

Teste DECO a frigoríficos