Notícias

As marcas mais fiáveis de grandes eletrodomésticos

Início

As melhores marcas podem durar o dobro das piores: 9 a 15 anos nas máquinas de lavar e secar roupa e 8 a 15 anos nas máquinas de lavar loiça.

  • Dossiê técnico
  • Bruno Carvalho
  • Texto
  • Nuno César
07 janeiro 2020 Exclusivo
  • Dossiê técnico
  • Bruno Carvalho
  • Texto
  • Nuno César
thumb maquinas

iStock

Abriu a caça ao eletrodoméstico para “a vida toda”. E, se fizer falta ou já não aguentar mais despesas com reparações, nada é melhor do que atacar 2020 com segurança nas novas aquisições. Este inquérito é um autêntico laboratório da vida real. Ajuda a evitar os modelos e as marcas que avariam demasiado rápido. Em abril de 2019, realizámos o inquérito sobre eletrodomésticos junto dos nossos leitores, que envolveu Portugal, Espanha, Itália, Bélgica e França, e juntámos as respostas de 2018 para muscular os resultados. Recebemos, no total, 91 957 respostas válidas, com base nas quais foi possível fazer uma classificação de fiabilidade. Perguntámos aos utilizadores qual a satisfação com cada equipamento e a durabilidade do aparelho. Estabelecemos o índice de fiabilidade dos aparelhos, tendo em consideração a frequência de utilização, os tipos de problemas e as avarias, entre outros.

Denuncie um aparelho que avariou demasiado rápido

Os resultados podem variar entre uma e cinco estrelas: quanto maior a constelação, maior a fiabilidade. Os resultados são contemplados nos nossos testes comparativos no critério da fiabilidade. Nos comparadores, encontra informação completa sobre as características e a qualidade dos modelos, bem como os preços atualizados em tempo real e as lojas mais baratas.

Cadeias de eletrodomésticos brilham

Entre as máquinas de lavar loiça, algumas marcas exclusivas das cadeias de eletrodomésticos (Qilive, Kunft e Selecline) já arrasam na frente da fiabilidade: atingem uma pontuação superior à de marcas tradicionalmente mais caras e populares. Por exemplo, nas máquinas de lavar roupa, a Princess também impressiona, ao rivalizar com marcas mais experientes. Quanto a preços, três em cada quatro inquiridos pagaram 251 a 500 euros pela máquina de lavar. As máquinas Fagor, Zerowatt, Edesa e Hoover sofrem mais problemas na porta.

Já para secar a roupa, um terço dos inquiridos nacionais conta com uma máquina, sendo na esmagadora maioria de instalação livre. Quem dá cartas na fiabilidade é a Miele, acompanhada pelas surpreendentes Beko, Kunft, Siemens e Orima. Em matéria de problemas, as principais queixas dos consumidores devem-se a avarias com a secagem, a correia e o filtro. 

Metade dos leitores pagaram 251 a 500 euros pelo frigorífico combinado, mas 40% investiram mais de 500 euros no equipamento. As falhas na descongelação, temperatura, fecho das portas e luz interior lideram a lista de avarias mais frequentes.

No campeonato da durabilidade, as melhores marcas podem durar quase o dobro das piores: 9 a 16 anos nas máquinas de lavar e secar roupa, 8 a 15 anos nas de lavar loiça e 9 a 13 anos nos frigoríficos. Em todas as categorias de eletrodomésticos, a Miele esmaga a concorrência. A Miele mora sempre no grupo das marcas mais fiáveis de eletrodomésticos analisados, ainda que tenha os equipamentos, em regra, mais caros. Mas, se considerarmos a elevada fiabilidade, o risco mínimo de avarias e a duração muito superior, poderão ser um ótimo investimento a longo prazo. Veja o teste mais recente a máquinas de secar roupa.

Teve um problema com um eletrodoméstico que avariou dentro do período de garantia e não está a conseguir resolver a situação? Contacte o nosso serviço de informação.

Se ainda não é subscritor, descubra esta e outras vantagens.

Tornar-me associado

Eletrodomésticos para toda a vida

A opinião e a experiência dos consumidores ao longo de anos de utilização dos equipamentos são decisivas. Permitem obter dados que não conseguimos avaliar no curto prazo, em laboratório. Os consumidores fazem parte da nossa equipa e ajudam a aconselhar algumas marcas em detrimento de outras.

O diagnóstico precoce das falhas mais frequentes acaba também por ser útil para os fabricantes. Podem investir nos pontos a melhorar, para prevenir avarias precoces, aumentando a longevidade dos equipamentos. A DECO PROTESTE, os leitores e os fabricantes agradecem aos 92 mil inquiridos que deram o seu contributo para este estudo. As próximas gerações de equipamentos ganharão em eficácia e anos de vida útil.

Vales de desconto 

As lojas já podem fazer promoções nos nossos comparadores. Agora, também acede ao melhor negócio. As lojas usam esta plataforma para destacar as promoções monetárias e outras vantagens para os visitantes do site. Temos a combinação ideal para todos: o melhor produto ao preço mais barato do mercado, na melhor loja.

Bom ou mau negócio?

A ferramenta Comparar Preços revela se os descontos anunciados são boas oportunidades ou nem por isso. Regista a evolução dos preços online ao longo dos últimos sete dias, um mês ou três meses. Basta pesquisar o nome da loja e do produto, ou inserir na caixa “Pesquisa pelo url” o link completo do produto. Não gaste um cêntimo sem testar. Contamos com mais de 60 famílias de produtos em destaque permanente. Exibimos preços e resultados atualizados em tempo real para 5 mil modelos. Publicamos por dia 200 mil preços de lojas físicas e 45 mil preços de lojas online.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.