Notícias

Porque o reembolso do IRS é mais baixo este ano?

Já arrancou o período de entrega da declaração de IRS. O prazo termina a 30 de junho e este ano espera-se que o reembolso para muitos contribuintes seja inferior ao habitual. Saiba o que está em causa.

Especialista:
Editor:
01 abril 2025
Casal sentado no sofá com portátil

iStock

Começou a 1 de abril o período de entrega da declaração anual do IRS. Como habitual, tem até ao dia 30 de junho para entregar a sua declaração referente aos rendimentos de 2024. Se costuma receber reembolso, este ano poderá receber menos do que o habitual ou até nem ter nada a receber.

Mais salário líquido, reembolso menor

O imposto que retém mensalmente no seu salário é um adiantamento que faz ao Estado para não ter de pagar um valor muito grande quando entrega a sua declaração de IRS todos os anos. Há vários fatores que podem contribuir para pagar um valor menor ou maior, como as despesas que realiza ao longo do ano, a retenção na fonte que efetua ou a composição do seu agregado familiar, entre outros.

Em 2024, entrou em vigor uma descida nas taxas de IRS nos seis primeiros escalões, para rendimentos coletáveis anuais até 39 791 euros. Os limites dos escalões foram ainda atualizados em 3 por cento. Para que o alívio fiscal se sentisse de imediato, o Governo decidiu atualizar as tabelas de retenção na fonte e fazer retroagir a redução das taxas aos rendimentos obtidos desde o início desse ano. Por isso, em setembro e outubro, foram aplicadas tabelas especiais nos cálculos dos salários para que os contribuintes descontassem menos e recebessem um salário líquido maior. Depois, a 1 de novembro entraram em vigor novas tabelas de retenção na fonte para ajustar os salários líquidos às novas taxas de IRS.

Contas feitas, em 2024, muitos contribuintes adiantaram menos imposto ao Estado e agora, ao entregarem a declaração de IRS referente aos rendimentos de 2024, podem já não ter reembolso a receber ou até ter ainda imposto a pagar.

Deduções podem reduzir imposto a pagar

Para esta conta final importam ainda as despesas que teve em 2024, sejam estas de educação, saúde, despesas gerais, rendas ou até com serviços domésticos. Para reduzir o imposto que tem a pagar ao Estado ou até aumentar o reembolso, pode deduzir as despesas que fez ao longo do ano. Nas despesas de saúde a dedução chega aos 15%, até a um limite de 1000 euros, na educação aos 30%, até aos 800 euros, e nas rendas aos 15%, até a um limite de 600 euros.

Analise vários cenários antes de entregar o IRS

Antes de entregar a sua declaração de IRS, deve analisar vários cenários para perceber qual será mais vantajosa. Declaração individual ou em conjunto com o seu cônjuge? Englobar determinados rendimentos ou não? A DECO PROteste conta com o simulador irssimples.pt que ajuda a responder a estas dúvidas e a decidir que versão da declaração pretende entregar à Autoridade Tributária. 

SIMULAR IRS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar