DECO PROteste: saiba como usar o simulador de IRS
A plataforma IRS Simples dá acesso ao simulador que indica aos contribuintes como podem aumentar um possível reembolso ou pagar menos imposto. Além disso, entrega a declaração de IRS com o melhor cenário às Finanças. Veja o vídeo com o tutorial.

Até 30 de junho, os contribuintes terão de declarar às Finanças os rendimentos obtidos em 2024. Para ajudar nessa tarefa, a DECO PROteste dá acesso a um simulador que permite preparar a entrega da declaração de forma otimizada.
Aceda ao simulador do IRS Simples
O simulador, cujo acesso é feito em exclusivo através de www.irssimples.pt, permite aos utilizadores conhecerem a opção mais vantajosa para a declaração dos seus rendimentos – como, por exemplo, se vale ou não a pena englobar determinados rendimentos ou se é mais proveitoso entregar a declaração individualmente ou em conjunto. A ferramenta indica qual o melhor cenário, entre as várias opções, permitindo ao contribuinte obter um maior reembolso, se for caso disso, ou pagar menos imposto.
Como usar o simulador de IRS?
Para simular, basta aceder ao IRS Simples, registar-se gratuitamente e clicar no botão de acesso à ferramenta. Depois, deve introduzir os dados solicitados no formulário ou importá-los do portal das Finanças, indicando as opções que pretende ver comparadas.
Ao obter o melhor cenário, o utilizador pode ver essa versão entregue à Autoridade Tributária, sem que tenha de preencher a declaração no portal das Finanças. Para tal, basta descarregar o ficheiro XML com todos os dados e carregá-lo no site das Finanças.
Receba os alertas do calendário fiscal
Além do acesso ao simulador, a página do IRS Simples disponibiliza um conjunto de funcionalidades, como um calendário fiscal, com todas as datas importantes relacionadas com o IRS, o IMI e o IUC. Ativando o serviço de alertas, o utilizador recebe SMS gratuitos sempre que tenha obrigações fiscais a cumprir.
Os utilizadores do IRS Simples podem ainda descarregar gratuitamente um e-book com informação e conselhos práticos sobre a entrega da declaração de IRS. Basta que se registem no site e terão acesso a conteúdos sobre o preenchimento da declaração, como declarar rendimentos de trabalho dependente, independente e de pensões ou relativos à venda de imóveis, entre outros.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |