Como testamos
Para avaliar estes produtos, a DECO PROteste recorreu a um algoritmo próprio que permite determinar as melhores escolhas dentro de uma mesma categoria.
A avaliação nutricional das batatas fritas, nachos e aperitivos de batata tem por base a sua rotulagem, nomeadamente a declaração nutricional e a lista de ingredientes. Desta análise, resulta a classificação nutricional global segundo o algoritmo do Nutri-Score. Além disso, considera-se a presença de aditivos e o grau de transformação do produto (número de ingredientes ultraprocessados). Ponderando cada um dos aspetos, obtém-se a qualidade global numa escala de 0 a 100.
Para a avaliação nutricional, a DECO PROteste teve em conta os valores, por 100 gramas, de energia, gorduras saturadas, açúcares, sal, fibras, proteína, fruta, legumes e leguminosas. Com esta informação, calculou-se a classificação Nutri-Score. Os cálculos têm em conta o valor energético, as gorduras saturadas, os açúcares e o sal, que conferem pontos negativos; e, ainda, o teor em fruta, legumes, leguminosas, fibra e proteína, que conferem pontos positivos. Uma vez que a indicação da fibra no rótulo é opcional, quando não é mencionada, não pode ser tida em consideração para o cálculo considerando-se o seu valor igual a zero.
No que respeita aos aditivos, são preferíveis os alimentos e as bebidas com o menor número possível de aditivos. Para saber se um alimento contém aditivos basta consultar a sua lista de ingredientes, onde devem ser enumerados todos os ingredientes que compõem o alimento, incluindo os aditivos, por ordem decrescente de peso.
A legislação europeia define quais são os aditivos que podem ser adicionados. Estes devem ser mencionados na rotulagem dos produtos pelo nome da categoria a que pertencem (antioxidante, por exemplo) e pela sua designação específica ou número que tenha sido atribuído pela União Europeia (como E 300 ou E 330).
Alguns aditivos são úteis, outros aditivos são aceitáveis se forem utilizados com moderação e se não existir outra alternativa. Contudo, muitos aditivos são desnecessários, dispensáveis e até enganosos, como é o caso dos corantes. Estes últimos podem ser usados para restituir ou conferir uma cor mais atrativa aos alimentos.
A DECO PROteste procurou saber se os aperitivos de milho e as batatas fritas continham aditivos e, se sim, quais. Consultou-se, por isso, a lista de ingredientes e verificou-se que a grande maioria das amostras não continham aditivos. Dos poucos que continham, e do ponto de vista da segurança, todos os aditivos constantes da lista de ingredientes eram aceitáveis e toleráveis, tendo por isso obtido nota positiva neste parâmetro.
Use a ferramenta da DECO PROteste para saber quais os aditivos seguros, suspeitos ou mesmo não recomendados para a sua saúde. Basta escrever o nome ou o número do aditivo que deseja procurar.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
