batatas fritas

Como escolher batatas fritas

Ajudamos a encontrar as melhores.

Simples e sem sabores, há batatas fritas que não estragam a alimentação saudável. Apesar de terem gordura e sal, pode comprá-las e consumi-las sem culpa, desde que seja de vez em quando. Saiba como escolher as melhores batatas fritas.

Guia de compras

Principais características

Com mais ou menos sal e gordura, as batatas fritas são consensuais como escolha dos consumidores. Leves e saborosas, as batatas fritas às rodelas popularizaram-se nas prateleiras das lojas, mas não são todas iguais.

A DECO PROteste propôs-se comparar dois tipos de batata frita: a tradicional, com 68 amostras, e a doce, com dez. Para avaliar a composição global, recorreu a um algoritmo próprio, traduzido numa escala de 0 a 100, que permite determinar as melhores escolhas dentro da mesma categoria.

Analisou a lista de ingredientes e a informação nutricional dos rótulos, aplicando o algoritmo do Nutri-Score para aferir a qualidade nutricional. O algoritmo da DECO PROteste considera, ainda, parâmetros como os aditivos, enumerados na lista de ingredientes, e outros constituintes, para avaliar o grau de processamento.

A batata frita tradicional é menos calórica do que a batata-doce e com menos gordura saturada, mas mais salgada. 

Voltar ao topo

Gordura e sal

Três em quatro portugueses comem batata frita de pacote, lisas ou onduladas, na versão clássica ou light, esta última com redução do teor de gordura. Geralmente, fritam-se em óleo de girassol, mas também encontra versões fritas em azeite.

O sal é o que dá sabor à maioria das batatas fritas. E não é de espantar que sejam bastante calóricas. Por exemplo, 100 gramas de batatas tradicionais equivalem a ingerir 530 kcal, em média.

A batata-doce frita tornou-se bastante popular como uma suposta alternativa saudável, mas tem pouca vantagem. Ao ingerir 100 gramas destas batatas, consome cerca de 552 kcal.

A fibra não é um ingrediente que se atribua à batata frita. A não ser à batata-doce, com valores mais expressivos.

Pouco mais de um terço das batatas fritas são nutricionalmente aceitáveis, ou C na escala Nutri-Score. Ou seja, grande parte das batatas fritas tem um interesse restrito para a alimentação.

Voltar ao topo

Aditivos e ingredientes ultraprocessados

Na versão simples das batatas fritas, sem sabores, os aditivos são raros. No teste da DECO PROteste, apenas quatro produtos contêm aditivos. Alguns contêm antioxidantes aceitáveis (extrato de alecrim, ácido ascórbico e extrato rico em tocoferóis) ou toleráveis (ácido cítrico). 

Os aromas, adicionados às batatas fritas de sabores, excluídas deste teste, não são considerados aditivos. Mas, como ingredientes, devem constar, quando incluídos no fabrico, pois sinalizam um maior grau de processamento.

Segundo o sistema NOVA, que classifica o grau de processamento dos alimentos, os aditivos, nomeadamente os antioxidantes encontrados nas batatas fritas, não indicam ultraprocessamento. Logo, as batatas que os contêm são também pouco processadas.

Voltar ao topo

Nachos e outros aperitivos de batata

A diversidade de aperitivos salgados é enorme, desde as batatas fritas clássicas às batatas-doces fritas, passando pelos aperitivos de milho e batata.

Os aperitivos de milho, também chamados nachos ou chips de tortilha, são uma massa ou pasta de milho que é frita, geralmente, em óleo de girassol e que leva sal. Existem na versão simples, como os que a DECO PROteste testou, mas também numa grande variedade de sabores, desde o picante ao queijo, passando por guacamole.

Os simples fornecem, em média, 505 calorias por 100 gramas de produto.

Semelhantes às batatas fritas, embora com uma cor mais clara, são os aperitivos à base de batata. Em vez de batata, na sua composição levam batata desidratada, flocos de batata, amido de batata, farinha de batata ou uma misturas destes. São a opção menos calórica, em média têm, 482 kcal/100 gramas.

Quer ver os resultados de cada uma das categorias? Descubra-os nos comparadores da DECO PROteste. 

Voltar ao topo

Preços e poupança

A disparidade de preços é uma constante nas batatas fritas tradicionais. Por quilo, chegam a custar 5 euros, ou 20, com outros preços pelo meio. O Melhor do Teste da DECO PROteste, a 8,18 euros por quilo, distancia-se das Escolhas Acertadas mais baratas, cujo preço mais elevado por quilo é de 7 euros. Permitem, assim, poupar 3 euros em relação à média das restantes batatas analisadas.

Comparando entre embalagens de 200 gramas, e se nos cingirmos às Escolhas Acertadas, poupa-se, pelo menos, 56 cêntimos. Além do preço, as recomendações habituais. A palavra de ordem é, pois, a moderação. Sal e gordura saturada dominam em quantidades não aconselhadas, reforce-se. Deixe-as de vez em quando para o lugar do petisco.

Voltar ao topo

Questões frequentes

Respondemos às principais dúvidas sobre batatas fritas.

A batata-doce frita é melhor do que a tradicional?

Não. Em termos nutricionais, as batatas-doces fritas obtêm piores resultados do que as batatas fritas tradicionais. Em primeiro lugar, porque são mais calóricas e os teores de açúcar são altos. Além disso, costumam ter mais gorduras saturadas, devido, por exemplo, ao uso da gordura de palma para fritar. O teor de fibra também nem sempre é indicado.

Voltar ao topo