Tostas: como testamos
As tostas são um produto único que pode ser apreciado ao almoço ou jantar em vez de pão, perfeito para um lanche ou como aperitivo, para acompanhar pastas, queijos ou uma boa charcutaria, acompanhado de um excelente copo de vinho.
Finas ou grossas, de formatos e tamanhos diversos, crocantes e com ou sem sementes, as tostas são o resultado de uma confeção que se tornou industrializada e, por conseguinte, com múltiplos ingredientes, afastando-se do tradicional pão torrado. Por isso, não estranhe quando olhar para a lista de ingredientes das suas tostas e descobrir uma panóplia de ingredientes, como óleos ou gorduras de origens diversas, açúcares ou xaropes, vários aditivos e aromas, entre outros.
A DECO PROteste analisou várias tostas pertencentes aos seguintes grupos: tostas de centeio, tostas de trigo e tostas de trigo integral.
Para avaliar estes produtos, a DECO PROteste recorreu à informação nutricional e à lista de ingredientes, que constam nos rótulos. A primeira permitiu avaliar o interesse nutricional das tostas. A DECO PROteste baseou-se, também, no algoritmo Nutri-Score, que contempla parâmetros como a quantidade de ácidos gordos saturados, de açúcares, de sal ou de fibras. Já a lista de ingredientes serviu para aferir o número de ingredientes ultraprocessados, entre eles os aditivos.
No que respeita aos aditivos, são preferíveis os alimentos e as bebidas com os contenham no menor número possível. A avaliação deste parâmetro é baseada no número de aditivos presentes e na sua segurança. Alguns aditivos alimentares são considerados aceitáveis, ouros toleráveis, outros pouco recomendados ou que devem ser evitados. Para mais informações, consulte a calculadora de aditivos da DECO PROteste.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
