Como escolher tostas
Ajudamos a encontrar as melhores.
A maioria das tostas tem aditivos pouco recomendáveis e sal a mais, por isso, são opções menos saudáveis. No supermercado, antes de comprar, leia sempre os rótulos destes produtos. Saiba como escolher as melhores tostas.
Principais características
As tostas nasceram como forma de reaproveitar sobras de pão endurecido, mas, nos últimos anos, foram-se tornando produtos cada vez mais industrializados. A DECO PROteste analisou várias tostas de trigo, de trigo integral e multicereais.
Além da informação nutricional dos rótulos, o estudo incidiu sobre os aditivos utilizados e o número de ingredientes ultraprocessados. Em muitos casos, as tostas não são uma boa opção devido à quantidade de sal e aos aditivos, alguns pouco recomendáveis.
No geral, as tostas de trigo são melhores do que as multicereais. E menos calóricas. Enquanto as de trigo e as de trigo integral têm, em média, 395 quilocalorias por 100 gramas, as de multicereais chegam às 415 quilocalorias.
Muito sal e pouca fibra
As tostas de trigo, com 80% a 90% de farinha de trigo, estão longe da excelência. Nalgumas, a quantidade de sal atinge 2% e, na maioria, o teor em fibra é baixo, inferior a 5 por cento. Em contrapartida, têm baixos valores de ácidos gordos saturados e açúcares.
O estudo procurou também detetar aditivos, relacionando-os com os seus potenciais efeitos adversos. Em várias tostas encontraram-se emulsionantes pouco recomendáveis, como o E472e, o E472f e o E481, associados a doenças inflamatórias crónicas do intestino e ao incremento da adiposidade, entre outros problemas.
Tal como as tostas de trigo, muitas versões de tostas integrais exageram no sal, chegando, por vezes, próximo dos 2 por cento. Ainda assim, contêm bons teores de fibra e quantidades adequadas de ácidos gordos saturados. Os açúcares variam entre 2,5% e 7%, ligeiramente melhores que nas tostas de trigo convencionais.
À semelhança das tostas de trigo, há emulsionantes pouco recomendáveis nas variantes integrais. Em alguns 16 produtos detetaram-se os mesmos E472e, E472f e E481 das tostas de trigo. E ainda outro, o E471. Mas é possível os fabricantes encontrarem soluções sem aditivos.
A partir dos valores nutricionais dos rótulos, a DECO PROteste aplicou o algoritmo do Nutri-Score e atribuiu C a grande parte das tostas de trigo e integrais.
Multicereais mais processadas
À semelhança das outras tostas, as multicereais, feitas com farinhas de cereais diversos, como centeio, aveia ou arroz, têm sal em demasia. Chegam a ultrapassar os 2 por cento. No teor em fibra, na quantidade de ácidos gordos saturados e nos níveis de açúcares (entre 0,5% e 6,5%), as multicereais comportam-se à altura. A larga maioria obtém C no Nutri-Score, mas há produtos nas zonas laranja e vermelha.
A má classificação deve-se, em parte, a quantidades elevadas de ácidos gordos saturados, presentes nos óleos de palma e palmiste, que integram a composição. Quanto aos aditivos, também se encontram em algumas um estabilizador/espessante (E466) e um emulsionante (E471) pouco recomendáveis. Ao contrário dos outros tipos de tostas, quatro produtos tiveram negativa no grau de processamento.
Como se vê, tostas não são apenas tostas. Por isso, leia bem os rótulos dos produtos antes de comprar.
Como comprar tostas
Na hora de escolher, consulte com atenção os rótulos dos produtos. Os ingredientes estão indicados por ordem decrescente. Esteja atento a açúcares, óleos hidrogenados ou gordura de palma (é rica em ácidos gordos saturados). Quanto menos aromas ou aditivos estes produtos tiverem, melhor.
Para saber o nível de segurança dos aditivos que alguns destes produtos contêm, consulte a ferramenta da DECO PROteste, que permite saber quais os aditivos aceitáveis, os toleráveis, os pouco recomendáveis e os que devem evitar-se.
Ao nível da declaração nutricional, quanto menor a quantidade de gordura, ácidos gordos saturados, açúcares e sal, melhor. Compare produtos, olhando para os valores nutricionais por 100 gramas.
Prefira sempre os produtos com A e B, ou, na falta de alternativa, opte pelos classificados com C na escala Nutri-Score.
Questões frequentes
Respondemos às principais dúvidas sobre tostas.
Como escolher as tostas mais saudáveis?
Verifique sempre os rótulos e prefira produtos A e B na escala Nutri-Score. Se esta informação não estiver no rótulo, já que a indicação não é obrigatória, compare os valores nutricionais, por 100 gramas. Opte pelas tostas com teores mais baixos de sal, açúcar e gordura saturada. A classificação D ou E não significa que o produto não deva ser consumido. Inserido numa alimentação equilibrada, pode ser integrado, desde que ocasionalmente.