Dicas

As barras de cereais podem substituir um lanche tradicional?

Dependendo dos ingredientes, as barras de cereais podem ser integradas no lanche, de vez em quando. Quais as melhores? A DECO PROteste fez a análise e indica-lhe os critérios de escolha. 

Especialista:
Editor:
14 outubro 2025
adulto a comer uma barra de cereais

iStock

A oferta de snacks alimentares nos supermercados é cada vez maior, sendo uma grande fatia ocupada por barras de cereais.

As mais simples e tradicionais incluem, por exemplo, trigo, arroz, aveia, milho ou espelta, nalguns casos integrais. Mas podem também conter mel, caramelo, frutos secos ou chocolate, ou ser feitas apenas à base de frutos secos e secados.

Dúvida: são peças interessantes para compor o lanche? Depende dos ingredientes e da sua composição nutricional.

Porque o lanche é importante na alimentação diária

O lanche é a refeição de aconchego, para repor energias. Permite combater o desfalecimento matinal ou do meio da tarde e chegar ao almoço e ao jantar com menos fome.

Descontando o período de sono, não devemos passar mais de três horas sem comer. E, na distribuição alimentar diária, convém ter em conta que a merenda da manhã deve fornecer 5 a 10% das calorias diárias, e a da tarde, 10 a 15 por cento.

As necessidades energéticas variam com a idade, o peso, a altura, a composição corporal e o nível de atividade física da pessoa. Se fizermos as contas para um adulto médio, que precisa de 2000 kcal por dia, concluímos que cada lanche deve contribuir com cerca de 200 kcal.

Ora, de acordo com a análise da DECO PROteste, uma barra de cereais fornece, em média, 100 kcal, e uma de frutos secos ou secados, 165 kcal. Ou seja, cabem no valor energético exigido a um lanche.

Mas este não é o único aspeto a considerar. A maioria das barras de cereais, com destaque para as que têm sabor a chocolate, apresenta teores elevados de açúcares adicionados, gorduras saturadas, xaropes, aditivos e aromas, que as afastam do ideal de alimentação saudável e equilibrada. Por isso, apenas devem entrar na ementa ocasionalmente. 

Como escolher uma barra de cereais

Se quiser ter à mão uma barra para um lanche rápido ou, por exemplo, para repor energias numa caminhada mais longa, escolha com critério.

  • Consulte a lista de ingredientes e opte por aquelas com menos açúcar, gorduras saturadas, aditivos e aromas.
  • Prefira produtos sem chocolate, nem açúcares adicionados ou edulcorantes.
  • Pode combinar, por exemplo, com um iogurte ou uma maçã. De vez em quando.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar