Exercício físico na gravidez é benéfico?
Se está grávida e não tem nenhuma contraindicação do médico, a prática de exercício físico é recomendada. Vários estudos indicam que fazer exercício físico moderado durante a gravidez pode ter benefícios para a mãe e para o bebé.

A atividade física e o exercício durante a gravidez podem ser benéficos, desde que sejam praticados com moderação e acompanhamento. As grávidas sem contraindicações específicas estão aconselhadas a fazer exercício físico durante a gestação.
O primeiro passo antes de iniciar a prática de exercício físico é consultar um obstetra. O historial clínico e a eventual existência de condições — como diabetes que não esteja controlada, pressão arterial elevada, doenças cardiovasculares, entre outras — determinam se a prática de exercício físico é segura para a grávida e para o bebé.
É recomendado que as grávidas façam, pelo menos, 150 minutos de atividade física moderada por semana, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por outro lado, as mulheres que, antes da gravidez, se dedicavam habitualmente a atividades aeróbicas de intensidade vigorosa, ou que eram fisicamente ativas, podem continuar estas atividades durante a gravidez e o período pós-parto.
A prática do exercício físico também pode ajudar na melhoria da autoestima e na eliminação dos sintomas de depressão pós-parto.
Realizar exercícios de fortalecimento dos músculos pélvicos durante a gravidez pode ajudar a prevenir possíveis sintomas de incontinência.
É normal aumentar o peso durante a gravidez?
Uma das preocupações mais frequentes durante a gravidez é o aumento do peso. O aumento do peso durante gravidez é natural. Contudo, muitas mulheres aumentam de peso mais do que o recomendado.
A este aumento de peso em excesso podem estar associadas doenças como a diabetes gestacional e a hipertensão. Por isso, o exercício físico pode ser uma ajuda no controlo do peso e, consequentemente, na prevenção das doenças associadas.
4 dicas de segurança para grávidas durante a atividade física
- Evite realizar atividade física durante calor excessivo, especialmente com elevada humidade.
- Mantenha-se hidratada ao beber água antes, durante e depois da atividade física.
- Evite a participação em atividades que envolvam contacto físico, elevado risco de queda ou que possam limitar oxigenação (como atividades em altitude elevada).
- Esteja atenta aos seguintes sinais de alerta e interrompa a atividade física: dor torácica ou palpitações, tonturas, hemorragia vaginal, contrações uterinas dolorosas, perda de líquido amniótico, fadiga extrema, dor abdominal ou pélvica ou fraqueza muscular. Se tiver algum destes sintomas, consulte o seu médico para avaliar os efeitos do plano de treino na sua saúde e na do bebé.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |