Dicas

Café na gravidez: sim ou não?

Se está grávida ou tenciona engravidar, poderá questionar-se se o café representa um risco para si ou para o feto. Tudo depende da quantidade de cafeína que ingerir, sendo que está presente no café e também noutros alimentos. Conheça os cuidados a ter com o consumo de cafeína durante a gravidez.

Especialista:
Editor:
27 setembro 2023
Mulher grávida sentada em sofá de pernas cruzadas, segura numa caneca com as duas mãos junto ao rosto e parece inspirar o aroma de olhos fechados.

iStock

A gravidez é uma fase especial na vida da mulher, em que é necessário ter cuidados de saúde adicionais, incluindo uma ou outra restrição alimentar. Estará o café incluído nos alimentos a evitar pelas grávidas?

As grávidas podem beber café?

Sim, no entanto, a dose de café (ou cafeína) considerada segura para mulheres grávidas ou a amamentar é inferior à recomendada para adultos saudáveis.

Que quantidade de café podem as grávidas beber?

De acordo com a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA, do nome em inglês European Food Safety Authority), um adulto saudável pode consumir até 400 miligramas de cafeína ao longo do dia, em doses individuais que não ultrapassem 200 miligramas de cafeína (cerca de três miligramas por quilo de peso corporal para um adulto de 70 quilos). A recomendação da EFSA desce para um máximo de 200 miligramas de cafeína por dia para mulheres grávidas ou a amamentar. Esta quantidade representa um ou dois cafés por dia.

Mas é importante lembrar que a cafeína não provém apenas do café, sendo necessário, para este limite, ter em consideração todos os alimentos que contêm esta substância: chá, bebidas de cola e outros refrigerantes, bebidas energéticas, chocolate e leite achocolatado. Pode acontecer até nem saber que está a consumir cafeína. Há medicamentos que utilizam esta substância, devido ao seu efeito estimulante (medicamentos antigripais e em combinação com analgésicos como aspirina, paracetamol e ibuprofeno).

O café na gravidez pode ser prejudicial?

Dentro do limite de ingestão de 200 miligramas de cafeína ao longo do dia, o consumo de café, segundo a EFSA, não apresenta riscos para o feto. Contudo, um consumo mais elevado de cafeína durante a gravidez está associado a maior risco de aborto espontâneo ou de baixo peso do bebé à nascença.

Que quantidade de cafeína tem um café?

A quantidade de cafeína num café varia muito em função do tipo de grão de café. Por exemplo, a variedade robusta tem cerca do dobro da cafeína da arábica. Mas pode dizer-se que, em média, uma chávena de café (30 ml) contém 88 miligramas de cafeína.

Eis as quantidades de cafeína presentes noutras bebidas:

  • bebida energética (250 mililitros) – 74 miligramas;
  • chá (200 mililitros) – 47 miligramas;
  • bebida de cola (330 mililitros) – 29 miligramas;
  • refrigerante à base de chá (330 mililitros) – 20 miligramas;
  • descafeinado (30 mililitros) – 2 miligramas.

Se é um amante de chocolate, saiba também que 100 gramas de chocolate negro contêm 64 miligramas de cafeína. Em 100 gramas de chocolate de leite a quantidade de cafeína baixa para 16 miligramas.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar