Reclamações públicas
1. Envie a reclamação para a empresa
Siga o nosso passo a passo para fazer a sua queixa chegar à empresa.
2. Veja a resposta
Receberá uma notificação por e-mail quando a empresa responder à sua queixa. Para ler a resposta completa, basta ir à página "As Minhas Reclamações", disponível na sua área pessoal do site.
3. Não ficou satisfeito com a resposta? Ou a empresa não respondeu?
Entre em contacto connosco
Encomenda cancelada unilateralmente
LENOVO PORTUGALAssunto: Encomenda cancelada unilateralmenteNIF: 517648083Exmos. SenhoresApós sensivelmente um mês à espera do portátil, no dia 7 de setembro recebo um email Lenovo com a informação de “Infelizmente, não conseguimos processar toda ou parte da sua encomenda. Os artigos listados abaixo foram cancelados e não lhe serão cobrados.”, a qual coincide com uma tentativa de debito da Lenovo Portugal às 01:00am. e sem prévio aviso de débito para o consumidor final.Apercebendo do sucedido, entro em contacto com o meu banco para entender o que se passou. O banco informa-me que existiu uma “tentativa” de pagamento, às 1:00am e devido a não ter sido executado a verificação de segurança, o banco não autorizou o débito. Proteção de segurança existentes nos pagamentos online. No dia 7 de setembro solicito por telefone e email ao vosso apoio cliente, uma explicação da razão do cancelamento da encomenda número 4643288917 criada no dia 11 de agosto. O vosso apoio a cliente (Almutazbellah) não identifica nenhuma incongruência no pedido e escala internamente o pedido para entender o que tinha ocorrido.Nos dias de hoje, considero a validação realizada pelo Banco bastante válida e perfeitamente normal inerente ao facto de estarmos a falar de segurança em pagamentos online, sem nenhuma validação prévia. Independentemente da Lenovo Portugal já ter processado um pagamento no dia 11 de agosto para pagamento de um acessório, a validação anteriormente processada já não se encontrava válida. Nota: Relembro que a Lenovo não efetuou o pagamento total no dia 11 de agosto por decisão própria, porque a autorização para o débito do comerciante já tinha sido autorizada. Ainda na manhã do dia 7 de setembro, “autorizei” no banco o comerciante “Lenovo Portugal” como Comerciante de Confiança para processar o pagamento.Aguardava uma indicação da vossa parte para nova tentativa de pagamento ou alteração do cartão de crédito. Não compreendo que serviço de cliente é o vosso, pois a anulação foi direta e o problema não foi meu.Julgo que deveria ser da vossa responsabilidade garantir a encomenda acordado por ambas as partes e não partir do princípio que a Lenovo tem razão para o que fez.Estamos a falar de segurança nos pagamentos online onde os ataques são cada vez mais frequentes, e todas estas validações auxiliam a minimizar as ocorrências diárias. Para vossa informação, a ordem para pagamento do valor total foi autorizada no dia 11/08/2023, 2174.36€, se a Lenovo Portugal apenas processou o débito do valor do acessório, o problema é vosso, agora não posso ser penalizado por algo deste género, pois deveriam ter comunicado com o cliente e não partir unilateralmente para o cancelamento da encomenda. Estava à espera do mesmo para o trabalho desde 11 de agosto e não existia nenhuma informação que a entrega seria adiada para setembro. Quem assume agora os impactos de negócio que estou a ter? Não se preocupam? Informações a ter em consideraçãoSe serviço de Apoio ao Cliente Lenovo Portugal funcionou para receber o email de cancelamento do pedido, porque não funcionou para:1. Informar que não procedeu ao pagamento total do valor à data da encomenda, apenas foi debitado o acessório adquirido2. Informar os atrasos sucessivos da entrega da encomenda (finais de agosto, inícios de setembro, finais de setembro)Nota: estas informações apenas eram possíveis de consultar na área de cliente Lenovo3. Informar que os contactos inseridos na ficha de cliente ainda não possuem âmbito de utilização no serviço a cliente Lenovo4. Informar quando iria ser processado o pagamento em falta5. Comunicar/falar com o cliente.Todas estas informações podem ser validadas com o vosso colaborador, Massimiliano Giusino (Inside Sales Representative Lenovo eCommerce Italia), bem como os seguintes links:Lenovo - Encomenda cancelada unilateralmente (portaldaqueixa.com) Pretendo saber como podemos normalizar a situação, ASAP sem que o cliente fique desfavorecido. Com os melhores Cumprimentos,Sergio Miguel Moreira
Solicitação de Troca ou Reembolso
Assunto: Solicitação de Troca ou ReembolsoNº da encomenda: JPPIUUFKVNo dia 10 de setembro de 2023, efetuei a compra de um forno TEKA - HSB 646 AIR FRY INOX por meio do site hipermercado.pt. O produto foi entregue no dia 15 de setembro de 2023, sendo que a encomenda foi recebida pela minha mãe, uma vez que eu estava no trabalho no momento da entrega do produto.Apenas no dia 23 de setembro de 2023, após a conclusão da instalação da cozinha, tive a oportunidade de abrir a embalagem do referido forno, com a intenção de iniciar sua utilização. No entanto, para minha surpresa e frustração, constatei uma anomalia/dano visível no produto.Imediatamente após identificar o problema, entrei em contato via e-mail com a hipermercado.pt, solicitando a troca do produto ou o reembolso. É importante destacar que a minha reclamação a anomalia/dano foi apresentada dentro do prazo de devolução/reembolso estabelecido pela legislação em vigor.A resposta fornecida pela hipermercado.pt ao meu caso foi que não se responsabilizavam pelos danos causados do produto. Fui surpreendida pela alegação de que eu deveria ter inspecionado o forno na presença do motorista da transportadora no momento da entrega, embora eu não tenha pessoalmente recebido a encomenda. Além disso, a hipermercado.pt transferiu integralmente a responsabilidade para a transportadora, mencionando que esta alegou ter entregue o equipamento em perfeitas condições. Isso suscita uma questão relevante: como poderiam ter certeza de que o produto estava em perfeitas condições sem sequer abrir a encomenda?Saliento que, como consumidora, adquiri um produto novo e o recebi com danos evidentes na parte da frente do forno. Este facto deixa-me profundamente insatisfeita.De acordo com a legislação do direito do consumidor, tenho direito a um período de reflexão de 15 dias, durante os quais posso exercer o meu direito de devolução/reembolso. No entanto, mesmo dentro desse prazo, fui incapaz de utilizar o serviço de devolução/reembolso conforme anunciado pela hipermercado.pt.Neste sentido, gostaria de solicitar uma resolução imediata e satisfatória para esta situação, que considero injusta. A solução que procuro é a seguinte:Reembolso no valor de € 379,90, que corresponde ao montante pago pelo forno TEKA - HSB 646 AIR FRY INOX ouTroca do produto por um forno TEKA - HSB 646 AIR FRY INOX em perfeitas condições, conforme o esperado.Solicito que esta questão seja tratada com a máxima urgência, uma vez que estou privada do uso de um produto essencial para minha residência.Agradeço antecipadamente pela vossa atenção e cooperação na resolução deste problema. Espero que possamos encontrar uma solução que atenda aos meus direitos como consumidora e restabeleça minha confiança na hipermercado.pt como uma empresa de comércio eletrónico confiável.J.R.
Ameaças de Ação Judicial
Venho Por este meio mostrar a minha indignação à entidade Ediclub, visto que no mês de fevereiro após ver um anúncio de um curso de auxiliar de saúde e ter pedido mais informações sobre o mesmo, recebo uma chamada, e decido iniciar o curso.Após uns dias de iniciar ligam-me a pedir-me os dados do meu cartão, supostamente para o primeiro pagamento, após o inicio do mesmo recebo o material em casa e com um documento que supostamente deveria enviar de volta assinado, ao qual não enviei, visto ter perdido o interesse no curso, tentei contactar a entidade mas sempre sem êxito, até que à uns meses atrás a entidade tem enviado mensagens e chamadas com ameaças de ação Judicial.Na tentativa de arranjar uma solução contactei a entidade, ao qual desta vez atenderam, questionando se seria possível anular a matrícula e os restantes pagamentos, ao qual me respondem que teria que pagar mais 200€ para isso e devolver todo o material.Toda esta situação tem me deixado ansioso e sem ver uma possível resolução que não seja dar mais dinheiro a esta empresa.
Decisao e reembolso pendente ad aeternum
Após ter sofrido uma inundação no meu apartamento, proveniente de um problema na canalização do meu vizinho de cima, fiquei com o chão de madeira danificado, paredes danificadas, tomadas e luzes inutilizadas em 4 divisões da casa. A ocorrência teve lugar no dia 14 de Agosto. O vizinho prontamente accionou o seguro (Ocidental) e no dia 28 tivemos finalmente a visita do perito. O valor proposto pelo perito (3140 Eur) foi aceite e pedimos para que fosse depositado na nossa conta pois já tinhamos uma empresa que havíamos utilizádo no passado e com a qual ficámos contentes. No dia 30 de Agosto submetemos toda a documentação que nos foi pedida. Passado um mês e vários contactos telefónicos, a seguradora continua sempre a dizer que o processo está em análise e que não sabem se o valor referido pela perita seria ou nao reembolsado conforme acordado e que mesmo caso seja aceite, o reembolso ainda levaria o seu tempo. Eu como parte lesada neste processo e com 2 filhos menores (6 e 3 anos), acho inacreditável e inaceitável esta posição e atitude da seguradora. Decidi avançar com as obras para já por conta própria, pois não posso ter os meus filhos num quarto com o chão levantado, paredes com mofo, etc, e a segurança deles vem em primeiro lugar! Espero que ao expor esta situação junto da Deco, a Ocidental Seguros se digne a resolver esta situação e a reembolsar o valor acordado com o perito por eles escolhido!
Uso indevido dos dados de um cliente para outro
Venho por este meio fazer uma reclamação contra a MEO.E Dezembro de 2021 fui contactada por uma operadora da MEO , que informou-me que o pagamento semanal(o tarifário moche que eu tinha na altura) ia deixar de existir na MEO e passar a ser mensal com fatura.Nunca gostei do pagamento mensal com fatura, mas vi-me obrigada a aceitar já que passaria a ser obrigatório e não uma opção.Antes da operada desligar, perguntou-me se conhecia mais alguém que tivesse o Moche que é para entrarem em contacto com a pessoa, para informar das novas mudanças e eu achei um pouco estranho, já que são da MEO, têm acesso a todos os clientes. Mas eu disse que sim, e dei o número do meu namorado.Ele não recebeu nenhum telefonema e mudaram o meu tarifário e o dele sem o seu consentimento.Quando mudaram, ele só recebeu a mensagem do novo tarifário e zangou-se comigo, porque eu era a culpada, que ele não pediu para lhe mudarem o tarifário.Eu liguei para o apoio ao cliente e atendeu um outro colega que disse-me que os tarifários não iam deixar de ser semanal para mensal, que iria continuar tudo na mesma. Concluindo, a outra colega enganou-me, não se para ganhar comissão ou outra coisa qualquer.Eu então pedi para a voltar a pôr o meu tarifário anterior e do meu namorado. O operador voltou a pôr o meu, mas o do meu namorado ele disse-me que tinha que ser o próprio a ligar para fazer a mudança.Ao princípio ele disse que não iria ligar, porque fui eu que causei isso, então eu que teria que resolver. Quando ele finalmente ligou, foi-lhe dito que tinha de ser eu a fazer a mudança, porque o número dele está associado ao meu nome e o meu NIF.Daí estragou tudo, primeiramente porque cada um chuta para um lado e depois o mais grave, é que associaram o número dele ao meu nome e com o meu NIF.Como é possível isso? Alteraram os dados de um cliente, que já tem o cartão associado ao seu nome e NIF há quase 20 anos e sem a sua permissão. Quer dizer, se eu desse o número do presidente da república, também iriam tirar os seus dados e colocarem os meus? Onde está o RGPD?Alteram a titularidade do telemóvel sem a assinatura do cliente a ceder o cartão?Ainda hoje ligaram para ele a perguntar se sou eu, porque estão a cobrar a dívida. E ele voltou a explicar a situação a a senhora disse eu aceitei os termos. Eu aceitei os meus termos e não o dele, porque só perguntaram se eu conhecia mais alguém com MOCHE e o contacto, não posso aceitar nada em nom de outra pessoa que não seja menor.Ninguém resolve o problema e esta brincadeira já está a estender-se por quase 2 anos, só estão a brincar de pingue pongue e a gozar com a nossa cara.Comecei a receber todos os meses faturas por email como meu nome, nif mas com o número dele para pagar e com valores absurdos.Faturas com pagamentos em atraso e com possibilidade de pagar em prestações. Só que eu não vou pagar nada, porque foi a MEO que me pôs nessa situação, que chamo BURLA. A MEO que deve-me uma indeminização. Nunca tive o meu nome sujo e não será por causa da MEO que terei. Não inventem dívidas que eu não tenho e muito menos ele.O meu namorado terminou comigo por causa disso, porque ele pensa que eu pus algum espião no telemóvel dele, porque ele não acredita que a MEO possa mudar os dados sem o consentimento da pessoa. Ele está sempre com o cartão suspenso por falta de pagamento daquele tarifário que não pediu.Já não confio nessa empresa e vou mudar de operadora, depois de 17 anos convosco. Se são capazes de alterar os dados das pessoas e associarem as outras, tão facilmente, sem a permissão, nem quero imaginar do que mais serão capazes de fazer.Quero processar a MEO pelos danos causados e o uso indevido dos dados pessoais. Se não resolverem o meu problema nos próximos dias, vou a TV e vos pôr no tribunal.
Fatura Meo
Venho comunicar que já fiz a reclamação diretamente com a vossa empresa, cheguei no Marrocos na noite do terremoto me impossibilitando de comprar um cartão para usar, no dia seguinte recebi uma única ligação de dois minutos para avisar que estava VIVA, TODOS que estavam comigo tinha Vodafone receberam uma mensagem que a Vodafone não iria cobrar o rooming por 4 dias dada a situação, ÓBVIO que a Meo nunca faria tal ato mas me cobrar 26 euros de uma ligação de 2 mts absurdo, sendo assim paguei meu plano como sempre faço TODOS os meses e não vou pagar o rooming, no mais estou providenciando pago a MULTA que for para sair da MeO e ir para qualquer outra menos abusiva .
Data de fornecimento energético
Venho , por está e-mail , vossa excelência, comunicar o ocorrido . A minha fatura de energia , da empresa edp , foi vencida dia 8/09/23 porém não efetuei o pagamento por causa da minha troca de emprego . Logo , dia 25 /09/23, o dia que cortaram a minha luz, pegando dinheiro emprestado paguei a conta e como informado pela empresa aceitei pagar a taxa de emergência cujo valor é de 35 euros .De seguinte , ligaram a luz porém o contator de energia está com defeito , ele não segura a energia fazendo com que a energia caia . Desde então , não consigo utilizar nada visto que não possuo energia e tenho ligado para a empresa que me diz que irá entrar em contato com os técnicos , alguns dos atendentes me informam que a minha potência está 1,5 outros que está normal e sobre os técnicos já faz três dias que estou esperando o contacto . Sou mãe solteira com dois filhos menores e uma de 20 , estamos sem tomar banho e mal conseguimos fazer refeições que não seja sanduíches . Segue meu número ,caso precisem , 937 378 280
Problema com a cobrança
Venho por meio dessa reclamar referente a fatura de cobrança, pois meu plano é ilimitado no valor de 30€ e toda fatura vem com cobrança no valor ultrapassado, quero pagar e quitar mais não consigo dessa forma,preciso parcelar esse valor se for possível.Desde já grato pela atenção.
Cancelar Medicare
Venho por este meio, expor a seguinte situaçãoMeus pais pessoas de 83 e 79 anos respectivamente com o contracto 50100173796 realizado a 17 de outubro de 2023 com a Medicare.Hoje pediram-me para cancelar a nova anuidade, liguei a Medicare e dizem que não é possivel vão debitar mais 12x45€, teria que ser com 30 dias de antecedência legalmente.Não entendo porque 21 dias não chega para anular um contracto que nunca foi usufruido pelos dois titulares, em um ano chanaram um médico a casa que os mandou para a urgência, este medico ficou caro...535€, meus pais desconheciam os 30 dias que supostamente informaram por email.Este tipo de contracto é feito verbalmente em pessoas de idade avançada, a própria autorização ao Banco foi dado via telefone por uma pessoa, que Medicare nem sabe quem é ou se é valido, foi tudo feito de um dia para outro.Para cancelar 21 dias nao chega...SACAAs pessoas idosas não se lembramde tofis os detalhes!!! Enfim...Isto é má fé, já para nao falar de publicidade enganosa (serviços que para esta idade nao interessa, são demasiados genéricos)e a pressão que fazem a este tipo de pessoas de idade avancada, é um autêntico abuso.Outra Imoralidade e prova de má fé é nao quererem cancelar o contracto anual..535€ pera 2024.... minha educação não me permite escrever o que penso deste tipo de serviço prestado e a forma como tentam sacar mais uma anuidade a pessoas desconhecedoras dos detalhes.De uma forma ou de outra aguardo resolução do caso... gosto de ser enganado mas é quando não sei...Atenção nao façam Medicare....ObrigadoVitor Fernandes 964503903
Fatura abusiva MEO
Exmo Senhores,Boa tardeO valor contratado na adesão aos serviços de telecomunicação da MEO, consequência da venda e mudança de casa, foi de 69,906eur incluindo iva 23%, em maio de 2023. Era mandatório manter as condições do contrato anterior ou então mudaria de operadora.Venho por este meio comunicar que e o valor da mensalidade que MEO apresenta nas faturas de agosto e setembro de 2023 está errado, uma vez que utilizam o valor de 69,906eur sem considerar o iva de 23%.Ora, pela análise da gravação efetuada no dia da adesão, facilmente verificam que não foi explícito se é um valor com ou sem IVA e que, eu interpretei com sendo o valor com IVA, dado que era mandatório cumprir com as condições anteriores. Relativamente ao contrato ou documentação de adesão, devo referir que não foi por mim validado porque tinha o número telemóvel errado e o valor mensal errado, e tal facto poderá ser, mais uma vez, confirmado por gravação da chamada.Insisto que a responsabilidade do erro não é minha, e que é de todo LAMENTÁVEL que eu só seja informada disto depois de uma tentativa de faturação, PERFEITAMENTE ABUSIVA! A qual não aceito de todo.Os meus melhores cumprimentos,JB
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação
