Reclamações públicas
1. Envie a reclamação para a empresa
Siga o nosso passo a passo para fazer a sua queixa chegar à empresa.
2. Veja a resposta
Receberá uma notificação por e-mail quando a empresa responder à sua queixa. Para ler a resposta completa, basta ir à página "As Minhas Reclamações", disponível na sua área pessoal do site.
3. Não ficou satisfeito com a resposta? Ou a empresa não respondeu?
Entre em contacto connosco
Falta de garantia de obra
Exmos Senhores, após comunicação por email e por whatsapp dos defeitos de obra após total pagamento da mesma não obtive qualquer resposta nem contacto para tentativa de resolução do problema. A empresa recebe todo o dinheiro e deixa os trabalhos inacabados e não obedece à obrigação de garantia por defeitos em obra.
Giveaway não atribuição de prémio
Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação relativamente a um giveaway promovido pela página de instagram @famaefofocaoficial, cujo vencedor foi anunciado no passado dia 23 de fevereiro. Link para a página do programa: https://www.instagram.com/famaefofocaoficial?igsh=MTZzNWg4bnI0YWN6aw==´ Após o anúncio, entrei em contacto conforme solicitado, tendo inclusive partilhado as informações necessárias. Link para o passatempo: https://www.instagram.com/p/DTh-0VWDB7f/?igsh=ZWR0OHZlbml0bm5i Link para o vencedor do passatempo: https://www.instagram.com/p/DVGvoNGDDzI/?igsh=MWY2ZGF0bGJxYzhzaw== No entanto, até ao dia 10 de abril, não recebi qualquer prémio, nem qualquer esclarecimento adicional além da informação inicialmente enviada. Inclusive o número de telemóvel diz sempre não estar disponível ou em zona sem cobertura de rede. Acresce ainda o facto de ter sido bloqueada pela página, o que impossibilita qualquer tentativa adicional de comunicação. A 10 de abril, enviei um email, segue a troca até ao dia de hoje: Face ao exposto, solicito uma clarificação urgente da situação, bem como a regularização da entrega do prémio a que tenho direito enquanto vencedor do referido giveaway. Agradeço uma resposta célere no prazo máximo de 3 dias úteis, sob pena de ter de recorrer a outras vias para resolução desta situação.
Encomenda com defeito
Assunto: RECLAMAÇÃO FORMAL - Encomenda nº 0351001432790 | Pedido de Reembolso Total e Recolha de Artigo com Defeito Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação formal relativa à encomenda nº 0351001432790, referente à compra de espreguiçadeiras, devido a sucessivas falhas no serviço e à entrega de um produto com defeito de fabrico que inviabiliza a sua utilização. Cronologia dos Factos: 4 de abril: Realização da compra. 8 de abril: Comunicação por parte da Vida XL de atraso na entrega. 10 de abril: Entrega da encomenda. 18 de abril: Notificação à loja sobre uma peça com defeito de fabrico (a moldura de ferro fundido não possui os orifícios necessários para a colocação dos parafusos, impossibilitando a montagem e função do artigo). 19 de abril: Receção de proposta de substituição ou reembolso parcial de 14%. Esta última opção é inaceitável, pois pressupõe que o cliente fique com "entulho" inutilizado. 20 de abril: Informação de que as peças de substituição estão esgotadas, apesar de o artigo continuar disponível para venda no vosso site. 21 de abril: Tentativa de contacto telefónico. Após 36 minutos em espera, a chamada foi desligada com a alegação de que o apoio ao cliente apenas está disponível em inglês. Fundamentos da Reclamação: Defeito de Fabrico: O produto entregue não cumpre a sua função base por erro de produção, tornando-se um objeto inútil. Incoerência de Stock: É inadmissível alegarem falta de peças de substituição enquanto mantêm o artigo à venda para novos clientes. Falha no Apoio ao Cliente: A interrupção de uma chamada após mais de meia hora de espera, sob o pretexto da língua, demonstra uma total falta de respeito e incumprimento das normas de serviço ao consumidor em Portugal. Inviabilidade de Reembalagem: Dada a dimensão do artigo e o facto de o defeito apenas ser detetável após a tentativa de montagem, não é razoável exigir que o cliente proceda ao seu embalamento original. Exigências: Face ao exposto e à ausência de soluções viáveis por parte da vossa empresa, informo que não aceito qualquer reembolso parcial. Exijo: O reembolso total do valor pago pelo artigo. O agendamento imediato da recolha do produto na minha morada, no estado em que se encontra. Aguardo uma solução definitiva e a indicação de datas para a recolha e reembolso. Com os meus cumprimentos
Ativação de contrato sem consentimento
Exmos Srs, No dia 16 de Abril de 2026 efetuei um contacto com a EDP Comercial no sentido de obter informação sobre as ofertas comerciais disponibilizadas por este operador. Durante o contacto telefónico, do qual já pedi a disponibilização da gravação, em momento nenhum aceitei as condições propostas, referindo sempre que precisava de ler com mais detalhe e calma as mesmas para poder tomar uma decisão. No dia 17 de Abril, recebi uma mensagem com o seguinte texto: "EDPC: Olá, confirma que aderiu a Pack Smart / Eletricidade? Responda Sim ou Nao", ao qual respondi expressamente que "Nao". Hoje, dia 21 de Abril, percebi que a EDP cancelou o meu contrato junto da anterior operadora (que deveria ser a atual), situação confirmada pela E-Redes. Ora, não tendo em momento algum aceite o contrato, trata-se de uma situação ILEGAL. Neste momento a anterior operadora já não disponibiliza as condições que tinha anteriormente, estando a ser prejudicada pela decisão unilateral e ilícita tomada pela EDP Comercial. Resta-me, na situação em que estou, tomar uma decisão apressada para garantir que não fico sem eletricidade. Analisando a situação, mesmo não conhecendo a lei, a EDP Comercial teve uma postura de (1) abuso de poder (2) abuso de confiança ou mesmo (3) usurpação de identidade. Isto ultrapassa em muita a agressividade comercial normal, sendo mesmo uma ilegalidade.
Solicitação de esclarecimento sobre dívida reportada ao banco de Portugal
Exmos. Senhores, Venho por este meio solicitar, com caráter de urgência, a prestação de esclarecimentos completos relativamente a uma alegada dívida associada ao meu NIF:228580340 Tomei conhecimento, através do mapa da Central de Responsabilidades de Crédito, da existência de um montante em incumprimento atribuído à vossa entidade. No entanto, não reconheço qualquer relação contratual direta convosco, pelo que exijo a apresentação de prova documental detalhada. Assim, solicito o envio dos seguintes elementos: 1. Cópia do contrato original que deu origem à dívida; 2. Identificação da entidade credora inicial; 3. Comprovativo da cessão de crédito para a vossa entidade (caso aplicável); 4. Extrato detalhado com discriminação de valores (capital, juros, encargos e datas); 5. Comprovativo de que sou o legítimo titular da referida obrigação; 6. Indicação da data de último pagamento e evolução da dívida até à data atual; 7. Data e fundamento legal da comunicação ao banco de Portugal. Informo que, até à receção e validação de toda a documentação acima solicitada, não reconheço a dívida nem assumo qualquer responsabilidade pela mesma. Adicionalmente, reservo-me o direito de apresentar reclamação junto das entidades competentes caso não seja dada resposta clara e fundamentada no prazo legal. Aguardo resposta escrita no prazo máximo de 10 dias úteis. Com os melhores cumprimentos, Luis Miguel Novais Mansilha Soares NIF:228580340 Contacto: 916926020
Instalação de router mal feita
RECLAMAÇÃO FORMAL CONTRA A EMPRESA MEO Assunto: Instalação indevida de equipamento, cobrança abusiva e mau atendimento ao consumidor Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar reclamação formal contra a empresa MEO, relativamente ao serviço de instalação de internet contratado por mim. No dia 20 de março de 2026, um técnico enviado pela empresa deslocou-se à minha morada para proceder à instalação do serviço de internet. Durante a instalação, o técnico optou por ligar o roteador numa tomada que se encontrava tapada atrás de uma cómoda, de difícil acesso e que, além disso, apresenta problemas elétricos e curto-circuito. Importa salientar que, do outro lado do quarto, existia uma tomada livre, acessível e em perfeito funcionamento, a qual poderia e deveria ter sido utilizada para a instalação, evitando qualquer risco ou transtorno. A escolha do técnico foi claramente inadequada e negligente, tendo resultado numa instalação defeituosa e insegura. No dia 20 de abril de 2026, entrei em contacto com a empresa MEO para formalizar reclamação e solicitar a correção do problema. A reclamação foi registada. Contudo, no dia seguinte, recebi uma chamada de um assistente da empresa informando que: 1. A culpa seria minha; 2. O técnico teria realizado o trabalho corretamente; 3. Para corrigir o erro cometido pelo próprio técnico, eu teria de pagar 50 euros para nova deslocação. Considero esta postura totalmente inaceitável, abusiva e desrespeitosa para com o consumidor. Não é admissível que o cliente seja responsabilizado por um erro técnico evidente, nem que lhe seja exigido pagamento adicional para reparar uma falha causada pela própria empresa. Desta forma, solicito a intervenção dos órgãos competentes para que: 1. A empresa MEO proceda à correção da instalação sem qualquer custo para o cliente; 2. Seja analisada a conduta do técnico responsável pela instalação; 3. Seja revista a postura do atendimento prestado após a reclamação; 4. Sejam garantidos os meus direitos enquanto consumidor. Sem outro assunto, Reginaldo Júnior
Avaria de Veículo AS-26-GR Renault Arkana de 06/2022
Exmos Senhores Na sequência de mais uma ida à oficina da Motorpor em Évora e sem qualquer indicação de prazo para entrega, da minha viatura, aí depositada para reparação há mais de uma semana, venho por este meio, apelar uma vez mais, à vossa intervenção para resolução dos problemas nela existentes, pois encontro-me sem transporte para me deslocar para o trabalho. Na oficina apenas me é dito que aguardam a resposta da RENAULT, preciso de uma viatura de substituição o que também não me é facultado porque tem que ser a RENAULT a autorizar. Como pode uma marca tão prestigiada, não honrar os seus compromissos perante os clientes que nela confiaram? Mais informo que caso não me seja facultada a viatura de substituição, irei levantar uma viatura numa Rent a Car, e apresentar a fatura dos custos à RENAULT para pagamento. Toda esta situação está tornar-se insustentável e só vem, uma vez mais, aumentar a minha desilusão, pela escolha que fiz ao adquirir uma viatura RENAULT.
Atendimento
Venho por este meio apresentar reclamação relativamente ao serviço de revisão efetuado na minha viatura Volvo V40, realizada na Norauto de Odivelas. Contratei a revisão mais completa disponibilizada, com a expectativa de um serviço rigoroso e conforme descrito, incluindo a verificação e reposição dos níveis dos líquidos e substituição dos componentes indicados. No entanto, após a realização do serviço, a viatura foi entregue com a mensagem de manutenção ativa no painel, obrigando-me a regressar ao estabelecimento por três vezes até que o problema fosse resolvido, tendo sido apenas efetuado o reset do aviso. Posteriormente, surgiu um novo alerta indicando nível baixo do líquido de refrigeração, o que demonstra que a verificação dos níveis não foi devidamente assegurada. Ao contactar o estabelecimento, foi-me transmitido que a reposição deste líquido não estaria incluída, o que considero incoerente face ao serviço contratado. Face a estas falhas, fiquei com sérias dúvidas quanto à correta execução dos restantes trabalhos, nomeadamente a substituição do óleo e dos filtros. Adicionalmente, após apresentar reclamação, não obtive qualquer resposta no prazo de vários dias, demonstrando falta de acompanhamento e consideração pelo cliente. Perante a perda total de confiança no serviço prestado, informo que não pretendo regressar ao estabelecimento, sendo forçado a recorrer a outro centro para verificar e assegurar a correta manutenção da viatura, com custos adicionais. Considero esta situação grave, quer pela deficiente execução do serviço, quer pela ausência de resposta adequada. Solicito a devida análise da situação, bem como uma resposta formal e a responsabilização pelos prejuízos causados.
Encomenda não recebida
Exmos Senhores, venho por este meio fazer a reclamação do pedido de comida da uber eats no qual foi entregue numa outra morada. morada de entrega Rua Jerónimo Dias nº1A 2825-466Costa da Caparica e estafeta contactou me e tentei perceber o que ele me dizia e ele tentava perceber o que eu dizia, resumindo ele foi parar a Praceta Jerónimo Dias nº6 e não saiu de lá (normalmente o que acontece com outros estafetas, quando não se consegue encontrar a morada dá sempre uma volta para ver se encontra as pessoas), passado uns minutos para tentar ver se via algum estafeta, liguei para ele e percebi uma palavra que ele disse que foi foto, desliguei a chamada e fui ver na aplicação, no qual não é o meu espanto, ele deixou o meu saco de comida na rua. eu consegui perceber onde era e fui lá ver, claro que já não estava lá nada (agora pergunto me eles devem deixar a comida das outras pessoas na rua? ou têm de entregar em mãos?) fiz a reclamação no atendimento ao cliente e o que foi dito é este pedido não é elegível para reembolso. não consigo falar com nenhum assistente só no chat. e eu só quero o meu dinheiro de volta, visto que eu estava na morada correta e atendi os telefonemas que o estafeta fez.
Apoio ainda não atribuído
Desde 2024 que sou elegível para o Aoio extraordinário à renda, conforme está indicado no portal de cidadão e o respetivo valor. Porém, até à data ainda não recebi qualquer apoio. Contactei inúmeras vezes o IHRU mas a única resposta que obtenho é o silêncio.
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação
