Reclamações públicas
1. Envie a reclamação para a empresa
Siga o nosso passo a passo para fazer a sua queixa chegar à empresa.
2. Veja a resposta
Receberá uma notificação por e-mail quando a empresa responder à sua queixa. Para ler a resposta completa, basta ir à página "As Minhas Reclamações", disponível na sua área pessoal do site.
3. Não ficou satisfeito com a resposta? Ou a empresa não respondeu?
Entre em contacto connosco
Não ligaram a energia já a dois dias
Bom dia no dia 09 Cortaram o fornecimento de energia em minha casa,no dia 10 regularizei as contas e até a E-Redes não faz a ligação da energia Ligo para eles dizem que vão ligar e até hoje nada,já tenho todos as comidas no frigorífico a estragar
RECUSA NA INSTALAÇÃO
Exmos. Senhores, Em (25 Fevereiro) celebrei contrato de prestação de serviços n.º (PT0002000052832688MN). Sucede que até hoje, passados que são (N.º DE DIAS) dias, o serviço ainda não se encontra instalado e a funcionar, apesar dos inúmeros contactos telefónicos efetuados para o vosso n.º de apoio a clientes. Ja tenho 2 contratos atualmente ativos e fiz o pedido de um outro contrato para ter tudo certinho. Depois de 1 semana a enviar contrato de arrendamento, no dia 05/03 finalmente recebo email a dizer que o contrato esta ativo e pronto para instalarem. Hoje voltam a anular o mesmo dizendo que existe uma divida de contratos anteriores no valor de 124.35€ (valor que nao reconheço) e supostamente de Janeiro de 2025, além de tal divida nao me pertencer a mesma ja está prescrita de acordo com a Lei dos Serviços Públicos Essenciais, Lei n.º 23/96 de 26 de julho que prescreve ao fim de 6 meses. Posto esta situação exijo de imediato a nulidade desse valor que nao me pertence e ativação do contrato de luz que garantiram a instalação. Hoje ligo de novo e primeiro dizem que afinal vao instalar mas depois de pedir provas de tal dizem "vamos instalar se pagar este valor por entidade e referencia se quiser envio -lhe ja porque aqui na endesa as dividas prescrevem so ao fim de 2 anos" Imediatamente disse que isso era uma prática ilicita ao qual respondem para fazer o que entender e que nao iam instalar Caso a situação nao se resolva ponderarei mudar todos os meus contratos assim como levar a situação para o tribunal competente Considerando o exposto, venho exigir a ligação imediata do serviço bem como a compensação prevista na lei. Cumprimentos.
RECUSA NA INSTALAÇÃO POR DIVIDA PRESCRITA
No dia 25 fiz o contrato de luz endesa. Ja tenho 2 contratos atualmente ativos e fiz o pedido de um outro contrato para ter tudo certinho. Depois de 1 semana a enviar contrato de arrendamento, no dia 05/03 finalmente recebo email a dizer que o contrato esta ativo e pronto para instalarem. Hoje voltam a anular o mesmo dizendo que existe uma divida de contratos anteriores no valor de 124.35€ (valor que nao reconheço) e supostamente de Janeiro de 2025, além de tal divida nao me pertencer a mesma ja está prescrita de acordo com a Lei dos Serviços Públicos Essenciais, Lei n.º 23/96 de 26 de julho que prescreve ao fim de 6 meses. Posto esta situação exijo de imediato a nulidade desse valor que nao me pertence e ativação do contrato de luz que garantiram a instalação. Hoje ligo de novo e primeiro dizem que afinal vao instalar mas depois de pedir provas de tal dizem "vamos instalar se pagar este valor por entidade e referencia se quiser envio -lhe ja porque aqui na endesa as dividas prescrevem so ao fim de 2 anos" Imediatamente disse que isso era uma prática ilicita ao qual respondem para fazer o que entender e que nao iam instalar Caso a situação nao se resolva ponderarei mudar todos os meus contratos assim como levar a situação para o tribunal competente
Cobrança e não ativação do serviço
Exmo. Senhores, Venho por este meio apresentar reclamação formal relativamente à interrupção do fornecimento de água na minha residência, sita em rua do vale de santo António, 251, 1ESQ, Lisboa, São Vicente. cliente n.º 31694705. Foi-me informado que a peça designada “olho de boi”, situada antes do contador, se encontra danificada e que a respectiva substituição seria da responsabilidade do cliente. No entanto, foi igualmente referido que o problema resulta da antiguidade e falta de manutenção da peça. O técnico que veio ligar a água disse que se houvesse um serviço terceirizado para trocar a peça, ele poderia vir religar a água no mesmo dia e completou que se fosse o caso da Epal vir fazer o serviço só poderiam realizar lo na próxima segunda feira 02. Ao contactar a EPAL por telefone disseram me que só poderiam fazer o serviço no dia 09 E que se fosse terceirizado seria amanhã 28. Várias versões diferentes. E ao contactar novamente o Senhor Gerson técnico da Epal o que nos deu essas informações, ele disse que tem um amigo que terceiriza o trabalho. Os canalizadores me disseram que este serviço é de responsabilidade da Epal pelo facto de terem de fechar o registro de água do prédio e a cobrança por isso seria de 300 a 600 euros. Fui na loja da Epal. A senhora me disse que não podia fazer nada, tive que pagar 102 euros para ligarem a luz somente dia 09. Estou em casa sem água e estarei sem gás até o dia 09 por conta da água que não foi ligada. Isso é desumano, cruel e criminoso. Me enganaram de todas as maneiras com datas diferentes e informações falsas. Não posso concordar com esta posição, uma vez que se trata de um componente localizado antes do contador e associado ao sistema da rede, cuja conservação e manutenção não dependem do cliente. Acresce que a avaria não decorre de mau uso, mas sim de desgaste ao longo do tempo. Saliento ainda a gravidade da situação, pois tenho uma criança em casa e não posso permanecer sem abastecimento de água, tratando-se de um serviço essencial. Dia 2 e 4 chegarão móveis e eletrodomésticos e dia 6 a montagem dos mesmos. Não posso estar sem água. Assim, solicito com carácter de urgência: O restabelecimento imediato do fornecimento de água; A revisão da decisão de imputar ao cliente a responsabilidade e eventual cobrança da referida peça; Caso mantenham entendimento diferente, que me seja enviada fundamentação legal por escrito que sustente essa decisão. Aguardo resolução célere da situação. Não posso ficar nesta condição até dia 9 ou irei entrar com um processo pelas minhas perdas causados por falta D'Água. E se acontecer algo com a criança dentro de casa a situação será ainda pior, a ponto de eu recorrer as redes sociais.
Fornecimento de eletricidade sem data de instalação
Exmos srs(as) Venho por este meio denunciar que efetuei um contrato de fornecimento de energia com a EDP comercial no passado dia 10.02.2026 para ligação da eletricidade, no qual ainda estou a aguardar informações sobre a visita técnica, e não tenho respostas desde esse dia mesmo ligando quase de dois em dois dias para saber a evolução da marcação de visita técnica para a dita instalação e fornecimento de energia elétrica. 1) comprei um apartamento urbano para habitação própria e permanente na zona do Entroncamento 2330-183 ( São João Batista) 2) Solicitei o código CPE para o local / morada á e-redes, para efetuar o pedido de nova instalação á EDP comercial. 3) Enviei toda a informação solicitada pela EDP comercial e assinei o contrato de fornecimento.de energia elétrica. Pelo que validei sobre os novos contratos, o prazo médio para ter luz ou gás após contratar a EDP é de cerca de 5 dias úteis. Ora passados 15 dias de constantes telefonemas efetuados para a linha de apoio da EDP comercial, continuo com a minha vida em suspenso e a aguardar que o meu caso seja devidamente tratado , marcação de visita técnica para instalação, penso que como o meu caso existirão muitos mais clientes nas mesmas condições. Ao dia de hoje contactei novamente a EDP Comercial, no sentido de obter informações sobre a marcação de visita para a dita instalação , no entanto outra vez , sem respostas, que da parte da instalação quer da parte do fornecimento de energia. Ao efetuar o meu contrato selecionei uma clausula existente no próprio contrato que a EDP forneceu para assinar , de que, se no prazo de 15 dias não obtivesse uma resposta, teria uma compensação monetária. Ora qual não é a minha indignação de que hoje dia 25.02.2026 ao contactar com a linha comercial da EDP e depois de uma vez mais não ter respostas sobre a eventual data de marcação da visita técnica para instalação de um simples contador para o fornecimento de energia elétrica, ,e depois de informar que iria fazer uma reclamação junto das entidades competentes e comunicar aos órgãos de comunicação social, sobre esta situação, recebo um novo e-mail da EDP , um novo contrato, um segundo para assinar , mas desta vez com uma clausula de rescisão caso o fornecimento fosse comprometido por parte da EDP. Assim venho por este meio solicitar o apoio na divulgação, desta situação, que considero vergonhosa e que por certo se está a passar com muitos clientes. Estou disponível para melhor esclarecimento
Prestação de Serviços não instalado
Exmos. Senhores, Em 22 de dezembro 2025 celebrei contrato de prestação de serviços n.º25252 com pagamento adiantado de 50% do valor total conforme solicitado. Sucede que até hoje, passados que são 50 dias, o serviço ainda não se encontra instalado e a funcionar, apesar dos inúmeros contactos telefónicos e de email efetuados para o vosso n.º de apoio a clientes. Considerando o exposto, venho exigir a ligação imediata do serviço bem como a compensação prevista na lei. Cumprimentos.
Falta de Respeito e Má Qualidade de Serviço
Venho apresentar uma reclamação formal contra a Endesa devido ao péssimo atendimento, à falta de organização interna e às informações contraditórias fornecidas pelos operadores. Após fazer um contrato com a Endesa, no dia 29 janeiro em vez de ver o serviço a funcionar corretamente, não tenho eletricidade, o que é totalmente inaceitável para uma empresa que presta um serviço essencial. Desde esse momento, tenho sido obrigado a contactar repetidamente a Endesa, ouvindo versões diferentes em cada chamada. De manhã dizem uma coisa, à tarde dizem outra, e nenhum operador parece ter acesso ao histórico ou saber realmente o que está a acontecer. Já me garantiram que o pedido de intervenção à E-Redes estava feito, mas mais tarde afirmaram exatamente o contrário. Esta incoerência demonstra falta de profissionalismo e total desrespeito pelo cliente. A Endesa não apresenta soluções, não acompanha o processo, não informa prazos e não demonstra qualquer sentido de responsabilidade. A sensação é de abandono completo, como se o cliente não tivesse qualquer importância. É inadmissível que, após celebrar um contrato, o resultado seja ficar sem serviço e sem respostas claras. Face a tudo isto, não recomendo a Endesa a ninguém. A experiência demonstra falta de competência, falta de comunicação interna e ausência total de respeito pelo consumidor.
Ligação do serviço de água
Venho por este solicitar a vossa ajuda porque o que se passa é que as Águas de Barcelos infelizmente não me quer ligar a água na minha habitação, alegando que não possuem pressão suficiente na rede. O que se passa é que eu tenho a rede de água a passar a 1m de minha casa, os vizinhos todos eles têm contador e nunca tiveram problemas. Eu no meu caso tenho uma moradia em Paradela, Barcelos e não tenho alternativa que não seja a água pública e a explicação é esta única e simplesmente por parte das Águas de Barcelos
Pedido Instalação Contador
Exmos. Senhores, Em 18/11/2025 celebrei contrato de prestação de serviços Nº 20250002600. Sucede que até hoje, passados que são 82 dias, o serviço ainda não se encontra instalado e a funcionar nem sequer uma simples actualização de número de polícia, também solicitada uns dias depois foi realizada (com certidão da câmara), apesar dos inúmeros contactos telefónicos e por email efetuados para o vosso n.º e email de apoio a clientes, tickets [Ticket #VPLXKE83Y] RE: [Ticket #VPL1Q5QL5] RE: [Ticket #VPLE1E1EV] RE: [Ticket #VPLG5EWJY] Re: [Ticket #VPLDO4L8P] RE: [Ticket #VPLJ6WXLQ] RE: [Ticket #VPL6K8631] RE: [Ticket #VPLKPQMLP] nos quais a resposta tem sido sempre a mesma " o pedido tem sido feito juntamente com a situação da ligação de água, que também ainda não obtivemos indicações internas sobre quando está prevista retificação em sistema." Considerando o exposto, venho exigir a ligação imediata do serviço e um serviço minimamente decente de apoio ao cliente pois quase 90 dias sem serviço ligado e nem sequer uma resposta digna é uma aberração em 2026. Cumprimentos.
Reclamação sobre o serviço abastecimento água
Exmos Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação formal relativamente ao serviço de abastecimento de águas fornecidos por águas de barcelos, pelos seguintes motivos: No dia 04-02-2026, um técnico enviado pelas Águas de Barcelos entrou dentro da minha vivenda sem quakquer autorização, acedendo à garagem onde se encontra o contador de água. A porta não estava trancada à chave, mas não foi dada quakquer permissão para entrar, e o meu irmão estava a dormir no momento, o que configura uma intrusão indevida em propriedade privada. Sem qualquer aviso prévio ou carta de aviso de corte de serviço, a água foi cortada de forma abrupta, causando transtorno e incómodo na habitação Quando contactei a empresa, fui informada de que " a porta não deveria estar destrancada ", p que considero uma justificativa inadmissível para a entrada não autorizada e para a interrupção do serviço. O valor cobrado de cerca de 200€ pelo corte e restabelecimento do serviço é excessivo e despropocional, não refletindo qualquer norma de razoabilidade ou regulamentação aplicãvel a este tipo de serviços essenciais Dado exposto solicito Uma explicação detalhada sobre a entrada não autorizada na minha propriedade e a falta de aviso prévio A revisão imediata dos valores cobrados, considerando a situação abusiva Envio em anexo fotografias da porta de entrada da casa, salientando que é a unica entrada para a poriedade
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação
