Reclamações públicas

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M. P.
12/03/2025

Reclamação – Cobrança Indevida de Reparação e Incumprimento do Direito de Acesso à Gravação

Exmos. Senhores, Exmos. Senhores, Venho, por este meio, apresentar uma reclamação contra a empresa Vorwerk , devido à cobrança indevida de uma reparação e ao incumprimento do meu direito de acesso à gravação da chamada relacionada com este caso. No dia 31-12-2024, contactei o serviço de apoio ao cliente da empresa para obter esclarecimentos sobre a garantia porque o meu equipamento estava avariado. Durante essa chamada, o agente não me indicou a data de compra e apenas me informou que a reparação estaria abrangida pela garantia, que teria apenas que entregar o equipamento num centro de reparação ou preencher o formulário online para ser efetuada a recolha. Devido a minha localização, efetuei o preenchimento do formulário, convencida que não iria ser cobrada por qualquer reparação, caso contrario, a minhas duvidas seriam outras, relacionadas com a reparação fora de garantia. No entanto, ao dar seguimento ao processo, fui posteriormente informada de que teria de pagar a reparação porque o equipamento já esta fora de garantia, contrariando a informação inicial que me foi prestada por telefone. Tentei explicar a minha situação e indicar que se tivesse sido informada corretamente, provavelmente enviaria o equipamento para reparação. Como necessitava urgentemente do equipamento, fui forçada a efetuar o pagamento, apesar de considerar esta cobrança indevida. Dada esta discrepância, no dia 21-01-2025, solicitei formalmente, por e-mail, o acesso à gravação da chamada realizada em 31-12-2024, para que pudesse comprovar a informação que me foi dada. De acordo com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), a empresa tinha um prazo máximo de 30 dias para responder ao pedido, ou seja, até 19-02-2025. Até à presente data, não recebi qualquer resposta nem a gravação solicitada, mesmo após ter enviado novos e-mails a reforçar o meu . Esta falta de resposta configura uma violação do Artigo 15.º do RGPD, que garante o direito de acesso aos dados pessoais, e demonstra um desrespeito pelos direitos do consumidor. Lamento profundamente a forma como este processo foi conduzido, desde a informação errada prestada pelo apoio ao cliente até à falta de transparência na resolução da situação. A empresa não só me prejudicou financeiramente, ao cobrar uma reparação que, segundo a própria, seria em garanti, como também até ao momento não forneceu uma cópia da chamada, impedindo-me de comprovar a minha posição. Dado o incumprimento da empresa, efetuei um queixa junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) (á qual até ao momento não recebi uma resposta) Cumprimentos. Márcia

Encerrada
M. R.
27/02/2025

Falta de Garantia e mau serviço técnico

Exmos. Senhores, Em Maio 2024 adquiri uma Bimby TM6 por 1500€. Sucede que o aparelho apresenta defeito: abriu o plástico na lateral (da "carcaça"). Comuniquei-vos de imediato o problema, em (12.02.2025), para que atuassem em conformidade, mas recebi como resposta que o produto não tem garantia para este problema, o que desrespeita a legislação aplicável. Os vossos serviços técnicos, depois de uma rápida análise, vêm afirmar, peremptoriamente ,que abertura da carcaça foi resultado do fato da máquina ter estado junto a uma fonte de calor (como se conhecessem a minha casa e soubessem exatamente onde era utilizada a máquina) e, como tal, a garantia não iria cobrir a reparação, tendo esta um custo de 45€ (13.90€ para carcaça e restante valor mão de obra). Considerando tudo isto injusto e inadmissível, não obstante, foi solicitada uma avaliação detalhada, em que fossem mostradas evidencias que o problema derivaria de uma fonte de calor, o que a empresa simplesmente ignorou até ao presente momento, não dando qualquer explicação. É vergonhoso uma marca como esta, tratar os clientes com esta desconsideração, em que a palavra do cliente para nada conta e, pelos vistos, a garantia do aparelho também não! Com efeito, exijo a substituição do produto defeituoso. Em alternativa, devolvam-me o dinheiro que paguei ou procedam à reparação do artigo em causa. Caso não me resolvam a situação nos próximos dias, considerarei o contrato como incumprido da vossa parte. Exijo que me resolvam esta situação o mais rapidamente possível, ou tomarei as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.

Resolvida
C. P.
05/11/2024

Mau estado de devolução a reparação

Exmos. Senhores, 1. Problemas na recolha: Desde o início, o serviço de transporte revelou-se insatisfatório. A transportadora, que deveria ter ligado antes da recolha, não o fez e, quando chegou, não aguardou pela minha presença, foi embora dizendo que iriam ligar a remarcar, mas nunca mais o fizeram. Ao verificar o link fornecido, o eletrodoméstico já constava como "entregue", embora nunca tivesse sido recolhido. Apenas após um novo contacto da minha parte foi feita a remarcação e mudança de morada, foi possível efetuar a recolha, não havendo flexibilidade nenhuma, por parte da transportadora só da minha. 2. Problemas na devolução: Após a reparação, ocorreu o mesmo problema na entrega. A Bimby foi devolvida para a morada errada, apesar de ter sido recolhida em uma outra morada. Como resultado, a entrega teve de ser feita numa loja, onde a minha filha recolheu o equipamento. 3. Estado da Bimby no retorno: Ao abrir o equipamento, constatei que a Bimby estava num estado lastimável. Estava imunda, num estado que nunca esteve enquanto esteve sob a minha posse. Além disso, apresentava peças visivelmente desgastadas, como a pega e a fita vermelha da tomada, que se encontrava descolada e pegajosa – condições completamente diferentes daquelas em que enviei o aparelho. Deduzo que ao fazer a reparação devam ter feito alguma troca com outra que também estava a reparar, com certeza alguma cliente, ao contrário de mim, ficou muito feliz, pois recebeu a minha carcaça limpinha e eu fiquei com a suja . A situação é inaceitável. Enviei vários emails à vossa equipa expondo o problema, mas a resposta foi insatisfatória, com alegações de que o equipamento foi enviado por mim nas condições que mencionei, o que é absolutamente falso e insultuoso. Também houve um pormenor que me chamou a atenção, que é o facto de me terem dito que o sensor da tampa estava danificado, quando o vi a peça estragada (devolvida), tenho ainda mais a certeza que, a minha, não estava naquele estado, o que torna tudo ainda mais estranho, eu sempre tive muito, mas mesmo muito cuidado com a minha Bimby e como tudo o que tenho, sempre limpa e cuidada. Também uso o cookidoo e o lugar do mesmo está sujo, mais uma prova de que não é a minha. 4. O que eu exijo: O que solicito é simples e justo: que me devolvam a Bimby no estado em que foi enviada, sem peças desgastadas ou trocadas e devidamente limpa, tal como estava quando a despachei para reparação. Ou seja, as minhas peças só!!! Dado o histórico de falhas no serviço e a natureza do problema, espero que este caso seja tratado com a devida atenção e urgência. Aguardo uma solução definitiva para este caso, seja através da substituição das peças ou de uma reparação que restabeleça o estado original da minha Bimby. Ainda não a usei desde que a recebi, tal é o nojo e como devem calcular, não foi para isso que a reparei!! Cumprimentos.

Encerrada
A. S.
03/10/2024

Loja online oferta de livro

Assunto: Compra na loja online Efetuei uma compra na loja online Worverk e existia uma promoção, em que na compra de qualquer artigo, ofereciam um livro de receitas. Isso não veio a acontecer, o que considerei publicidade enganosa, pois referiram que a oferta tinha acabado no dia anterior à compra e ontem dia 3 de Outubro a oferta continuava lá. Cumprimentos, Alexandra Salvador

Resolvida
S. B.
06/08/2024

Segunda reparação em seis meses

Exmos. Senhores, A 13 de abril de 2017, adquiri a Bimby TM5 por €1.095. Em (DATA) recebi o vosso produto, mas sucede que este apresentou um defeito ainda antes do final da garantia: (DESCREVER OS PROBLEMAS). Em dezembro de 2023, entreguei a Bimby TM5 para reparação, pois provocou a queda do quadro elétrico, fechando o copo com a sopa que continha. Após orçamentação demorada, devido ao período do Natal, foi-me entregue em fevereiro deste ano, após pagar cerca de 190 euros (que incluiu a reparação de um pedaço da pega e pequenos outros detalhes). Dia 27 de julho, a Bimby provoca nova queda do quadro, não funcionando de todo. Dia 2 de agosto, entrego-a para assistência técnica, tendo-me sido dado novo orçamento para reparação, de quase €180, alegando que o motivo que eu partilhara aquando do primeiro arranjo fora o de que a reparação seria a abertura do copo por queda do quadro. Ora, notoriamente o aparelho é que provoca a queda do quadro, aliás também partilhado na altura da primeira reparação. Como o prazo de garantia se suspende enquanto o artigo está em reparação, isso significa que, à data em que o 2º defeito se manifestou, ainda não tinha passado o prazo legal, deduzidos os meses em que estive privada do uso. Exijo portanto que procedam à reparação imediata do produto defeituoso, ao abrigo da garantia legal, e sem quaisquer encargos adicionais para mim. Se tal não acontecer, considerarei o contrato incumprido da vossa parte, pelo que terei que tomarei as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.

Resolvida
A. A.
15/05/2024

avaria em equipamento na garantia

Exmos. Senhores, Em 7 de novembro de 2023 adquiri um Kobold Modelo: VK7 por 2.114€ c/IVA . O Num. Serie 2351218023105072. A 20 de abril de 2024 fiz o registo de pedido de reparaçao on-line , para a avaria ocorrida na escova electrica - erro 41, que impossibilita de usar o Kobold na funçao de aspirador A 26 de abril/24 recebi sms da entidade "via directa" que a recolha Vorwerk estava a caminho, como não recebi mais qualquer contacto a 3 de maio , enviei email para o apoio ao cliente Kobold . foi respondido "... encaminhamos o seu caso para o departamento de logística que entrará em contacto consigo o mais rapidamente possível" Sem outras comunicações ou contactos a 14 de maio fui informada por email que o meu pedido de assistencia foi cancelado , dado que o parceiro de transportes não me conseguiu contactar. sendo que não tenho qualquer sms e se fizeram alguma chamada, garanto que não houve mais de que uma chamada , pois não tenho registo de chamadas perdidas de numeros que não tenho registado com contato associado, pelo que só tenho a considerar uma falta de respeito para com a cliente (eu) O produto está na garantia, pelo que exijo a substituição do produto defeituoso. Caso não me resolvam a situação nos próximos 7 dias, considerarei o contrato como incumprido da vossa parte. Cumprimentos. Sofia Carvalho Anacleto

Encerrada
C. L.
27/02/2024

Chaves da bimby não funcionam

Venho por este meio mostrar a minha indignação com a vorwerk....Comprei a minha bimby TM5 há 13anos mais ou menos,e de seguidacom ela mais 6 chaves dereceitas,depois comprei a cook keyque têm uma anuidade e deixei deusar as chaves,guardei as, agoraresolvi ir buscar novamente pois omeu plano está a acabar e pondereinão continuara pagar ,quando me deparoque nenhuma chave dá...depois devarias trocas de emails e telefonemasaconselharam a mandar parareparação...mandei..chegou me hojea casa exactamente igual....ligueipara o apoio ao cliente o qual não foio meu espanto quando me dizem queas chaves estão a serdescontinuadas,vão deixar de asvender e por isso não dão desconectaram me as minhas chaves todas..A minhaindignação está aí, eu paguei pelaschaves e agora se quiser ter receitastenho que pagar a anuidade e deitaras chaves ao lixo,estão a enganar osclientes e eu ainda comprei o mêspassado mais uma bimby a TM6 aoqual já estou arrependida pois sintome enganada pela marca,queriamdeixar de vender tudo bem masquem tinha continuava,é uma faltade respeito com os clientes.Se comprarmos um livro passado uns anos a editora vêm dizer-nos que não o podemos ler????claro que não...é um absurdo,mas se queriam acabar com as chaves ou deixavam continuar com elas quem já as tinha ou reembolsavam os clientes que devolvessem as chaves por ex...agora assim é como se eu deitasse esse dinheiro ao lixo,sinto me enganada

Encerrada
J. M.
25/01/2024

Prazo garantia consumivel

Eu gostaria de registrar uma reclamação sobre um produto que compreiO produto é uma lâmina que apresenta defeito, verte pelo eixo central o que faz com que liquido se derrame na máquina, devo frisar que não existe mais nenhum tipo de desgaste na mesma. Anteriormente comprei o produto em 16/10/19 fct 2060349610 para substituir a original de 2015, e 31/10/22 fct 2060512520. Duração das mesmas 3 anos, dentro do previsto para troca, conforme refere a mesma no seu próprio site. Esta apenas têm 1 ano.O uso do equipamento tem sido o mesmo, desde que comprei a máquina.Entrei em contato com o serviço de apoio ao cliente em 25/11 por e-mail, responderam pelo mesmo meio que não estava coberta pela garantia. Dirigi-me seguidamente à loja em Braga, mesma resposta automática, e sem interesse em ver a lâmina, mas ficou reportado e que o responsável entrava em contacto. Dia 11/12 e após chamada telefónica da minha parte a resposta é que não trocam, consideram uma peça de desgaste, logo sem garantia.Trabalhando no retalho sei perfeitamente a diferença entre garantias, não necessito é de uma resposta decorada.Tendo em conta a durabilidade indicada pela própria marca, a durabilidade das que comprei, e durando esta 1 ano, só posso concluir a má vontade em aceitar este produto como com defeito e como tal com garantia. Ou podemos deduzir que passou a vender produtos de menor qualidade, enganando assim o cliente conforme o site na durabilidade dos mesmos. E tendo em conta que a maior parte das avarias começam pela fuga de liquidos, via lâminaMediante o descrito seria de bom tom a atenção ao cliente a substituição do produto por um novo.

Resolvida
M. F.
04/06/2023

Problema com a reparação de Bimby TM6

Assunto: Problema com a reparação de Bimby TM6NIF: 233991557N.º de cliente:Exmos. Senhores,Após ter recorrido à empresa em questão por erro inesperado no equipamento Bimby TM6, dentro do período vigente de garantia, foi-me comunicada a necessidade de reparação no valor de 478.46€.Foi então apresentada a argumentação seguinte, em reposta a este contacto:“- o equipamento em causa encontrava-se em pleno estado de funcionamento até ao dia 21 de Maio, altura em que inesperada e subitamente surgiu um aviso de erro no ecrã, deixando desde então de ser possível iniciá-lo.- este erro foi imediatamente comunicado à vendedora que recomendou recorrer ao vosso apoio técnico em loja, dado encontrar-se dentro da garantia e não se tratar de um problema esperado decorrente do uso comum (conforme consta no documento enviado “condições de garantia”)- a afirmação inespecifica e por vós alegada da presença de resíduos na unidade de controlo do equipamento pressupõe um defeito de origem do equipamento, uma vez que como poderão confirmar, a sua assemblagem nunca foi violada nem o equipamento manuseado internamente por ninguém.- assim, e tendo em conta o período de garantia vigente e suas implicações legais, venho solicitar a mais breve resolução da situação descrita e, caso a reparação do equipamento (cujo custo será coberto pela garantia) seja impossível dentro de um curto espaço de tempo, a disponibilização de um equipamento de substituição, conforme é o direito do consumidor e considerando a agravante de estarem a ser debitadas as prestações correspondentes não podendo usufruir do mesmo.”No seguimento da argumentação apresentada, foi referido que tal problema não seria coberto pela garantia, não sendo no entanto apresentada qualquer prova do problema identificado.Assim, serve a presente missiva para me opor ao pagamento do valor supra referido, invocando a sempre correcta utilização do equipamento.Aguardo resposta por escrito e reparação gratuita do equipamento no prazo máximo de 15 dias, devendo ser garantida alternativa ao equipamento em causa caso necessário prolongamento do prazo referido.Com os melhores cumprimentos,Sandra Rosado Cabaço

Resolvida
S. P.
24/10/2022

Avaria de aparelho Bimby TM6

Exmo. Srs., Venho por este meio demonstrar o meu descontentamento, com o serviço prestado pela Empresa Vorwerk.Comprei o aparelho Bimby TM6 no dia 23/06/2021, entretanto no dia 12/09/2022 o aparelho solicitou mais uma atualização, que são constantes. Terminada a atualização, o aparelho foi desligado e arrumado na normalidade, saliento que nunca fica ligada à corrente elétrica, se não estiver em uso. Dias depois, liguei para a utilizar e a mesma estava em modo System Recovery e a imagem piscava. Entreguei-a na Loja do Algarve, convicta de que o problema seria de fácil resolução, quando me chega um orçamento de reparação, no valor de 456.92€ para substituir a unidade de controlo. Solicitei relatório da avaria, de forma a perceber como, é que após uma atualização e o aparelho a tentar recuperar o sistema, o mesmo necessita de substituir a unidade de controlo.No relatório consta o seguinte: Em análise técnica confirma-se a anomalia exposta, maquina está bloqueada no modo recuperação. A sua reparação implica a substituição do componente eletrónico, responsável pela seleção das diversas funções do equipamento (unidade de controlo) para colocar o equipamento no seu correto funcionamento. e ainda A Bimby® TM6 foi desenvolvida e idealizada para funcionar em condições de voltagem e frequência de corrente elétrica especificadas, pelo que não é excluída a hipótese de danos nos componentes eletrónicos resultante da ocorrência de perturbações de corrente elétrica.Em primeiro lugar, ainda que isso não surta qualquer efeito, não existiu qualquer perturbação da corrente elétrica, em segundo lugar, caso tivesse existido e o aparelho tivesse ficado estragado por esse motivo, é de salientar que não existe portanto, qualidade no aparelho. Pois situações de alterações da corrente elétrica, ficam completamente aquém do consumidor.Efetuei dois contactos telefónicos a reforçar o meu descontentamento e a pedir justificações para esta avaria, nos dias 07/10 e 13/10, onde me foi dito que deveria aguardar por um e-mail, que nunca chegou.O que chegou foi a Bimby, à minha morada, hoje dia 18/10, no mesmo estado com que foi enviada.Enquanto cliente e ainda a liquidar prestações mensais relativas à Bimby, que não tem um valor pouco baixo e dito então, que por azar, a unidade de controlo se estraga, devido, àquilo que nem a empresa consegue justificar, senão, supor, não acho justo, ter que proceder ao pagamento da respetiva reparação.Ficarei a aguardar uma melhor resposta.Cumprimentos,Sara Palma

Resolvida

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