Reclamações públicas
1. Envie a reclamação para a empresa
Siga o nosso passo a passo para fazer a sua queixa chegar à empresa.
2. Veja a resposta
Receberá uma notificação por e-mail quando a empresa responder à sua queixa. Para ler a resposta completa, basta ir à página "As Minhas Reclamações", disponível na sua área pessoal do site.
3. Não ficou satisfeito com a resposta? Ou a empresa não respondeu?
Entre em contacto connosco
Real Vida Seguros - Real vida seguros recusa cobertura de cancro invasivo com argumento infundado
Sou pessoa segura da apólice nº XX/XXX290 da Real Vida Seguros, com cobertura ativa e paga de Doenças Graves e Medicina de Precisão. Fui diagnosticada com carcinoma invasivo multifocal da mamma (G3), confirmado por exame anatomopatológico e laudos médicos do SNS. Apesar de toda a documentação entregue, a seguradora recusou acionar a cobertura, alegando que se trata de um “tumor não invasivo (carcinoma in situ)”, o que não corresponde à realidade médica nem jurídica. A própria biópsia confirma o componente invasivo maligno, o que deveria bastar para ativar a apólice. A Real Vida está a ignorar parte essencial do diagnóstico para fugir à responsabilidade contratual. Entreguei todos os documentos exigidos, incluindo o exame que comprova o diagnóstico. Após semanas de silêncio, recebi uma resposta evasiva e infundada, baseada numa interpretação incorreta e incompleta da doença. Esta atitude constitui: Violação do contrato de seguro; Desrespeito pela boa-fé contratual (art. 762.º do Código Civil); Falta de ética e sensibilidade perante uma situação oncológica grave. Estou a apresentar queixa à ASF, ao Provedor do Cliente da Real Vida, e avalio avançar judicialmente, com pedido de indemnização por danos morais e materiais. Exijo: Ativação imediata da cobertura de Doenças Graves; Pedido de desculpa formal; Sanções à seguradora por parte das entidades competentes.
Faturação incorreta
Exmos. Senhores, Tenho seguro saúde há 2 anos e devido á falta de benefícios, em 21/08 formalizei a alteração para o plano básico (REAL SEGURO DE SAÚDE SIMPLES) Fiz consoante a orientação da Central de Apoio ao Cliente. A seguradora não fez a mudança mesmo após 8 dias da confirmaçáo de receção da solicitação. Em 30/08 contatei a Central de Apoio ao Cliente que informou que até a data, a área comercial, responsável pelo ssunto, não fez a alteração do meu pedido. Pedi a redução de plano o que, acarreta em uma faturação menor. Logo, a seguradora não realizou a mudança para gerar a fatura de setembro no valor vigente e alegar que devo pagar o valor integral e esperar 40 dias para um reembolso. Essa ação caracteriza má fé. Reforço que enquanto cliente, eu não vou custear a incapacidade da seguradora. O tipo criminal em questão envolve a conduta de, com intenção de obter para si ou para terceiro enriquecimento ilegítimo, por meio de erro ou engano sobre factos que astuciosamente provocou, determinar outrem à prática de atos que lhe causem, ou causem a outra pessoa, prejuízo patrimonial. Dessa forma, solicito a correçáo a tempo pois não pagarei uma despesa indevida, visto que solicitei a alteração em tempo adequado. Cumprimentos.
Precário contratado serviços médicos
Contratei um seguro saúde universo/real vida seguros e as condições contratadas não conferem com os valores indicados são completamente diferentes dos valores reais a pagar. Os descontos indicados no contrato em actos médicos e exames são o dobro ou triplo do valor contratado Agradecemos toda a confiança que tem depositado em nós. Não queremos que deixe de estar protegido e perca todas as vantagens do seu seguro:• Preço fixo de 20€ em consultas de medicina geral ou especialidade nos principais grupos de saúde privados• Até 40% de desconto em exames clínicos eexames complementares de diagnóstico• Preço fixo de 15€ em consultas ao domicílio e oferta de 4 consultas online• Descontos em serviços complementares como farmácias (até 10% em medicamentos),
Pedido de Ajuda
Boa tarde,Desde dia 20/Abril/2023 que tenho vindo a contactar por mail a Real Vida Seguros no sentido de realizarem o desconto a que tenho direito, sendo associada da Deco com o n.º 6605728-28. Contudo, e embora já tenha enviado diversos mails e tentado contacto telefónico, até à data não obtive resposta, nem sequer o valor mensal foi atualizado.Gostaria de pedir a v. ajuda nesse sentido.Muito grataHelena Rodrigues
problema com o pagamento de um seguro de vida
NIF do cliente: 180825372 Apólice n.º 077005051NIF de associado da DECO: 102006911 n.º de associado: 5496235-21Ex.mos SrsServe o presente para reclamar da atuação da Seguradora Real Vida Seguros que, após 10 meses da morte do meu marido se recusa a cumprir o acordado no Seguro de Vida, empréstimo à habitação, que celebramos com a Seguradora em março de 2015.Para justificar tal recusa, invocam a omissão de doenças pré-existentes à celebração do contrato. A saber: hipertensão e diabetes. De facto, nós dissemos não haver essas doenças porque, de facto, desconhecíamos a sua existência especialmente a diabetes de que viemos a ter conhecimento em agosto de 2015 através do Hospital de Faro onde era seguido e do qual tenho um relatório. Quanto à hipertensão sempre nos disseram que era síndrome da bata branca uma vez que ele só revelava alterações da tensão quando entrava num hospital ou médico. De qualquer forma, a informação dada pelo diretor clínico de Centro de Saúde ( que contem muitos erros como por exemplo: hipertenso desde 20213 e a fazer hemodiálise, que ele nunca fez) é a de que ele padecia das referidas doenças desde 2013. DE qualquer forma, a seguradora está a violar o que consta no ARTIGO 6.º (segue o documento em anexo)INCONTESTABILIDADEO Segurador não se pode prevalecer de omissões ou inexactidões negligentes na declaração inicial do risco decorridos 2 anos sobrea celebração do contrato, salvo no que respeita às coberturas de invalidez.Ora o acordo com a Seguradora foi feito em março de 2015 e o meu marido faleceu a 2/10/2022 (passaram mais de 7 anos).Como tal: as prestações da casa continuam a ter que ser pagas e há dinheiro congelado no banco por causa desta situação. O meu rendimento mensal é muito menor e as prestações não cessam de aumentar pelo que as minhas dificuldades financeiras começam a ganhar muito peso na minha qualidade de vida. A agravar tudo isto, acresce o facto de ter tido que fazer um novo Seguro de Vida que, dada a minha idade, é bastante elevado. Além disso, considero que se paguei por um serviço, tenho direito a ele. A Seguradora nunca se preocupou com a atualização da nossa saúde, não exigiu quaisquer exames médicos. A sua única preocupação era que o dinheiro da mensalidade chegasse todos os meses. Já contratei um advogado que irá interpor uma ação em tribunal. Gostaria de saber o que mais posso fazer para que a Seguradora cumpra o que deve.
INDEMINIZAÇÃO DE SEGURO DE VIDA C.H.ITP
RECLAMAÇÃO CONTRA A REAL VIDA SEGUROS SA- INDEMINIZAÇÃO POR SINISTRO(processo 00005460) I.T.P.- NIF 113266219 Apólice 41/16849Paulo Araujo [paulo.j.araujo72@gmail.com]Anexossábado, 24/07, 11:49 (há 7 dias)para provedor.cliente, ConsumidorBom Dia.Exmª Srª Drª Carla Mónica Machado da Silva, passo a transcrever novamente a reclamação e agradeço que cumpram com as condições contratadas em 2007, que se mantêm inalteradas até aos dias de hoje. Se contratei EM 2007 um seguro de vida de Crédito Habitação ITP e IAD e que atualmente pago MENSALMENTE 63,00 € - SESSENTA E TRÊS EUROS POR MÊS, é para que eu esteja coberto para estas situações e o seguro só tem a obrigação de indemnizar em caso de sinistro, dentro das condições contratadas em 2007.RECLAMAÇÃO CONTRA A REAL VIDA SEGUROS SA- INDEMINIZAÇÃO POR SINISTRO(processo 00005460) I.T.P.- NIF 113266219 Apólice 41/168493 __________________________________________________________________No dia 30.08.2017 pelas 11h45m liguei do meu telemóvel 965117306, para a vossa linha direta(na altura) introduzi o meu numero de contribuinte 113266219, autorizei que a chamada fosse gravada e foi-me dito que para o meu seguro de vida C.H. Funcionário BPN, assumir o pagamento do capital seguro, apenas era necessário que uma das pessoas seguras estivesse reformada por invalidez) – QUERO QUE ME SEJA FACULTADA A GRAVAÇÃO DESTA CHAMADA DO DIA 30.08.2017 ONDE COMPROVA O QUE ESTOU A ESCREVER ____________________________________________________________________Em janeiro de 2007 saí do BES para o BPN (atual EUROBIC), transferi o meu C.H. e subscrevi o seguro de vida C.H. Funcionário BPN- REAL SEGUROS em meu nome e da esposa com um capital seguro de 84.000,00 euros e com coberturas ITP e IAD a 100%. Até hoje eu nunca atualizei este capital e a REAL VIDA sempre manteve as condições iniciais do seguro de vida subscrito em 2007. Em 22.04.2021 efetuámos participação de sinistro á REAL VIDA - Processo 00005460 A REAL VIDA respondeu-nos por carta datada de 30.04.2021 a pedir os seguintes elementos: Atestado médico de Incapacidade Multiusos de caracter definitivo. TENDO EM CONTA AS CONDIÇÕES CONTRATADAS EM 2007, É COMPLETAMENTE ILEGAL A REAL VIDA SEGUROS ARRANJAR ESTA DESCULPA PARA PEDIR UM ATESTADO MULTIUSOS DEFINITIVO OU NÃO, COM A FINALIDADE DE NÃO PROCEDER Á DEVIDA INDEMINIZAÇÃO. E MAIS, A DATA A CONSIDERAR DO SINISTRO TERÁ DE SER A DATA EM QUE FOI ATRIBUIDA, PELA SEGURANÇA SOÇIAL, A REFORMA POR INVALIDEZ TOTAL PERMANENTE Á MINHA ESPOSA, OU SEJA 29.10.2019(Conforme anexo) A legislação que foi aplicada para o deferimento da pensão de invalidez relativa permanente da minha esposa (descrita na carta da segurança social de 29.03.2021) foi a seguinte:- DL 187/2007 DE 10 DE MAIO- DL 167-E/2013 DE 31 DE DEZEMBRO- DL 119/2018 DE 27 DE DEZEMBROJuntamente com o relatório do médico de medicina do trabalho datado de 22.01.2020, após doença, certificar que está inapta definitivamente para exercer a profissão, mais os relatórios dos médicos especialistas e do médico de família (enviados para a REAL VIDA no dia 22.01.2021), são suficientes para a seguradora proceder á devida indeminização tendo em conta as condições subscritas em 2007 e que se mantêm intactas até aos dias de hoje. A seguradora não refere nenhum grau mínimo de invalidez para indemnizar em caso de sinistro, portanto a seguradora, mediante as condições contratadas em 2007, nunca pode(NÃO ESTÁ CONTRATADA ESSA EXIGENÇIA) exigir-nos um MULTIUSOS COM CARACTER DEFINITIVO OU NÃO, PARA PROCEDER Á DEVIDA INDEMINIZAÇÃO______________________________________________________________A FINALIDADE DE UM ATESTADO MULTIUSOS É APENAS PARA OBTER OS SEGUINTES BENEFIÇIOS:Apoios da segurança social: bonificação do abono de família e subsídiosAjudas técnicas, ou seja, produtos ou tecnologias de apoio financiadas a 100% pela Segurança SocialBenefícios fiscais em sede de IRS (e menos retenção na fonte no seu ordenado)Cartão de estacionamento para pessoas com deficiência com mobilidade condicionada (decreto-lei 307/2003, de 10 de dezembro)Contingente especial e bolsas de estudo para o ensino superiorComparticipação de medicamentos e outras despesasCrédito à habitação bonificado: bonificação na taxa de juro para compra ou construção da habitação. Se a incapacidade for declarada depois do contrato de crédito ser celebrado, a instituição bancária é obrigada, por lei, a convertê-lo de forma a beneficiar deste regime (decreto-lei n.º 230/80, de 16 de Julho)Descontos em telecomunicações: variam consoante a operadora e podem ir desde descontos em tarifários a oferta de equipamentosQuota de emprego na Administração PúblicaIsenção do pagamento de taxas moderadoras Incentivos do IEFP à contratação de pessoas com deficiência no sector privadoIsenção no Imposto sobre Veículos (ISV), Imposto Único de Circulação (IUC) e IVA. No ISV, a isenção aplica-se, apenas, à compra de veículos novos. Quanto ao IUC, a isenção só é válida para veículos com emissão de CO2 inferiores a 180g/Km e que sejam comprados e registados em nome do contribuinte com deficiência (Lei 22-A/2007, de 29 de junho)Prioridade no atendimento nos serviços públicosFace ao exposto solicito que procedam de imediato ao processamento da devida indeminização. E pretendo que me facultem a gravação da chamada que efetuei para a vossa linha direta no dia 30.08.2017 ÁS 11H45M Nota: Tendo em conta as condições do contrato de seguro de vida C.H. Funcionário BPN em vigor á data de subscrição, toda a documentação(Relatórios médicos Relatório do médico de medicina do trabalho em que a minha esposa está inapta definitivamente carta da Segurança Social datada de 29.03.2021 a DEFERIR a pensão de invalidez relativa) que foi enviada para a REAL VIDA no dia 22.04.2021 é mais que suficiente para procederem ao pagamento da devida indeminização. Já efetuei reclamação junto da ASF e já recebi o parecer no dia 20.07.2021 AtentamenteAraújo
Real Seguros anula apólice para duplicar o seu custo
Cliente há vários anos da Real Seguros (Vida), possuía um seguro de acidentes pessoais, com uma anualidade de 31,00€, pagável por multibanco, através de elementos que a seguradora enviava anualmente, mas neste ano de 2021, em plena Pandemia, nada recebi. Como sempre enviavam esses elementos antes da limite de pagamento (31/03) nunca a fixei nem imaginei que a seguradora não os enviasse propositadamente para dessa forma (falta de pagamento) anular a apólice, com a intenção de mais que duplicar o seu custo, mas foi o que aconteceu.Este ano, com as preocupações dirigidas para a Pandemia que assolava Portugal e o Mundo, o prazo passou e a real Seguros nenhum aviso de pagamento me enviou, nem as respectivas refer~encia para pagamento, pelo que a apólice foi por eles anulada em 31/03/2021, por falta de pagamento.No dia 02/04/2021 recebo um SMS com um erro ortográfico e um hiperlink, alegadamente enviado pela Real Seguros, informando que o pagamento do recibo 21.10.97236 nao ocorreu na data devida. Sabendo dos SMS e emails piratas que por aí circulam, com tentativas de roubar dados pessoais e bancários, não cliquei no link e desvalorizei, pois também não imaginei uma seguradora a fazer erros de português...Algum tempo mais tarde lembrei-me do assunto e contactei o mediador a questionar qual a data de pagamento da apólice e sou informado que a mesma tinha sido cancelada (por falta de pagamento) e que para reactivar teria que fazer uma nova, que me custaria não os 31.00€ anteriores mas sim 66.00€, ou seja com um aumento não de 5% ou 10%, nem de 20% nem de 30%, ou até de 40% ou 50%, mas sim de, pasme-se, 113%...Valor que rejeitei de imediato tendo contactado directamente a Real Seguros que me assegurou nada poder fazer para manter a anterior apólice e o anterior valor, mesmo com a minha proposta de manter a data de renovação anterior, com o prejuízo de perder 3 meses de seguro, pois alegam ter enviado 1 email e 1 SMS com os dados de pagamento e eu não tinha pago...Rejeitei essas alegações pois nenhum SMS ou email recebi com as referências de pagamento mas não aceitaram as minhas explicações e reclamação, preferindo perder assim um cliente antigo e que nunca tinha dado qualquer prejuízo por sinistro a essa seguradora.Lamentável e prepotente atitude de mais uma empresa que opera no mercado português e que nenhum respeito tem pelos consumidores.
Cessação de contrato
Exmos senhoresEm agosto fui contactada pela Real Vida Seguros SAEdificio Capitólio, Avenida da França,,316 5o Andar , Porto - NIF: 502245140 para efetuar um seguro, seguro esse que eu não quis. Nos meses seguintes constatei que me foi cobrado 15€ desse mesmo seguro, apólice 08/01827 apesar de eu ter dito que não queria, apresentei a reclamação e foi me devolvido o valor mas o problema e é esse o motivo pelo qual reclamei é que esse valor foi transferido para o meu Cartão Universo, aumentando o valor do meu crédito, ao reclamar pedi que o valor que me foi tirado indevidamente 45€ fosse transferido para a minha conta bancária e não para o cartão Universo porque apesar do cartão universo estar associado a esse seguro foi da minha conta bancária pessoal que o dinheiro saiu. O cartão Universo só por si nao vale nada. Esse dinheiro ao estar no cartão Universo nunca será meu. Voltei a reclamar e a pedir a transferência para a minha conta e responderam-me que tal não seria possível.Estou muito desconte e venho por este meio pedir a vossa ajuda na resolução do problema
Recusa de ativação de seguro
Adquiri um seguro de proteção total junto com o meu crédito automóvel, uma vez que estou desempregada tentei fazer a ativação do mesmo, e este foi recusado alegando que não cobrem o motivo de desemprego. Quer dizer trata se de um dos melhores seguros deles que deveria cobrir o desemprego involuntário e não vai cobrir por se tratar de uma empresa de trabalho temporário?
Inércia e Cobrança Indevida em Seguro de Vida
No passado dia 27-4-2018 escriturei a venda da minha habitação, cujo crédito estava domiciliado no BPI e o seguro de vida na Real Seguro.No próprio dia comuniquei, via email, a venda à seguradora pedindo o cancelamento da apólice. Como não obtive qualquer resposta, passados uns dias, entrei em contacto com a seguradora para confirmar a efectivação do cancelamento da apólice. Disseram-me que seria preciso um distrate bancário do BPI a confirmar o desinteresse no seguro de vida. Perguntei se servia o usado na escritura visto ter uma cópia do mesmo, tendo-me sido respondido que não.Assim, entrei em contacto com o BPI para que me fosse fornecido o tal distrate para que o pudesse enviar à seguradora, tendo-me sido informado que mo enviariam para casa num período entre 2 e 3 semanas.Perto das 3 semanas, dia 16-05-2018, chegou de facto o documento, que não tem título, mas confirma a liquidação antecipada da totalidade do crédito habitação. De imediato envio por email o documento para a seguradora solicitando mais uma vez o cancelamento da apólice e confirmação desse facto.Entretanto, no próprio dia 16-5-2018, em consulta à minha conta no BPI, via homebanking, verifico que me foi debitada mais uma prestação relativa ao seguro de vida da Real Seguros, no dia 2-5-2018, quando lhes havia pedido o cancelamento no dia 27-4-2018. De imediato envio novo email a reclamar da cobrança.Hoje, dia 18-5-2018, sem qualquer resposta aos emails que vinha enviando desde dia 27-4-2018, decidi mais uma vez ligar para reclamar de toda a situação. Qual não foi o meu espanto quando ainda me colocam em dúvida que o documento enviado pelo BPI não é um distrate e o que queriam era uma carta de desinteresse, ao que respondi que o documento é claro na liquidação do crédito habitação e que sem crédito deixa de existir o objecto do seguro. A funcionária disse que iria remeter os documentos superiormente mas que não estava garantido o cancelamento, estando neste momento o processo ainda pendente.
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação