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Cobrança de alegado dano ao carro indevidamente
Exmos senhores, Venho por este meio apresentar a minha reclamação contra a empresa de aluguer de automóveis SIXT. No dia 12 de setembro de 2025 aluguei um carro Opel moka na referida empresa, foi levantado nesse dia e entregue a 14 de setembro de 2025, perfazendo cerca de 2 dias na minha posse. O carro foi deixado no aeroporto sem danos ou quaisquer alterações de novo em relação ao momento em que foi levantado, tal como podem verificar no documento de entrega do carro processado pela empresa, o qual refere que não foram identificados novos danos no veículo. Mais acrescento que no momento do aluguer do carro junto da funcionária da empresa foi incluído um seguro contra todos os riscos. No passado dia 24/11 é apresentada uma fatura de oficina e realizado um débito direto da minha conta na importância de 2161,52 € alegando uma suposta avaria na embraiagem, supostamente causada por mim durante a utilização do carro há 2 meses atrás. Este débito foi realizado da minha conta sem um contacto telefónico prévio com uma explicação ou solicitação de qualquer tipo de autorização de pagamento! Note-se que o carro foi devolvido a 14 de setembro de 2025 e apenas 2 meses depois, a 13 de novembro de 2025 é que o carro foi intervencionado numa oficina, passados 2 meses de o ter utilizado! Apenas no dia 17/11 é enviado um email a informar que foram encontrados novos danos num veículo que foi devolvido há 2 meses sem danos identificados nem sinais de mau funcionamento aquando da sua utilização! Uma embraiagem é uma peça que se desgasta com o tempo, não em menos de 2 dias de utilização e poucos quilómetros, para além disso o carro não apresentou quaisquer problemas durante o período em que esteve na minha posse. Por fim, para além do valor avultado levantado da minha conta sem autorização e da errada responsabilização pela alegada avaria, na fatura da oficina aparecem ainda discriminadas intervenções que em nada se relacionam com a troca de uma embraiagem. Em anexo coloco todos os documentos enviados pela empresa que após o contacto e exposição desta situação continua a afirmar que mantém a sua posição. Agradeço profundamente o processamento desta reclamação. Grata pela atenção, Maria Lopes
Reservas
No dia 19/11/2025 fui ao aeroporto Lisboa para levantar um carro da reserva 9942398447 mesmo já tendo pago pelo booking me impediram de retirar o carro onde vim tomar conhecimento de um débito em atraso no valor 4,45€ Referente a IVA contabilizado 1 mês após o chek out da reserva9520866887, meteram uma restrição na minha carta de condução após o dia todo fazendo contatos sem sucesso para receber a referência para o devido pagamento atualizado,e sem o carro ou renbolso do valor pago antes sem assistência.
Cobrança indevida por dano já existente
Gostaria de efetuar uma reclamação por uma cobrança extremamente injusta e indevida que a Sixt está realizando, referente ao dano (risco) já existente. Aluguei um carro por apenas 2 dias, uma viatura bem depreciada e já com diversos riscos profundos e apontados no checklist. Porém, existia um risco superficial não apontado no checklist que eu não pedi para incluir em razão da sua superficialidade. Afinal, o carro não era novo e já continha diversos riscos profundos. A cobrança foi feita de forma unilaterial no meu cartão de crédito, sem minha autorização, e solicito URGENTEMENTE o seu estorno. Experiência horrível que tive com essa empresa, desde a chegada, que precisei esperar a viatura por quase 1 hora. Na saida, mais uma vez surpreendido negativamente com essa cobrança indevida. Aguardado o estorno urgente!
Cobrança Indevida após devolução da viatura
No dia 17/09, ao realizar um aluguer de 3 dias com a locadora Sixt (Contrato de locação nº 9520518666), fui surpreendido desde o início por uma experiência marcada por descaso e condutas, no mínimo, questionáveis. Ao retirar o veículo, notei que, apesar de novo, a viatura apresentava visíveis sinais de má conservação — algo incompatível com o padrão prometido pela empresa. Mesmo diante das minhas observações, fui pressionado a contratar um seguro adicional, ainda que já possuísse cobertura própria. Segundo o atendente, apenas o seguro fornecido pela própria Sixt seria “aceito”, numa postura impositiva e claramente abusiva. O que parecia um simples mal-entendido logo se transformou em um verdadeiro pesadelo. Após devolver o veículo nas mesmas condições em que o recebi — sem qualquer incidente ou ocorrência — fui surpreendido com uma cobrança completamente indevida no valor de absurdos €2.960,99, supostamente por “danos” que desconheço completamente. Além disso, fui cobrado por taxas que estavam explicitamente listadas como inclusas na minha reserva, o que agrava ainda mais a situação e demonstra má fé por parte da empresa. Tentei, de forma razoável, resolver o problema diretamente com a Sixt, mas encontrei apenas portas fechadas e uma total falta de interesse em esclarecer ou sequer dialogar. A ausência de transparência, somada ao descaso no atendimento, reforça a sensação de estar diante de um esquema que explora o consumidor. Sinto-me lesado, desrespeitado e injustiçado por uma empresa que claramente não honra os compromissos assumidos com seus clientes.
Imputação indevida de dano em viatura alugada
Reclamação formal contra tentativa de imputação indevida de dano em viatura alugada No âmbito de um contrato de aluguer com a empresa \[nome da empresa – Sixt Rent-a-Car], levantei uma viatura na sucursal do Funchal (Madeira) e procedi à sua devolução no aeroporto da Madeira. Durante todo o período de utilização da viatura, não foi causado qualquer dano nem ocorreu qualquer incidente digno de registo. À data da devolução, o estado da viatura era igual ao momento da entrega, facto que posso comprovar com fotografias tiradas no ato de levantamento e entrega, com data e hora, nas quais não se regista qualquer anomalia visível na zona alegadamente danificada. Dias após a entrega da viatura, fui surpreendido com uma comunicação da empresa alegando que teria causado um dano numa grelha inferior embutida no para-choques frontal do veículo. A empresa apresentou uma fotografia do referido dano e informou que pretendia imputar-me a responsabilidade e os custos associados. Rejeito esta alegação por diversos motivos: 1. O alegado dano encontra-se numa área embutida, localizada sob o para-choques dianteiro, num local de acesso difícil e praticamente invisível numa inspeção visual normal, quer pelo cliente, quer pelo colaborador da empresa. 2. A referida zona não foi verificada, mencionada ou inspecionada no momento da entrega da viatura. Exigir que um cliente inspeccione pormenorizadamente zonas tão técnicas seria irrealista e impraticável. 3. O tipo de fissura apresentada na imagem da empresa não é compatível com impacto ou uso negligente. Trata-se de um dano linear e isolado, sem qualquer marca visível no para-choques ou carroçaria. Se o dano tivesse sido causado por mim, seria necessário haver danos visíveis no para-choques, o que não acontece. 4. O dano em causa é claramente compatível com desgaste natural e pode ter resultado de trepidação, envelhecimento dos materiais, vibração ou variações térmicas. Nunca houve utilização indevida da minha parte. 5. A empresa não apresentou qualquer prova técnica independente de que o dano tenha ocorrido durante o período do meu aluguer, nem demonstrou ligação direta ao meu uso do veículo. Limitou-se a afirmar que "não estava antes", o que, dada a localização do dano, não é uma verificação fiável. Após investigação pública, verifiquei que esta prática é infelizmente recorrente na atuação desta empresa, conforme várias queixas registadas nas seguintes plataformas: * Portal da Queixa – 04/02/2022: Imputação abusiva de danos * Portal da Queixa – 11/2024: Cobrança indevida após devolução * Reddit r/portugal – Relato de cliente cobrado após deixar viatura na Madeira * Reddit r/portugal – Denúncia de cobrança de dano não causado em Lisboa * Reddit r/travel – Cobrança dois meses depois da entrega, sem provas Estes casos envolvem geralmente valores entre €300 e €400, e os clientes não têm qualquer hipótese de contraditório ou defesa. Face à total ausência de fundamentos técnicos, à ausência de inspeção adequada e à forte probabilidade de se tratar de um desgaste natural, rejeito esta imputação como sendo abusiva e ilegal. Solicito o arquivamento imediato desta cobrança e informo que: * Apresentarei reclamação no Livro de Reclamações da sucursal da empresa em Braga (local da minha residência) * Enviarei esta reclamação para a DECO Proteste, Portal da Queixa, Centro de Arbitragem do Setor Automóvel (CNIACC), Direção-Geral do Consumidor, ASAE e Plataforma Europeia de Resolução de Litígios * Contactarei o banco emissor do meu cartão de crédito para contestar qualquer tentativa de cobrança forçada * Irei divulgar publicamente esta situação nas redes sociais e fóruns de consumidores Esta prática é inadmissível, abusa da assimetria entre fornecedor e consumidor e será combatida por todos os meios legais ao meu dispor.
Could not provide me with the rental car I had booked and tried to downgrade me to smaller vehicle.
Assunto: Reclamação contra a Sixt Rent a Car – Aeroporto de Lisboa – Reserva nº 9721807080 Venho apresentar uma reclamação sobre a empresa Sixt Rent a Car, relativamente à minha reserva para um Mercedes-Benz C-Class Station Wagon no dia 29 de junho de 2025. A Sixt não me informou no balcão que o veículo reservado não estava disponível. Apenas descobri ao chegar à garagem que tinha sido atribuído um modelo inferior (Mercedes-Benz EQA), que não acomodava a nossa bagagem. A tentativa de ocultação do downgrade é inaceitável. Recusei o aluguer e fui forçado a alugar noutro local por mais 200€, após a supervisora da Sixt ter cancelado a reserva. No entanto, fui cobrado 151,79€ indevidamente por uma viatura que nunca utilizei. Solicito o reembolso integral e compensação pelos custos adicionais. Em anexo segue a minha carta completa. Com os melhores cumprimentos, Jeremy Love
Debitado indevido de 1.983,23 € por desgaste da embraiagem em 2 dias
Exmos. Senhores, Rental Agreement: 9516568272 Reservation nº: 9938945804 Reference: 798985222 Driver: NELSON, SOUSA Na sequência do débito do valor de 1.983,23 euros na minha conta bancária e alegadamente decorrente de um suposto mau uso da embraiagem da viatura alugada em Ponta Delgada, venho por este meio expor os seguintes pontos, que considero fundamentais para a análise da situação: - Durante os dois (02) dias de aluguer da viatura, não detetei qualquer sinal de avaria ou funcionamento anómalo, sendo a minha esposa testemunha direta da utilização do veículo nesse período; - No dia da entrega da viatura, após um percurso final de aproximadamente 4 km, também não se verificou qualquer anomalia no funcionamento da embraiagem, nem de qualquer outro componente do veículo; - A viatura foi entregue nas instalações da empresa sem qualquer observação de danos ou avarias por parte do funcionário responsável pela receção, o qual, inclusive, manobrou e deslocou a viatura de um lugar de estacionamento para outro, sem manifestar qualquer comentário relativamente ao estado mecânico do veículo; - Sou condutor com carta de condução desde o ano de 2002, e, até à data, nunca tive qualquer problema relacionado com a embraiagem nos veículos que conduzo regularmente. Considero, por isso, tecnicamente improvável — e até desproporcionado — que uma embraiagem se deteriore de forma grave após apenas 177 km percorridos, especialmente sem qualquer sintoma ou indicação de falha durante a condução; - Ao consultar a reserva na minha conta Sixt na plataforma online, verifico que os danos identificados na viatura são descritos como ocorrendo do lado do passageiro e na parte traseira do veículo. Estes danos não correspondem à alegação de que sou responsável por danos na embraiagem, o que reforça a incongruência entre a descrição dos danos e a imputação feita à minha pessoa. Desta forma, venho por este meio solicitar uma reavaliação rigorosa do caso e restituição imediata do montante debitado, por não existirem, à data, elementos que sustentem inequivocamente a minha responsabilidade nos danos alegados. Fico ao dispor para qualquer esclarecimento adicional que entendam necessário. Com os melhores cumprimentos, Nelson Sousa
Taxas de portagens indevidas
Exmos. Senhores, Prezados senhores aluguei uma carro com a locadora de acordo com o documento em anexo. Fui informado no ato da locação que todo custo de portagens na estrada seria debitado do meu cartão de crédito , inclusive ficou uma valor bloqueado para que pudesse ser debitado esses valores. Devolvi o carro a locadora o valor de bloqueio no cartão da minha esposa foi liberado e depois de quase 1 ano recebo uma cobrança da empresa Vialivre dizendo que tenho portagens em aberto a pagar no valor de USD 10,51 e me cobrando uma taxa de USD 184,00. Eu aluguei um carro de propriedade da SIXT, fiz um contrato de locação com a SIXT. A locadora teve 2 semanas ou mais para apurar as portagens e debitar do meu crédito bloqueado coma empresa. Ou ainda poderiam me mandar um email ou mensagem de whatsapp dizendo que haviam valores em aberto. Mas não, transferiam esses valores de portagens para Vialivre me cobrar. Não me oponho a pagar pelas portagens de USD 10,51 . Mas as taxas de USD 184 são abusivas, é mais do que paguei pela locação do veículo. Peço que encontrem uma solução viável para pagamento. Resido no Brasil , mas sou cidadão português e considero abusiva essa prática de cobrança. Cumprimentos.
enganado e lesado
Exmos. Senhores, Para não ocorrer duvida que esse é um comentário verdadeiro, e não de concorrente para denegrir somente, segue o numero de meu contrato Contrato de Aluguer Nº:9518300799 ao locar um veículo nessa empresa, fui enganado e lesado, não tendo pratica com tais procedimentos de locação, nos foi realizado atendimento em loja do aeroporto, assinado um contrato em um tablet aonde não temos como ler o mesmo na integra e não nos é informado no momento da assinatura, que ali está a lista de danos já existentes no veículo, que considero primeiro erro(ou mesmo passo de má fé), após esse passo fui encaminhado ao pátio de retirada de veículo, aonde simplesmente foi me entregue a chave do veículo e em momento nenhum foi nos explicado que deveríamos verificar nós mesmos o veículo e que já existiam danos já relatados no mesmo, ao entregar o veículo após 2 dias, sem nenhuma ocorrência de transito, o vistoriador "achou" uma pequenina lesão no para-brisa, perto do limpador, que com certeza seria realizada através de transbordo de carga de caminhões que trafegam em rodovias, que nos nossos trajetos não presenciamos nenhum e nem mesmo trafegamos em horários e dias de movimentação de tais cargas e pelo que notamos em rodovias portuguesas que esse tipo de coisa não é comum, e agora querem que paguemos pelo reparo, uma pequena fortuna, que no mercado português dá pra comprar uma moto básica ou um veículo em boas condições, estragou minha viagem de férias, tudo o que vi de belo no pais está sendo apagado por essa situação, e se tivesse sido mais prudente, como no brasil, quando vamos realizar qualquer negócio com empresas buscamos o reclame aqui e olhamos as críticas para não cair em golpes, mais acreditando que estávamos em um pais de primeiro mundo e correto em seus procedimentos, seguimos os passos que nos foram apresentados e depois do fato que resolvi pesquisar sobre a empresa, descobri que a mesma já é recorrente desse modus operandis, que lesam várias pessoas, e pela lista de danos que tem no veículo que loquei imagina a fortuna que já não ganharam com eles, fico triste, mais estou após várias tentativas de acordo, concordando em pagar 1 terço do valor, que seria o caução, que já acho injusto, mais seria o preço de minha inocência em seguir todos os passos sem buscar ser prudente em realizar pesquisas anteriores a locação e ou mesmo verificar o veículo de forma minuciosa. estou abrindo critica em vários sites, para precaver outras pessoas de caírem nesse golpe, por que funciona assim pelo que puder perceber em todas as reclamações que vi parecidas com a minha, todas as pessoas que não fizeram o seguro que eles oferecem que custa quase 3 vezes o valor da diária, isso por dia, você é vítima de um dano não relatado. e entrarei com reclamação no departamento de direito do consumidor de porto o CICAP! Cumprimentos.
Enganado pelo colaborador da sixt no balcão da ponta delgada
Exmos. Senhores, No passado dia 15.04.2025 pelas 11h da manhã no balcão de Ponta Delgada , na altura de levantamento da viatura, foi-me proposto pelo colaborador da Sixt no Balcão da Ponta Delgada o seguinte : Eu pagava adiantado 20 euros e podia devolver o carro sem qualquer combustível que não tinha qualquer custo adicional. Resumidamente, pagava 20 euros por um depósito de gasolina. Ele até fez as contas e mostrou-me o quando eu ficaria a ganhar. (diferença entre o valor de um depósito cheio da viatura menos os 20 euros que me cobrava : Seria o meu ganho. Convencido com a oferta , acabei por aceitar. No entanto , quando entreguei o carro no final do contrato (com o depósito a 2/8 , quase vazio) e após receber a fatura final por email ,constatei que me tinha sido cobrado "Prepaid fuel/electricity" no valor de 53,55 EUR !!! Completamente diferente do que me tinha sido oferecido pelo colaborador no Balcão. Ora a esta altura já estava a voar de regresso a Lisboa e não tive nenhuma hipótese de confrontar olhos nos olhos esta pessoa que me fez esta oferta enganosa. É fácil de identificar o colaborador do balcão da ponta delgada envolvido nesta situação (identificado pela assinatura no contrato 9718735908) Não sei porque o serviço de "Customer Service" (já contactado por mim e representado pela Senhora Catarina Nascimento) não atuou perante a minha reclamação enviada por email para customer.service@sixt.pt . Em vez disso limitou-se a explicar-me que eu tinha escolhido a opção É fácil de identificar o colaborador do balcão da ponta delgada envolvido nesta situação (identificado pela assinatura no contrato 9718735908)o que é totalmente falso ! Eu nunca escolhi esta opção. Obrigado e aguardo qualquer reação. Cumprimentos.
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