Reclamações públicas

Consulte todas as queixas publicadas na plataforma Reclamar e encontre solução para um problema semelhante, relacionado com produtos e serviços. Saiba mais
M. F.
31/08/2025

garantia recusada

No dia 25-08-2025 contactei a Ariston para solicitar assistência técnica ao meu termoacumulador. Logo de seguida fui contactado pela empresa Lidersat que presta serviços Ariston e ficou marcado para dia 27-08-2025 a deslocação do técnico ao local. No dia 27-08-2025 o técnico veio, ao qual olhou para o termoacumulador e verificou que o mesmo tinha a cuba furada a meio da mesma, ao qual se verificava que a água escorria dessa zona. De seguida verificou que nas ligações hidráulicas, a saída de água do termoacumulador não tinha o casquilho de protecção dieléctrico. Questionado sobre a falta dele, indiquei que quando recebi o equipamento, o mesmo só trazia um casquilho, e não dois. Posto isso, o técnico instalador colocou o que trazia na caixa na entrada de água do termoacumulador. No dia 29-08-2025 depois de não me darem uma resposta, contactei a empresa e disseram-me que a garantia não assumia por quebra das condições da mesma por não ter um casquilho montado. No livro de instruções do termoacumulador não menciona a obrigatoriedade da colocação do mesmo e se não trazia na caixa o cliente não tem que adivinhar que é obrigatório colocar. Foi-me dito como resposta da empresa que o técnico instalador tem obrigação de saber que a Ariston obriga a colocar estes casquilhos. Que eu saiba, um técnico de montagem de termoacumuladores não tem obrigação de saber as exigências de uma marca em especifico, quando elas não vêem mencionado no livro de instruções. É lamentável arranjarem uma desculpa para culpar o cliente de um problema que nada tem a ver com o que tentam se desculpar. Tive que adquirir já outro termoacumulador porque não poderia dar banhos á minha filha de 4 anos. Pretendo que esta situação seja esclarecida e resolvida, visto eu ser o lesado. Que culpa tem o cliente da falta de peças na caixa onde vinha o termoacumulador? Que culpa tem o cliente do livro de instruções não mencionar a obrigatoriedade da montagem desses casquilhos? Se fosse de má fé ou por opção não colocar os casquilhos, não faria sentido ter montado apenas um e não os dois. Para não falar da forma áspera por parte do técnico, que ao verificar a falta de um casquilho, quase de uma vitória se tratasse, dizendo logo que a Ariston não ia se responsabilizar. A falta de respeito e atitude por parte da Ariston e de lamentar. Atenciosamente Miguel Fonseca

Em curso
M. P.
30/12/2024

Frigorífico Hotpoint dentro da garantia

Exmos. Senhores, Em06/01/2023 adquiri um/uma Frigorífico Ariston Hotpoint por 449,99€. A compra foi efetuada numa loja Radio Popular na Covilhã. Sucede que este apresenta defeito: deixou de fazer frio, segundo os técnicos que aqui vieram dizem que o problema é fuga de gás causado por água durante o descongelamento do frígorífico, acontece que o frigorífico não é no-frost, ou seja precisa de ser descongelado de tempos em tempos, se as peças sensiveis à água não ficam protegidas a responsabilidade não é do consumidor, mas a garantia não foi aceite, com a alegação de que esse não é problema técnico. Comuniquei-vos de imediato o problema, em 08/12/2024, para que atuassem em conformidade, mas recebi como resposta que o problema não é técnico e que por esse motivo a garantia não cobre o problema, o que desrespeita a legislação aplicável. Exijo a substituição do produto defeituoso. Em alternativa, devolvam-me o dinheiro que paguei ou procedam à reparação do artigo em causa. Caso não me resolvam a situação nos próximos 10 dias, considerarei o contrato como incumprido da vossa parte. Exijo que me resolvam esta situação o mais rapidamente possível, ou tomarei as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.

Encerrada
F. M.
27/10/2024

problemas com termoacumulador

dois anos depois de instalar um acumulador térmico, um domingo tive que desligar completamente a água porque o acumulador térmico está vazando. agora, no próximo inverno, como podemos obter assistência imediata? Como você fica completamente sem água em casa? Ariston deve lidar com o assunto imediatamente. Codigo producto 420060965400

Encerrada
R. M.
05/10/2024

Bloqueio area geografica

Exmos. Senhores, Venho por esse meio apresentar a reclamação contra a Ariston Portugal. Estão a cometer uma infração contra a lei que saiu em 19 de novembro de 2021. Essa lei "proibição das práticas de bloqueio geográfico e de discriminação nas vendas eletrónicas para os consumidores das regiões autónomas" Decreto de lei ,N º: 7/2022 Sendo assim, apresento queixa por não cumprem no site "www.aristonshop.pt" a inclusão da região autónomo dos Açores. Para mais provas, gravei um vídeo, na qual não existe no campo "Província" Açores. Cumprimentos.

Encerrada
J. M.
05/07/2021

Equipamentos no frost que criam gelo

Os factos1. Em 4/8/2018 adquirimos na Rádio Popular, uma arca frigorifica marca HOTPOINT, Mod. HOTP UH8 F2D XI, pelo valor de 779,99€. Pela informação recebida na altura a arca não gerava gelo, o que era a nossa pretensão.2. Em dezembro de 2019 a mesma começou a gerar gelo. Contactada assistência técnica da AthinaSys que veio no dia 4/12/2019. Segundo o técnico a situação estava relacionada com uma programação que era feita pela marca para os países do norte da Europa e quando estes equipamentos eram vendidos no sul do continente, não havia a devida regulação, face à temperatura média do país. Em nenhuma altura desta visita foi referido que a situação se repetiria.3. Em agosto de 2020, perante um ensurdecedor barulho, sempre que a arca colocava o motor a trabalhar, voltámos a contactar os serviços técnicos e, no dia 29/8 veio um técnico da mesma empresa que informou que a arca tinha de ser descongelada pois estava a gerar gelo junto à ventoinha de distribuição de frio. Mais informou que o descongelamento teria de ocorrer de 2 em 2 anos.4. Dia 1/7/2021, verificámos que o ruído gerado pela ventoinha voltou – embora em volume mais baixo, mas no entanto de cada vez que o motor trabalha o barulho é maior – ora, este comportamento é indiciador de que em breve será de novo ensurdecedor, a temperatura no interior da arca irá sofrer alterações que vão levar à deterioração da comida. Foi de novo contactada a companhia de seguros de extensão de garantia e aguardamos agendamento do técnico.Considerações1. Fomos enganados desde a primeira hora, ao adquirirmos uma arca que supostamente não faria gelo, mas faz!2. Nunca fomos informados, até à visita do técnico, em AGT2020, que deveria haver uma descongelação do equipamento de 2 em 2 anos. No entanto, ainda nem passou um ano desde o último descongelamento.3. Sempre que esta situação ocorre há comida que é estragada, embora para o mais valioso tenhamos de recorrer a alguns amigos para guardar a comida. Mas que no entanto, perderá qualidade com o congelamento deficiente do nosso equipamento até à intervenção técnica e depois com o “leva e trás” de casa dos nossos amigos. Não voltaremos a recorrer a este expediente.4. O certo é que não há custos para mais ninguém senão para nós. A Rádio Popular, lucrou com a venda, a Companhia pouco mais fará do que liquidar a fatura de deslocação e a AthinaSys, então, é que para além de agendar a sempre demorada vinda o técnico, não resolve nada. Em resumo, todos lucraram com a nossa compra, menos nós que fomos defraudados na nossa expectativa e, sempre que ocorre uma avaria temos prejuízos tangíveis e intangíveis (como é o caso da nossa saúde pela irritabilidade que a situação gera até voltar a estar tudo normal).5. Será esta uma avaria deste equipamento em concreto? – Ou será uma deficiência de fabrico da série? Independentemente da resposta a qualquer uma das questões uma resposta é certa: FOMOS E ESTAMOS A SER ENGANADOS! Pretensão1. A reparação em definitivo da avaria. O seguro vai terminar em 2023 e, a partir daí, o nosso custo com está má opção de marca, vai ser muito maior.2. Dispor de um equipamento de substituição enquanto decorrer a reparação.3. Caso não seja possível a reparação em definitivo a substituição da arca por igual sem problemas de congelamento que foi nesse pressuposto que investimos a verba inicial.4. Caso este seja um problema de fundo da marca, que esta e os vendedores da Rádio Popular sejam obrigados a informar os clientes do necessário descongelamento e não enganem as pessoas informando que não gera gelo.No entretanto, já fomos contados para o agendamento da visita de um técnico dia 13. Ora até lá a comida vai estragar-se.Será importante considerar ainda o seguinte:- Qual o grau de danificação do eixo da ventoinha ao estar a trabalhar tantos dias em situação de empeno derivado ao seu normal movimento estar condicionado por uma camada de gelo que não devia ser gerado, considerando a publicidade da marca?- Considerando as três situações que já ocorreram, da ventoinha a trabalhar empenada por vários dias, devido à demora entre a comunicação da avaria e a visita do técnico: qual a estimativa de impacto na redução do tempo de “vida útil” do eletrodoméstico? - Qual a razão de publicitarem um equipamento que não gera gelo, mas que as sucessivas avarias e comportamento, retratados na foto em anexo contrariam?GratoJÚlio Santos

Resolvida
D. N.
30/06/2021

Avaria de máquina de lavar loiça hotpoint HFO3032WCX

A minha reclamação não vai só para a Hotpoint Ariston mas sim para todas as marcas, pois estamos constantemente a ter estas desagradáveis surpresas.Adquiri uma máquina de lavar loiça Hotpoint ref: HFO3032WCX no dia 17/12/2018 e cerca de 3 anos e meio depois avariou (é claro que não iria avariar dentro da garantia). Segundo a assistência técnica tratasse de uma avaria na placa eletrônica, placa essa que custa cerca de 200 euros, ou seja metade do valor que eu paguei pela máquina. Custa me a querer que uma placa custará assim tanto visto tratar se de uma entre muitas peças que a mesma comporta, tratando se de uma clara especulação desta industria.Sinto me impotente e não me resta alternativa senão alertar futuros clientes desta marca para pensarem duas vezes antes de adquirirem estes produtos. Como é sabido por todos nós consumidores, as marcas já sabotam os seus próprios equipamentos para maximizar os lucros e se cada casa familiar tiver 6 ou 7 electrodomésticos e como todos eles não duram muito mais do que este em questão, logo todos nós estaremos a comprar um electrodoméstico todos os anos e se o comprarem a crédito estaremos sempre a alimentar esta industria de milhões e milhões quando a maior parte da sociedade mal consegue ganhar dinheiro para pagar casa, alimentação e educação dos filhos.Algo deveria de ser feito por parte dos nossos governantes para regular este sector pois o nosso país e as nossas vidas estão á venda para quem mais poder lucrar com todas estas situações que nos condicionam não só a nós consumidores como também a um bem estar comum. O preço desta sociedade de consumo esta se a refletir a olhos vistos no nosso meio ambiente porque não só estamos a poluir para produzir em excesso como também estamos a criar resíduos desnecessários. Hotpoint Ariston para mim nunca mais.

Encerrada
C. C.
07/10/2020

Combinado Ariston H8 A1E W

Em finais de novembro de 2016 adquirimos um frigorífico combinado Ariston Hotpoint H8 A1E W, com os habituais 2 anos de garantia fornecidos pela marca. O frigorífico foi comprado novo (não foi barato, quase 400€) foi transportado pelo comerciante até a nossa residência e nunca mais foi sequer mudado de lugar de onde o instalaram. No dia 30/09/2020 (ou seja +/- 3 anos e 10 meses após a compra) sem qualquer sinal anterior de avaria o frigorífico deixou de fazer frio na parte de cima, ficando a funcionar apenas o congelador. No dia seguinte já não refrigerava na totalidade!Chamamos um técnico de eletrodomésticos para dar uma opinião, que nos disse que não tinha conhecimentos sobre estes frigoríficos mais modernos pois são todos muito “blindados”, sugerindo contactar diretamente a whirlpool/Ariston Hotpoint. Assim fizemos, mas não sabemos o que se passou pois inicialmente pediam para aguardar e quando a chamada era encaminhada para o apoio ao cliente, o sinal passava a interrompido.O mesmo se passou no dia 02/10/2020 (excepto no fim de semana e no dia 5/10/2020 que é feriado), bem como no dia 06/10/2020.Finalmente conseguimos hoje, dia 07/10/2020 e, ao explicarmos o problema, a senhora da linha telefónica imediatamente disse ser um problema muito comum e que se trataria de uma fuga de gás e que iria informar os técnicos para se deslocarem à nossa habitação, sendo o valor de deslocação de 50€:- O técnico verificava, ia embora, orçamentava e viria reparar o problema. Ou seja:1- A whirlpool/Ariston Hotpointl) assumiu via telefone qual o problema e que tem resolução2- Mesmo assim vai mandar um técnico que irá analisar e como tem resolução, a gente que se prepare para pagar nova deslocação e valor da reparação.Questiono se:- é normal um frigorífico com menos de 4 anos deixar de refrigerar na totalidade?- a marca, apesar do eletrodoméstico já não estar dentro da garantia, não se preocupa em prestar assistência para IDENTIFICAÇÃO dos problema sem nos levar couro e cabelo? Até o técnico de eletrodomésticos que chamamos a casa para auxiliar não nos cobrou qualquer valor!!!Ainda perguntei novamente se não assistiam gratuitamente e depois, sim, enviar orçamento, mas responderam que não.Entretanto li numa publicação aqui semelhante que a marca não repara as fugas de gás - situação que também li que não é coberta pelo seguro ou por qualquer garantia, mesmo que houvesse uma extensão de garantia!Contactamos novamente a whirlpool/Ariston Hotpoint. A senhora da linha telefónica confirmou que a extensão não funcionaria para esta situação.Estamos claramente a ser enganados. O sistema está todo viciado. As marcas fazem produtos que só duram o tempo suficiente para ultrapassar a garantia, as avarias acontecem em sistemas “blindados” que não permitem reparações e as empresas que fazem as assistências autorizadas ganham dinheiro vendendo frigoríficos a preços especiais aos crédulos consumidores que compraram um frigorífico novo, achando que este duraria pelo menos 10 anos! Um engano, um conto do vigário e que esperamos ver resolvido!

Encerrada
P. S.
05/06/2020

Problema com assistência técnica

Venho por este meio reclamar a vossas excelências por falhas na assistência técnica. O meu primeiro pedido foi feito terça feira de manhã, onde me foi dito que seria contactado por um técnico brevemente. Na quarta feira após não ter sido contactado tentei ligar e numa gravação foi-me dito que as linhas estavam todas ocupadas para deixar contacto que seria contactado depois, tal não aconteceu. Quinta dia 4 liguei novamente (sempre a pagar) foi-me dito que o prazo para ser contactado seria 48 horas e que iriam avisar o técnico sobre a demora e que seria contactado brevemente... Hj vai em 72 horas e continuo a espera. A máquina em causa encontra - se na garantia...

Resolvida
N. C.
02/04/2020

Problema com garantia bomba calor nuos evo 110

Venho por este meio comunicar a vossas excelencias que estou muito desagradado com a assistencia e garantia da Ariston , Adquiri uma bomba de calor Nuos evo 110 atraves da campanha da EDP em 2018 e este ano apos passar um mes do fdim da garantia de dois anos a caldeira começou a verter , contactei a EDP que por sua vez me disse que a caldeira tinha cinco anos de garantia o que verifiquei na propria pagina da EDP da venda das bombas de calor a mesma contactou a Ariston para requisitar assistencia que por sua vez demorou cerca de tres semanas a vir verificar o problema pois nao tinham tecnicos disponiveis quando fui contactado pelo tecnico da assistencia a primeira coisa que me disseram foi que se a bomba não tivesse garantia teria que pagar a deslocação do tecnico , cerca de 60 euros mais iva pelo que concordei pois queria o problema resolvido pois estava sem agua quente há semanas , quando o tecnico veio finalmente a primeira coisa que me perguntou foi se tinha sido feita a assistencia regular confirmei que sim tinha sido feita como manda o manual da bomba o primeiro ano foi drenada e limpo o evaporador no segundo ano foi retirada a tampa inferior para efectura uma limpeza mais profunda e foi substituiodo o anodo de magnesio que estava praticamente intacto mas foi substituiodo na mesma e tambem foi substituido o anodo electrico pois tinha uma fissura no corpo tambem foi substituida a junta da tampa ( tudo material original ) foi igualmente mostrado ao tecnico o material substituido e o mesmo tirou fotos , apos isso verificou que a cuba estava furada e então perguntou-me pelas faturas das duas assistencias pelo que espliquei-lhe que não as tinha pois as mesmas foram feitas pelo instalador ( que é meu amigo e fez-me esse favor ) então ai começou a história o tecnico da ariston disse que ia enviar o relatório para a ariston e depois eles diriam alguma coisa , mas passado alguns minutos o tecnico pegou no telefone e ligou para a entidade patronal esteve a falar afastado cerca de 15 minutos , após isso veio ter comigo e disse que a bomba nao tinha garantia pois nao tinha sido um tecnico autorizado a fazer as assistencias mas que nunca tinha vido uma cuba furada antes pelo que eu disse como era possivel se nem o anodo de magnesio estava gasto só podia ser defeito de fabrico madisse na mesma que nao tinha garanti , pelo que paguei cerca de 60 euros + iva , passado uns dias a EdP ligou-me a confirmar que a bomba nao tinha garantia pois tinha sido feitas as manutenções por um tecnico não autorizado , tinha que ter sido feita por um tecnico da assistencia da EDP ou da Ariston ( engraçado que no primeiro ano pedi através da linha do Funciona para efectuarem a manutenção e foi-me dito que não faziam assistencias a bombas de calor mas tambem nao fui informado que tinha que contactar a assistencia da Ariston para efectuar a mesma pelo que recorri ao meu amigo pois foi o instalador da bomba , portanto isto tudo soa-me a má fé tanto da Ariston como da EDP pois foram eles que me venderam o Aparelho , Aliás o manual da bomba esplica todos os procedimentos a realizar nas manutençoes que não é nada de dificil pois eu sou tecnico de manutenção Automovel e faço manutenções e reparações muito mais complicadas que uma simples drenagem e limpeza mas adiantando tive que adquirir outra bomba de calor é triste mas é verdade .

Encerrada
A. R.
21/10/2019

vidro do forno estourou

Venho por meio desta comunicar que ao colocar um filé no forno, após 15 minutos de uso na potência 180, o vidro interno do forno estourou, sem machucados com as pessoas. Como devemos proceder com a troca, já que este não devia estourar pois foi fabricado para tal.

Encerrada

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.