Reclamações recentes

M. F.
31/08/2025

garantia recusada

No dia 25-08-2025 contactei a Ariston para solicitar assistência técnica ao meu termoacumulador. Logo de seguida fui contactado pela empresa Lidersat que presta serviços Ariston e ficou marcado para dia 27-08-2025 a deslocação do técnico ao local. No dia 27-08-2025 o técnico veio, ao qual olhou para o termoacumulador e verificou que o mesmo tinha a cuba furada a meio da mesma, ao qual se verificava que a água escorria dessa zona. De seguida verificou que nas ligações hidráulicas, a saída de água do termoacumulador não tinha o casquilho de protecção dieléctrico. Questionado sobre a falta dele, indiquei que quando recebi o equipamento, o mesmo só trazia um casquilho, e não dois. Posto isso, o técnico instalador colocou o que trazia na caixa na entrada de água do termoacumulador. No dia 29-08-2025 depois de não me darem uma resposta, contactei a empresa e disseram-me que a garantia não assumia por quebra das condições da mesma por não ter um casquilho montado. No livro de instruções do termoacumulador não menciona a obrigatoriedade da colocação do mesmo e se não trazia na caixa o cliente não tem que adivinhar que é obrigatório colocar. Foi-me dito como resposta da empresa que o técnico instalador tem obrigação de saber que a Ariston obriga a colocar estes casquilhos. Que eu saiba, um técnico de montagem de termoacumuladores não tem obrigação de saber as exigências de uma marca em especifico, quando elas não vêem mencionado no livro de instruções. É lamentável arranjarem uma desculpa para culpar o cliente de um problema que nada tem a ver com o que tentam se desculpar. Tive que adquirir já outro termoacumulador porque não poderia dar banhos á minha filha de 4 anos. Pretendo que esta situação seja esclarecida e resolvida, visto eu ser o lesado. Que culpa tem o cliente da falta de peças na caixa onde vinha o termoacumulador? Que culpa tem o cliente do livro de instruções não mencionar a obrigatoriedade da montagem desses casquilhos? Se fosse de má fé ou por opção não colocar os casquilhos, não faria sentido ter montado apenas um e não os dois. Para não falar da forma áspera por parte do técnico, que ao verificar a falta de um casquilho, quase de uma vitória se tratasse, dizendo logo que a Ariston não ia se responsabilizar. A falta de respeito e atitude por parte da Ariston e de lamentar. Atenciosamente Miguel Fonseca

Em curso
M. P.
30/12/2024

Frigorífico Hotpoint dentro da garantia

Exmos. Senhores, Em06/01/2023 adquiri um/uma Frigorífico Ariston Hotpoint por 449,99€. A compra foi efetuada numa loja Radio Popular na Covilhã. Sucede que este apresenta defeito: deixou de fazer frio, segundo os técnicos que aqui vieram dizem que o problema é fuga de gás causado por água durante o descongelamento do frígorífico, acontece que o frigorífico não é no-frost, ou seja precisa de ser descongelado de tempos em tempos, se as peças sensiveis à água não ficam protegidas a responsabilidade não é do consumidor, mas a garantia não foi aceite, com a alegação de que esse não é problema técnico. Comuniquei-vos de imediato o problema, em 08/12/2024, para que atuassem em conformidade, mas recebi como resposta que o problema não é técnico e que por esse motivo a garantia não cobre o problema, o que desrespeita a legislação aplicável. Exijo a substituição do produto defeituoso. Em alternativa, devolvam-me o dinheiro que paguei ou procedam à reparação do artigo em causa. Caso não me resolvam a situação nos próximos 10 dias, considerarei o contrato como incumprido da vossa parte. Exijo que me resolvam esta situação o mais rapidamente possível, ou tomarei as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.

Encerrada
F. M.
27/10/2024

problemas com termoacumulador

dois anos depois de instalar um acumulador térmico, um domingo tive que desligar completamente a água porque o acumulador térmico está vazando. agora, no próximo inverno, como podemos obter assistência imediata? Como você fica completamente sem água em casa? Ariston deve lidar com o assunto imediatamente. Codigo producto 420060965400

Encerrada
R. M.
05/10/2024

Bloqueio area geografica

Exmos. Senhores, Venho por esse meio apresentar a reclamação contra a Ariston Portugal. Estão a cometer uma infração contra a lei que saiu em 19 de novembro de 2021. Essa lei "proibição das práticas de bloqueio geográfico e de discriminação nas vendas eletrónicas para os consumidores das regiões autónomas" Decreto de lei ,N º: 7/2022 Sendo assim, apresento queixa por não cumprem no site "www.aristonshop.pt" a inclusão da região autónomo dos Açores. Para mais provas, gravei um vídeo, na qual não existe no campo "Província" Açores. Cumprimentos.

Encerrada
J. M.
05/07/2021

Equipamentos no frost que criam gelo

Os factos1. Em 4/8/2018 adquirimos na Rádio Popular, uma arca frigorifica marca HOTPOINT, Mod. HOTP UH8 F2D XI, pelo valor de 779,99€. Pela informação recebida na altura a arca não gerava gelo, o que era a nossa pretensão.2. Em dezembro de 2019 a mesma começou a gerar gelo. Contactada assistência técnica da AthinaSys que veio no dia 4/12/2019. Segundo o técnico a situação estava relacionada com uma programação que era feita pela marca para os países do norte da Europa e quando estes equipamentos eram vendidos no sul do continente, não havia a devida regulação, face à temperatura média do país. Em nenhuma altura desta visita foi referido que a situação se repetiria.3. Em agosto de 2020, perante um ensurdecedor barulho, sempre que a arca colocava o motor a trabalhar, voltámos a contactar os serviços técnicos e, no dia 29/8 veio um técnico da mesma empresa que informou que a arca tinha de ser descongelada pois estava a gerar gelo junto à ventoinha de distribuição de frio. Mais informou que o descongelamento teria de ocorrer de 2 em 2 anos.4. Dia 1/7/2021, verificámos que o ruído gerado pela ventoinha voltou – embora em volume mais baixo, mas no entanto de cada vez que o motor trabalha o barulho é maior – ora, este comportamento é indiciador de que em breve será de novo ensurdecedor, a temperatura no interior da arca irá sofrer alterações que vão levar à deterioração da comida. Foi de novo contactada a companhia de seguros de extensão de garantia e aguardamos agendamento do técnico.Considerações1. Fomos enganados desde a primeira hora, ao adquirirmos uma arca que supostamente não faria gelo, mas faz!2. Nunca fomos informados, até à visita do técnico, em AGT2020, que deveria haver uma descongelação do equipamento de 2 em 2 anos. No entanto, ainda nem passou um ano desde o último descongelamento.3. Sempre que esta situação ocorre há comida que é estragada, embora para o mais valioso tenhamos de recorrer a alguns amigos para guardar a comida. Mas que no entanto, perderá qualidade com o congelamento deficiente do nosso equipamento até à intervenção técnica e depois com o “leva e trás” de casa dos nossos amigos. Não voltaremos a recorrer a este expediente.4. O certo é que não há custos para mais ninguém senão para nós. A Rádio Popular, lucrou com a venda, a Companhia pouco mais fará do que liquidar a fatura de deslocação e a AthinaSys, então, é que para além de agendar a sempre demorada vinda o técnico, não resolve nada. Em resumo, todos lucraram com a nossa compra, menos nós que fomos defraudados na nossa expectativa e, sempre que ocorre uma avaria temos prejuízos tangíveis e intangíveis (como é o caso da nossa saúde pela irritabilidade que a situação gera até voltar a estar tudo normal).5. Será esta uma avaria deste equipamento em concreto? – Ou será uma deficiência de fabrico da série? Independentemente da resposta a qualquer uma das questões uma resposta é certa: FOMOS E ESTAMOS A SER ENGANADOS! Pretensão1. A reparação em definitivo da avaria. O seguro vai terminar em 2023 e, a partir daí, o nosso custo com está má opção de marca, vai ser muito maior.2. Dispor de um equipamento de substituição enquanto decorrer a reparação.3. Caso não seja possível a reparação em definitivo a substituição da arca por igual sem problemas de congelamento que foi nesse pressuposto que investimos a verba inicial.4. Caso este seja um problema de fundo da marca, que esta e os vendedores da Rádio Popular sejam obrigados a informar os clientes do necessário descongelamento e não enganem as pessoas informando que não gera gelo.No entretanto, já fomos contados para o agendamento da visita de um técnico dia 13. Ora até lá a comida vai estragar-se.Será importante considerar ainda o seguinte:- Qual o grau de danificação do eixo da ventoinha ao estar a trabalhar tantos dias em situação de empeno derivado ao seu normal movimento estar condicionado por uma camada de gelo que não devia ser gerado, considerando a publicidade da marca?- Considerando as três situações que já ocorreram, da ventoinha a trabalhar empenada por vários dias, devido à demora entre a comunicação da avaria e a visita do técnico: qual a estimativa de impacto na redução do tempo de “vida útil” do eletrodoméstico? - Qual a razão de publicitarem um equipamento que não gera gelo, mas que as sucessivas avarias e comportamento, retratados na foto em anexo contrariam?GratoJÚlio Santos

Resolvida

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