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Equipamentos no frost que criam gelo

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. M.

Para: Ariston Portugal

05/07/2021

Os factos1. Em 4/8/2018 adquirimos na Rádio Popular, uma arca frigorifica marca HOTPOINT, Mod. HOTP UH8 F2D XI, pelo valor de 779,99€. Pela informação recebida na altura a arca não gerava gelo, o que era a nossa pretensão.2. Em dezembro de 2019 a mesma começou a gerar gelo. Contactada assistência técnica da AthinaSys que veio no dia 4/12/2019. Segundo o técnico a situação estava relacionada com uma programação que era feita pela marca para os países do norte da Europa e quando estes equipamentos eram vendidos no sul do continente, não havia a devida regulação, face à temperatura média do país. Em nenhuma altura desta visita foi referido que a situação se repetiria.3. Em agosto de 2020, perante um ensurdecedor barulho, sempre que a arca colocava o motor a trabalhar, voltámos a contactar os serviços técnicos e, no dia 29/8 veio um técnico da mesma empresa que informou que a arca tinha de ser descongelada pois estava a gerar gelo junto à ventoinha de distribuição de frio. Mais informou que o descongelamento teria de ocorrer de 2 em 2 anos.4. Dia 1/7/2021, verificámos que o ruído gerado pela ventoinha voltou – embora em volume mais baixo, mas no entanto de cada vez que o motor trabalha o barulho é maior – ora, este comportamento é indiciador de que em breve será de novo ensurdecedor, a temperatura no interior da arca irá sofrer alterações que vão levar à deterioração da comida. Foi de novo contactada a companhia de seguros de extensão de garantia e aguardamos agendamento do técnico.Considerações1. Fomos enganados desde a primeira hora, ao adquirirmos uma arca que supostamente não faria gelo, mas faz!2. Nunca fomos informados, até à visita do técnico, em AGT2020, que deveria haver uma descongelação do equipamento de 2 em 2 anos. No entanto, ainda nem passou um ano desde o último descongelamento.3. Sempre que esta situação ocorre há comida que é estragada, embora para o mais valioso tenhamos de recorrer a alguns amigos para guardar a comida. Mas que no entanto, perderá qualidade com o congelamento deficiente do nosso equipamento até à intervenção técnica e depois com o “leva e trás” de casa dos nossos amigos. Não voltaremos a recorrer a este expediente.4. O certo é que não há custos para mais ninguém senão para nós. A Rádio Popular, lucrou com a venda, a Companhia pouco mais fará do que liquidar a fatura de deslocação e a AthinaSys, então, é que para além de agendar a sempre demorada vinda o técnico, não resolve nada. Em resumo, todos lucraram com a nossa compra, menos nós que fomos defraudados na nossa expectativa e, sempre que ocorre uma avaria temos prejuízos tangíveis e intangíveis (como é o caso da nossa saúde pela irritabilidade que a situação gera até voltar a estar tudo normal).5. Será esta uma avaria deste equipamento em concreto? – Ou será uma deficiência de fabrico da série? Independentemente da resposta a qualquer uma das questões uma resposta é certa: FOMOS E ESTAMOS A SER ENGANADOS! Pretensão1. A reparação em definitivo da avaria. O seguro vai terminar em 2023 e, a partir daí, o nosso custo com está má opção de marca, vai ser muito maior.2. Dispor de um equipamento de substituição enquanto decorrer a reparação.3. Caso não seja possível a reparação em definitivo a substituição da arca por igual sem problemas de congelamento que foi nesse pressuposto que investimos a verba inicial.4. Caso este seja um problema de fundo da marca, que esta e os vendedores da Rádio Popular sejam obrigados a informar os clientes do necessário descongelamento e não enganem as pessoas informando que não gera gelo.No entretanto, já fomos contados para o agendamento da visita de um técnico dia 13. Ora até lá a comida vai estragar-se.Será importante considerar ainda o seguinte:- Qual o grau de danificação do eixo da ventoinha ao estar a trabalhar tantos dias em situação de empeno derivado ao seu normal movimento estar condicionado por uma camada de gelo que não devia ser gerado, considerando a publicidade da marca?- Considerando as três situações que já ocorreram, da ventoinha a trabalhar empenada por vários dias, devido à demora entre a comunicação da avaria e a visita do técnico: qual a estimativa de impacto na redução do tempo de “vida útil” do eletrodoméstico? - Qual a razão de publicitarem um equipamento que não gera gelo, mas que as sucessivas avarias e comportamento, retratados na foto em anexo contrariam?GratoJÚlio Santos

Mensagens (1)

Ariston Portugal

Para: J. M.

06/07/2021

Exmos Senhores,Acusamos a receção do V. email o qual mereceu a nossa melhor atenção.Relativamente à reclamação apresentada, para que possamos identificar o processo e averiguar a situação, necessitamos que nos confirmem o contacto telefónico que ficou associado ao pedido de assistencia técnica.Com os melhores cumprimentos,Atenciosamente,Atenção ao ClienteA segunda-feira, 5 de julho de 2021 à(s) 14:43:42 UTC+1, escreveu:


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