Reclamações públicas

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Abanca cobrando taxa indevida e agindo de má fé com um cliente de baixa médica

Exmos. Senhores, Venho apresentar uma reclamação formal contra o Banco Eurobic Abanca por ter procedido ao débito proporcional (278,56€) de um valor referente à "Campanha Domiciliação de Ordenado" (Cláusula 6ª, b)). O Banco alega incumprimento contratual por o crédito mensal ter sido inferior a 850€. Contudo, o Cliente encontra-se em baixa médica certificada pela Segurança Social há 3 (três) meses, recebendo apenas o Subsídio de Doença. Argumento que o débito é indevido porque: O incumprimento deve-se a Força Maior (doença grave), não a má-fé ou escolha do Cliente. A penalização viola a Boa-fé Contratual e a Lei de Defesa do Consumidor, pois o Banco penaliza o Cliente por uma situação de proteção social. Já contestei formalmente o débito junto do Banco e, devido à minha urgência financeira causada pela condição médica, solicito a vossa intervenção imediata para mediar o estorno do valor indevidamente cobrado. Anexos: Cópia do Contrato, Comprovativo da Baixa Médica (CIT) e Comprovativo do Débito. Com os melhores cumprimentos, Jorge Augusto Rocha Ferreira da Silva

Em curso

Veículo em nome da Abanca já pago à muitos anos

Boa tarde, o meu companheiro já tem o veículo ligeiro pago à Deutsche banco, desde 2014, sendo que nunca conseguiu que passassem o carro para o nome dele, em 2019, com a alteração para a Abanca, ele insistiu para essa alteração se realizar, sendo que eles cobram para que essa alteração fosse feita. Recebemos um livrete novo, qual não é o nosso espanto quando nos apercebemos que o livrete em vez de vir no nome do meu companheiro, veio em nome da Abanca. Tentamos novo contacto pessoal com a Abanca, mas nada se resolveu, em 2021, mudamos de residência e não conseguimos mudar a morada do veículo, por estar ainda em nome da Abanca.... Voltamos a tentar que isso se resolvesse e até agora, nada feito.... Ontem tentamos emitir o documento para pagamento do IUC, quando nos apercebemos que não conseguimos porque foi emitido pela abanca, sendo que o prazo de pagamento é hoje, não sabemos como iremos resolver a situação.

Em curso

COMISSÕES GRATUITAS OU ESQUECIDAS

Boa tarde Venho por este meio reclamar o seguinte: Em 24/05/2024, aderi à Campanha de Domiciliação de Ordenado 350. Segundo informação da ABANCA, o primeiro ano estaria isento de comissões, mas não é isso que está a acontecer no meu caso. Embora já tenha reclamado desta situação, o que se verifica é que cobram a comissão rápidamente no primeiro dia de cada mês desde 01/06/2024 e só devolvem o valor quando bem entendem (por vezes após 2 meses) e ultimamente e estão em falta a devolução das comissões cobradas de Março a Maio de 2025 no total de 15,60€ (portanto à mais de 7 meses). Está implícito um aproveitamento da ABANCA, porque enquanto não devolve o dinheiro aos clientes, o mesmo pode ser aplicado com juros com lucros para a própria Instituição. Pretendo desta forma a devolução do valor em causa (15,60€) correspondente ao primeiro ano de fidelização, a reformulação com os respetivos juros de mora associados pelos atrasos sucessivos e o encerramento imediato da minha conta bancária.

Encerrada

Conta aberta sem o cliente solicitar

O Banco ABANCA abriu uma conta em meu nome sem a minha autorização. Solicitei, através do formulário disponível no site da ABANCA, a intenção de abrir uma conta. O banco informou-me que seria necessário dirigir-me ao balcão para assinar alguns documentos para proceder com a abertura da conta. Quando compareci ao balcão, ninguém estava informado sobre o processo, pelo que me retirei e optei por abrir uma conta noutro banco, o que consegui fazer em apenas cinco minutos através da aplicação móvel. Uma ou duas semanas depois, recebi uma chamada do banco solicitando novamente que me deslocasse ao balcão. Informei que já não tinha interesse em abrir a conta, explicando que, devido ao ocorrido, já tinha aberto conta noutro banco. Posteriormente, verifiquei junto do Banco, que afinal a conta foi aberta sem as minhas assinaturas e sem a minha autorização. Considero lamentável que o banco proceda à abertura de contas sem que o cliente tenha assinado qualquer documento. Esta situação já foi denunciada ao Banco de Portugal, mas até ao momento o ABANCA ainda não se pronunciou.

Resolvida

Cobranças após amortização total

Exmos. Senhores, Após varias tentativas de contacto, inclusive envios de comprovativos, continuam a ser me cobradas prestações relativas ao empréstimo que liquidei na totalidade. Sendo que não obtive resposta, solicito a vossa resposta com a maior brevidade. Cumprimentos.

Encerrada

Suspensão condicoes de campanha de adesao

Exmos. Senhores, venho por este meio expor uma situação ocorrida que se tem vindo a mostrar bastante desagradável e com a qual não concordo. Em Março de 2024 abri uma conta ordenado no ABANCA, no qual estava em vigor uma campanha de domiciliação de ordenado com as seguintes condições (que podem ser consultadas na FINE que anexo): - pagamento inicial de 250 euros para a conta à ordem na primeira domiciliação de ordenado; - conta remunerada por 1 ano completo a uma taxa de 2% sobre o saldo de conta. Acontece que no passado mês de setembro estive de baixa médica e, como tal, em novembro não houve lugar à habitual transferência bancária feita pela entidade patronal. O banco em questão, sem me contactar, suspendeu os pagamentos de juros mensais sobre o saldo da conta à ordem. No mês de dezembro, não vendo a situação reposta nem regularizada, decidi contactar a gestora de conta por email. Expliquei que tinha estado de baixa e que por esse motivo não houve pagamento da entidade no mes de outubro, mas efetivamente eu nunca suspendi nem mudei a domiciliação do ordenado. Informaram-me que a campanha tinha sido cancelada por eu não ter cumprido com as condições de adesão. Contestei, pois a baixa médica é um direito e não é algo que se possa controlar opcionalmente. A minha questão é: tenho ou não direito à reposição da remuneração mensal do saldo da conta até perfazer o primeiro ano? E no caso de não ter, posso fechar a mesma? Ou continuo obrigada à permanência de conta de 2 anos, mesmo não tendo na teoria incumprido com nenhuma condição imposta? Agradeço resposta, pois entretanto o banco deixou de me responder. Cumprimentos., Ana Pires.

Encerrada

Cobrança de comissão por amortização antecipada

Exmos. Senhores, No dia de hoje, 11 de dezembro de 2024, dirigi-me ao vosso balcão de Belém, onde tenho a minha gestora de conta, para amortizar parcialmente o crédito habitação que tenho convosco desde 2002. Fiz questão de tratar deste assunto até ao final do ano para ter isenção da comissão na amortização antecipada, por isso muito me surpreendeu quando a Dra Ana Neto me transmitiu que, apesar de estar a fazer a amortização antes do final do ano, a comissão de 0,5% seria cobrada na mesma, pois a próxima prestação do empréstimo seria a 2 de janeiro e ao transitar para 2025 já a isenção não se aplicava, sendo que somente em fevereiro se iria reflectir na prestação da casa. Esta comissão só não seria cobrada nos casos em que a amortização era total, pois aí já não haveriam prestações adicionais e o assunto estaria tratado ainda este ano. Gostava de ver esta situação clarificada, pois desde que esta medida de isenção de comissão na amortização antecipada dos créditos habitação foi criada sempre foi referido que a mesma se aplicaria a amortizações realizadas até final de 2024, ou seja, 31 de dezembro de 2024. Nunca se referiram a nenhuma excepção a esta regra instituída. Envio em anexo o comprovativo do pedido de amortização. Na expectativa das vossas breves notícias, subscrevo-me. Com os melhores cumprimentos, Ana Maria Dias

Resolvida

Abanca Silver é um perigo

No dia 29 de novembro fiz uma compra com o cartão de crédito Abanca Silver, banco onde tenho o crédito habitação, de 100€. No dia 30 fechou o extrato. Esse mesmo extrato deveria ter sido enviado por e-mail ou correio, todavia nem por uma via nem por outra recebi qualquer informação. No dia 7 de dezembro, 8 dias após a compra, já o Abanca estava a ir a minha conta levantar os 100€, algo que não conseguiu pois, eu ao não estar precavido não havia lá colocado saldosuficiente. Atente-se que já uso cartões de crédito há sensivelmente 20 anos e nunca me havia acontecido algo similar. O Abanca depronto aplicou uma coima de 12,48€ respeitantes a comissão de recuperação de crédito. Mais uma vez, nem perante esse facto oAbanca comunicou comigo fosse por e-mail, chamada ou SMS. Por acaso, no dia 10 ou 11 de dezembro acedi ao online banking edeparei-me com essa situação. De pronto, contactei o Abanca, que me remeteu para o gestor de conta, o qual disse nada perceber decartões de crédito (fantástico, não é?) e que me encaminharia para uma colega mais especializada. Ao falar com esta, a mesmaindicou-me que deveria fazer chegar um e-mail ao meu gestor de conta (o tal que não percebe deste assunto) e que o mesmoencaminharia para o departamento competente. Assim fiz, e obtive hoje a resposta, com a qual evidentemente não posso concordar deque são as regras do cartão e nada pode ser feito a este respeito para me restituírem os 12,48€. Ora, sinto-me defraudado por estebanco e por esta forma de operar, onde o banco não disponibiliza a informação ao cliente expondo-o facilmente a riscos financeirosdesnecessários.

Encerrada

Amortização antecipada de capital empréstimo habitação

Venho, por este meio, comunicar a V. Exa que fiz um pedido de amortização antecipada de capital relativo ao meu crédito à habitação própria no dia 07/04/2023 através de email para o banco Abanca. Dia 13/04/2023 sou informado que o pedido foi direcionado para minha gestora de conta. Dia 26/04/2023, ainda sem resposta volto a enviar email com pedido de esclarecimento reforçando a pretensão em efetuar uma amortização antecipada de capital do crédito à habitação. Dia 12 de maio verifico que a antecipação da amortização não foi efetuada e que por conseguinte a prestação subiu cerca de 35€. Dia 15 de maio reitero o meu pedido. Idem dia 24/05/2023. Dia 28/06/2023 após novo contacto mas desta vez incluindo uma ameaça de queixa, a própria gestora respondeu-me informando que o pagamento da antecipação é feita no mesmo dia do pagamento da prestação mensal, tendo apenas efeito no mês seguinte. O prazo para este pedido é de sete dias úteis em relação à data em que costumo pagar a prestação. Ora a redução do valor da prestação deveria ter ocorrido em maio, o que não sucedeu. A inoperância do banco fez com que pagasse cerca de 35€ a mais na prestação de junho. Entrei novamente em contacto com a gestora por email dia 29/06/2023 a qual não respondeu.Pretendo ser ressarcido do valor em causa - 35€.Nota: a redução da prestação também não ocorreu junto da prestação mensal de junho mas entretanto a diferença foi reembolsada.Obrg

Encerrada

O comercial diz uma coisa ao telefone, mas o cliente é que paga pelo erro

Contexto:Em 22 de julho de 2023, entrei em contacto com a minha gestora de conta. Foi neste momento que fui informado que estaria a ser penalizado por não domiciliar um montante na minha conta à ordem (mais detalhes abaixo).Principais Pontos de Preocupação:1. Falta de Transparência nas Taxas de Penalização: Em 31 de julho de 2023, fui informado de que estava a incorrer em penalizações devido a não cumprir uma condição relacionada a depósitos mensais de pelo menos 1000€. No momento de contratualização do crédito habitação, o ponto de contacto Rui Tomé claramente informou-me não ser necessário fazer este depósito tão avultado (sendo apenas necessário cobrir o valor do crédito habitação). O incumprimento nunca foi claramente comunicado a mim, e as penalizações não estavam discriminadas no meu extrato.2. Informação Conflitante durante Negociação Inicial: Durante a negociação inicial do crédito habitação, tive um acordo com o Sr. Rui Tomé por telefone, afirmando que só precisava depositar o suficiente para cobrir o valor do crédito habitação (o próprio admitiu por telefone dia 8 de agosto de 2023 que o tinha feito). Isso contrasta com as condições mencionadas posteriormente, levando às penalidades. Esforços para obter clareza do Sr. Tomé foram encontrados com evasão e falta de responsabilidade.3. Perda Financeira: Após cálculos, descobri que estive a perder aproximadamente 33€ mensalmente, totalizando até agora 400€ anualmente devido a estas penalizações não divulgadas. A principal razão para isto é a informação errada passada pelo representante do banco Rui Tomé durante o processo de aquisição do cliente.Pedido:1. Solicito gentilmente um reembolso total dos 400€ que perdi devido às penalidades incorridas pela falta de transparência e má comunicação.2. Insto o banco a rever os seus processos de comunicação com o cliente para garantir clareza e prevenir tais mal-entendidos no futuro.Conclusão:Valorizo a relação que tenho com a ABANCA e aprecio os esforços de representantes como a Sra. Silva que tentaram ajudar. No entanto, a falta de clareza e a má comunicação levaram a perdas financeiras e a um significativo desconforto. Espero que o banco reconheça a gravidade desta situação e tome as medidas necessárias para retificá-la.

Encerrada

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