Classificação
- Total de reclamações
- 28
- Número de reclamações*
- 11
- Reclamações resolvidas*
- 72%
- Média de dias para responder*
- 3 dias
Cálculo da pontuação da empresa
Esta pontuação reflete a capacidade da empresa resolver as reclamações dos consumidores.
O cálculo é feito com base em três indicadores:
A pontuação baseia-se nos últimos 12 meses.
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Qualidade do serviço de tratamento das reclamações
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Reclamações recentes
Cobraram-me €75 extras alem dos 0.5% por cancelar crédito a habitação
Eu tinha 6 empréstimos à habitação com taxa variável no Abanca e transferi-os para o Novo Banco. O Abanca para além de me ter cobrado os 0.5% permitidos por lei cobrou-me também €75 por cada um dos empréstimos com o titulo “REDÉBITO AUTENTICAÇÃO TERMO CANCELAMENTO”. Questionei-os várias vezes por me estarem a cobrar mais que os 0.5% máximo que pode ser cobrado por lei e nunca recebi nenhuma resposta aceitável para além de que estava no precário deles portanto podiam cobrar. Mais do que isso, no preçário deles diz que a esta despesas acresce-se IVA a 23% e nunca cobraram o IVA. Vide fim da pagina 2 do preçario. Suponho que isto seja crime económico e que deve ser reportado à ASAE.
Abanca cobrando taxa indevida e agindo de má fé com um cliente de baixa médica
Exmos. Senhores, Venho apresentar uma reclamação formal contra o Banco Eurobic Abanca por ter procedido ao débito proporcional (278,56€) de um valor referente à "Campanha Domiciliação de Ordenado" (Cláusula 6ª, b)). O Banco alega incumprimento contratual por o crédito mensal ter sido inferior a 850€. Contudo, o Cliente encontra-se em baixa médica certificada pela Segurança Social há 3 (três) meses, recebendo apenas o Subsídio de Doença. Argumento que o débito é indevido porque: O incumprimento deve-se a Força Maior (doença grave), não a má-fé ou escolha do Cliente. A penalização viola a Boa-fé Contratual e a Lei de Defesa do Consumidor, pois o Banco penaliza o Cliente por uma situação de proteção social. Já contestei formalmente o débito junto do Banco e, devido à minha urgência financeira causada pela condição médica, solicito a vossa intervenção imediata para mediar o estorno do valor indevidamente cobrado. Anexos: Cópia do Contrato, Comprovativo da Baixa Médica (CIT) e Comprovativo do Débito. Com os melhores cumprimentos, Jorge Augusto Rocha Ferreira da Silva
Veículo em nome da Abanca já pago à muitos anos
Boa tarde, o meu companheiro já tem o veículo ligeiro pago à Deutsche banco, desde 2014, sendo que nunca conseguiu que passassem o carro para o nome dele, em 2019, com a alteração para a Abanca, ele insistiu para essa alteração se realizar, sendo que eles cobram para que essa alteração fosse feita. Recebemos um livrete novo, qual não é o nosso espanto quando nos apercebemos que o livrete em vez de vir no nome do meu companheiro, veio em nome da Abanca. Tentamos novo contacto pessoal com a Abanca, mas nada se resolveu, em 2021, mudamos de residência e não conseguimos mudar a morada do veículo, por estar ainda em nome da Abanca.... Voltamos a tentar que isso se resolvesse e até agora, nada feito.... Ontem tentamos emitir o documento para pagamento do IUC, quando nos apercebemos que não conseguimos porque foi emitido pela abanca, sendo que o prazo de pagamento é hoje, não sabemos como iremos resolver a situação.
COMISSÕES GRATUITAS OU ESQUECIDAS
Boa tarde Venho por este meio reclamar o seguinte: Em 24/05/2024, aderi à Campanha de Domiciliação de Ordenado 350. Segundo informação da ABANCA, o primeiro ano estaria isento de comissões, mas não é isso que está a acontecer no meu caso. Embora já tenha reclamado desta situação, o que se verifica é que cobram a comissão rápidamente no primeiro dia de cada mês desde 01/06/2024 e só devolvem o valor quando bem entendem (por vezes após 2 meses) e ultimamente e estão em falta a devolução das comissões cobradas de Março a Maio de 2025 no total de 15,60€ (portanto à mais de 7 meses). Está implícito um aproveitamento da ABANCA, porque enquanto não devolve o dinheiro aos clientes, o mesmo pode ser aplicado com juros com lucros para a própria Instituição. Pretendo desta forma a devolução do valor em causa (15,60€) correspondente ao primeiro ano de fidelização, a reformulação com os respetivos juros de mora associados pelos atrasos sucessivos e o encerramento imediato da minha conta bancária.
Conta aberta sem o cliente solicitar
O Banco ABANCA abriu uma conta em meu nome sem a minha autorização. Solicitei, através do formulário disponível no site da ABANCA, a intenção de abrir uma conta. O banco informou-me que seria necessário dirigir-me ao balcão para assinar alguns documentos para proceder com a abertura da conta. Quando compareci ao balcão, ninguém estava informado sobre o processo, pelo que me retirei e optei por abrir uma conta noutro banco, o que consegui fazer em apenas cinco minutos através da aplicação móvel. Uma ou duas semanas depois, recebi uma chamada do banco solicitando novamente que me deslocasse ao balcão. Informei que já não tinha interesse em abrir a conta, explicando que, devido ao ocorrido, já tinha aberto conta noutro banco. Posteriormente, verifiquei junto do Banco, que afinal a conta foi aberta sem as minhas assinaturas e sem a minha autorização. Considero lamentável que o banco proceda à abertura de contas sem que o cliente tenha assinado qualquer documento. Esta situação já foi denunciada ao Banco de Portugal, mas até ao momento o ABANCA ainda não se pronunciou.
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