Reclamações públicas

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H. M.
09/04/2025

Faturas não recebidas e corte de

Exmos. Senhores, Na qualidade de titular do contrato n.º (Cliente 01512307), comuniquei-vos já em momento anterior o facto de não receber faturas desde (12/2024). Reforcei o meu pedido indicando igualmente que o meu nome pessoal não estava correto sendo o meu nome de família Meira e não Maria. Devido a não receber as faturas, pois elas são enviadas por email e eu não habito ainda na casa em questão, as mesmas não foram pagas cortaram-me a água e indo ao site da adam reparei que voçes ao criarem a minha conta introduziram os meus dados erroneamente. Além do meu nome de família estar incorreto o email de faturação estava também mal introduzido. Tive de pagar a taxa de ativação do contador para poder voltar a ter agua, não é correto nem justo. Aguardo reembolso desta taxa. Cumprimentos.

Encerrada
A. C.
25/02/2025

Cobrança de taxa

Exmos. Senhores, (DESCREVER SITUAÇÃO) Cumprimentos. Eu gostaria de perguntar se a Empresa Águas do Alto Minho pode cobrar uma taxa de 30€ para fechar o passador que se encontra antes do contador para o cliente poder proceder ao arranjo de uma fuga de água que corre depois do cotador . com os melhores cumprimentos00

Encerrada
V. C.
29/05/2024

INTERRUPÇÃO SERVIÇO CODIGO DE CLIENTE:00873306

Venho por este meio mostrar a minha indignação com a empresa Aguas do alto minho S.A com NIF 515486159. No dia 05/02/2024, foi feita a substituição do contador da água sem permissão para tal e por iniciativa desta empresa… pois não nos deram opção ou era substituído ou era substituído segundo a carta recebida a informar esta mudança… posto isto dia 18/03/2024 data em que foi um técnico da empresa verificar a leitura do contador recebemos uma chamada a alertar para a contagem absurda que tínhamos que geraria uma fatura de mais de 3 mil euros valores incomportáveis e impossíveis de atingir para qualquer um ainda mais que na casa só habitam de momento 2 pessoas esta estimativa de valor estava relacionado com uma contagem de 600m3 de água que é algo inalcançável ainda para mais em 1 mês de utilização apenas, chamou-se um técnico para verificar o problema visto termos pressão normal no interior da habitação e não haver qualquer sinal de fuga… o mesmo disse ser fuga junto ao contador da água ora… se não temos falta de pressão e o contador da água esta no muro exterior da casa das duas uma ou o muro estava no chão a quantidade absurda de agua alegadamente consumida ou a estrada estaria inundada ainda para mais sendo uma estrada nacional das mais movimentadas… posto isto e sendo que continuavam a atirar as culpas para o lado do cliente bastante conveniente para esta entidade pois querem é dinheiro e tão fartos de dar problemas aos consumidores desde que existem desde 2020, fizemos inúmeras reclamações sem resposta e entendimento de ambas as partes… como é logico não pagamos fatura nenhuma e enviaram no dia 24/04/2024 ou seja 8 dias após o vencimento desta fatura astronómica…. O aviso de corte com validade de pagamento até 23/05/2024…. Continuamos com as reclamações e nada fizeram… até que ontem dia 28/05/2024 e sem nenhum aviso prévio cortaram a água no local. Seguiremos com este caso para as instâncias necessárias esta empresa não tem escrúpulos, e acha que as pessoas têm de ter valores disponíveis astronómicos para lhes dar quando o problema foi originado com uma mudança de contador por parte deles NUNCA SOLICITADA. Aguarda-se a reposição do serviço até que se dignem a chegar a um entendimento com o cliente visto que ao contrário do que esta espécie de empresa pensa a água é um BEM de PRIMEIRA NECESSIDADE o qual NÃO PODE SER CORTADO ASSIM COMO LHES APETECE E SEM NENHUMA JUSTIFICAÇÃO. CODIGO DE CLIENTE:00873306

Encerrada
M. C.
16/05/2024

Faturação

Exmos. Senhores, A partir do final de 2023 a faturação da ADAM triplicou, o que não se compreende. Apesar de ter feito ver a minha discordância à empresa, não houve abertura para rever a sua posição. Não tenho água pública ligada, um bem essencial à vida, já formulei o pedido por duas vezes, por manifesta incapacidade técnica da empresa. Tenho vizinhos que têm a água ligada. Como não tenho água pública, faturam-me uma taxa de saneamento de valor exorbitante e aleatória, com base num consumo de água que não existe. Embora tenha pedido por várias vezes a reapreciação do problema por correio electrónico e pessoalmente no balcão de atendimento, como referi anteriormente, a posição da empresa tem sido irredutível. Trata-se de um péssimo serviço público que esta empresa presta.

Encerrada
M. F.
07/10/2023

Avisos de corte de fornecimento

Boa tarde. Venho por este meio dar-vos conta desta minha reclamação à vossa empresa, Águas do Alto Minho, a qual, já pela segunda vez me envia este tipo de aviso de corte de fornecimento (em anexo) invocando quantias em dívida. Sendo eu um cliente que efetua os pagamentos por débito direto, logo da primeira vez estranhei este procedimento, tendo de imediato ligado para a empresa que me informou que de facto não havia qualquer valor em dívida e que deveria ignorar o aviso, No entanto, estes avisos enganosos, a meu ver, podem configurar a indução, em clientes menos atentos, ao pagamento destes valores uma vez que para tal são disponibilizados dados para utilizar no sistema MB. Infelizmente esta é apenas mais uma acha na já grande fogueira que a Águas do Alto Minho alimenta desde que tomou conta da rede de distribuição de água destes municípios, fazendo os preços disparar, já para não falar no processo de transferência que implicou vários meses sem fazer qualquer cobrança e posteriores acertos, com faturas que, em alguns casos, chegaram incompreensivelmente aos milhares de euros sem que a empresa conseguisse dar qualquer explicação compreensível para as reclamações apresentadas pelos inúmeros clientes. No meu caso os valores, não só foram das centenas de euros, como foram sendo cobrados em meses salteados sem que se compreendesse bem qual o critério e os consumos a que aqueles valores se referiam (e várias vezes interpelei a empresa, sendo sempre que as explicações fornecidas foram de muito difícil ou impossível compreensão para quem não tem conhecimentos técnicos sobre o assunto, especialmente tendo em conta a quantidade de fatores e números referidos que era de facto caótica e muito elevada) . Acrescento ainda que quase sempre que acontece não enviar as leituras no prazo estipulado, a leitura estimada faz subir a taxa de resíduos para o dobro do valor que pagaria para o meu consumo médio (acréscimo de cerca de 20€ à fatura), o que evidentemente também não faz o mínimo sentido nem me parece correto. Assim, agradeço a vossa atenção para este assunto.Acrescento ainda que desta reclamação dei conhecimento à organização de defesa do consumidor DECO.Obrigado.Com os melhores cumprimentos.João Monteiro

Encerrada
J. N.
31/08/2023

Leituras e Tarifa variável (Escalões)

A ADAM apresenta na suas faturas valor média para estimativa de consumos quando não faz leituras reais. No meu caso em 2 anos e meio não fez uma leitura real. O contador encontra-se dentro da propriedade, logo inacessível, mas a ADAM também não entra em contacto com os clientes para fazer medição (conforme previsto no regulamento nº 594/2018).A ADAM coloca informação falsa ou manipulada nas faturas que emite.O ajuste das tarifas variáveis consoante o período de consumo diferente de 30 dias não é efectuado de acordo com o regulamentado. A ADAM faz os cálculos considerando apenas com uma casa decimal quando o deveria fazer com duas casas decimais.A ADAM está a incumprir o regulamento 594/2018 que rege as Relações Comerciais dos Serviços de Águas e Resíduos nos artigos 92, 93 e 97, prejudicando os clientes deliberadamente.No meu caso exijo que anulem a fatura e emitam uma nova, correcta e de acordo com o regulamento que rege o serviço prestado.

Encerrada
A. D.
20/08/2023

NÃO DEVIDO pagamento para religação do Serviço de Abastecimento de Água da ADAM Cliente 00253588

NÃO DEVIDO pagamento para religação do Serviço de Abastecimento de Água da ADAM Cliente 00253588 - NIF 294522549.Interrupção indevida do serviço, abastecimento de água.Trata-se de denunciar um ABUSO, a meu ver indevidamente sofrido, por parte da Empresa ADAM que, para restabelecer o serviço de abastecimento de água ao meu domicílio, exigiu o pagamento de € 57,38, conforme Nota Fiscal 20232/53532 18.08.2023 em anexo.A fatura contestada, normalmente paga por débito direto na CAIXA, indevidamente não paga MOMENTAMENTE em 31.05.2023, foi então devidamente paga pelo mesmo canal CAIXA em 03.08.2023 (vide anexos).Posto isto, devo especificar que estando em Itália desde o início de junho, não consegui visualizar os relatórios ADAM até ao meu regresso a Viana do Castelo no dia 18.08.2023.Desde já agradeço a vossa atenção e cumprimentos.Amedeo de CastroNIF 294522549TLM 914121985

Resolvida
E. B.
23/04/2020

Problema com fatura da Água

Recebi uma fatura com o período de faturação de 31/01/2020 a 17/02/2020 e período de consumo de 12/11/2019 a 17/02/2020. Sendo que a empresa só começou a gerir o serviço de águas desde 01/01/2020, não é normal ter datas anteriores. A ultima contagem registada (33m³) ainda pelo Município de Ponte de Lima, tem a data de 12/11/2019, sobre a qual foram pagos 19,72€ dia 05/12/2019. Após essa fatura, paguei mais duas ao Município de Ponte de Lima, a primeira, com consumo estimado de 8m³ e valor 15,87€ (paga dia 02/01/2020) e a segunda com consumo estimado de 6m³ e valor 6,09€ (paga dia 28/01/2020). Esta última fatura foi o acerto de valores com o Município, sendo que a partir de dia 01/01/2020 passou a ser a A.D.A.M. a gerir a distribuição de água.Já desde o inicio da atividade da referida empresa, recebi e paguei uma fatura com período de faturação e consumo de 01/01/2020 a 31/01/2020 com consumo estimado de 9m³ e valor 22,22€.A empresa registou a contagem de 73m³ dia 17/02/2020, faturando o consumo desde a última contagem ainda registada pelo Município, ou seja 31m³, quando pelas minhas contas só deveria ter faturado 17m³.A fatura conta ainda com erros no cálculo dos valores, nomeadamente, nas tarifas variáveis, onde nos consumos de 0 a 5m³ estão registados 7,8333m³, de 6 a 15m³ estão 15,6666m³ de 16 a 25m³ estão 15,6666m³.Os períodos de faturação penso que devem ser fixos, e não como aconteceu, uma fatura com 30 dias de faturação e outra com 17, quando o serviço não foi interrompido.As faturas devem ser mensais, e enviadas aos clientes em datas corretas.

Encerrada
H. C.
03/03/2020

FATURA INCORRETA CONSUMO AGUA

NIF. 111786045Código Cliente da AdAM nº1608234458Exmos SenhoresApós ter sido interpelado para pagamento da v/fatura nº7481 referente ao Código de instalaçao nº1608007453, venho pela presente reclamar o seguinte:Tratando-se da primeira fatura de água emitida por Vªs Exªs,uma vez que a CAMARA MUNICIPAL DE VALENÇA delegou nas águas de Portugal tal cobrança,verifico que o respetivo importe quase duplica,em todas as alíneas,a quantia das anteriores faturas emitidas pelos serviços da Camara Municipal. Quero comunicar que nesta 1ª fatura nem os 31 dias do mês vêm mensionados o que significa que este valor,mesmo sem consumo,pode aumentar ainda mais.Mais reclamo que a respetiva fatura foi por mim recebida no correio de 27FEV2020 com data limite de pagamento 26FEV2020. Informo ainda que o caos está instalado na v/loja desta localidade com filas constantes de utentes descontentes e que a dificuldade é imensa para solicitar qualquer informaçao.Pergunto onde e como posso efetuar o pagamento desta fatura e conseguir informaçao referente aos diferentes escaloes de consumo,uma vez que jamais recebi a dita comunicaçao por correio das tarifas em vigor.Sem outro assunto de momento e aguardando as v/notícias,subscrevo-me,HELDER CASTELAO

Encerrada

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