Reclamações recentes

T. L.
30/07/2025

Não cumprimento de apólice de seguro

Exmos. Senhores, No dia 12 de julho de 2025, perdi o meu vôo Ryanair Milão–Lisboa devido a um atraso de 1 hora e 5 minutos no vôo anterior (Tessalônica–Milão). Eu havia contratado o seguro Plus da X-Cover, que foi imediatamente acionado assim que tomei conhecimento do atraso, a pedir orientação de como proceder. No entanto, só obtive uma resposta da seguradora dois dias depois. A Ryanair recusou-se a me realocar em outro vôo, alegando que o intervalo entre os dois vôos era inferior a duas horas, apesar de o atraso ter comprometido claramente a minha conexão. Como resultado, fui obrigada a comprar uma nova passagem aérea de última hora, disponível apenas para o dia seguinte, com valor de mais que o dobro do bilhete original. Além disso, tive que arcar com os custos de hospedagem para pernoitar em Milão. Tenho todos os recibos. Nenhum desses custos foram ressarcidos e a seguradora se isentou de responsabilidade. Diante do exposto, venho por meio deste solicitar esclarecimentos sobre os meus direitos diante desta situação e saber se é possível reivindicar reembolso ou compensação pelos prejuízos financeiros que tive, decorrentes do atraso e da falta de suporte adequado. Cumprimentos, Letícia Leal Costa

Encerrada
D. d.
25/07/2025

Reembolso e falta de comunicação

Comprei uma viagem para mim e para minha família com destino Amsterdã, porém antes da viagem me vi com um problema de saúde e tive que ser internada e ser operada. Solicitei o reembolso pela empresa xcover, pois tenho o direito segundo a apolice de reembolso da passagem aérea e hospedagem. Porém recebi uma negativa deles me informando que o que eu tinha era uma doença pré existente. Enviei todos os documentos necessários comprovando que não era uma doença pré existente e solicitando o reembolso. Isso já faz três semanas e até o presente momento não obtive resposta. Além disso não consigo mais entrar no meu login no site da xcover está sempre a dar erro. Preciso e tenho direito ao meu reembolso e quero uma resposta da xcover.

Resolvida
E. L.
11/07/2025

Recusa acionamento

Programei uma viagem com destino a Bangkok, com várias escalas, entre o dia 01 de Junho e 25 de Junho. Por se tratar de uma viagem com várias escalas e com receio de eventuais contratempos decidi efetuar um seguro para a viagem, recomendado pelo Booking, com da empresa X-Cover. Verifique as alinhas das minhas condições de seguro e o mesmo incluía danos da habitação (não especificando o tipo de danos). Acontece que na semana da viagem, dia 28 de maio, detectei uma fuga de água, de grandes dimensões, numa das casas de banho da casa. Como tenho seguro contra danos na habitação, accionei o seguro, mantive a água fechada até novas indicações por parte da segurada. Em simultâneo entrei em contacto com a Booking, ao qual me responderam que teria de efetuar um pedido de cancelamento para a minha reserva e de seguida pedir o accionamento de seguro com a X-cover. Demorei dias a obter uma resposta ao um pedido de cancelamento da viagem junto da Booking, diariamente questionava sobre respostas e foi de facto uma comunicação difícil de estabelecer. Parece que as entidades complicam todo o processo para o cliente defrontar dificuldades e consequentemente, desistir dos seus direitos. Assim que obtive resposta da Booking, dia 04 de Junho, anexei o email e os documentos sobre a participação do sinistro da minha habitação ao processo de accionamento de seguro da viagem, afim de constatar todos os factos. Muito rapidamente, no dia 06 de Junho, o processo foi dado como recusado. Pedi esclarecimentos e responderam que teriam de ser danos profundos, como um incêndio ou inundação. Não há um contacto telefónico ou uma linha directa de apoio ao cliente na X-cover, cheguei à conclusão que a única forma de entrar em contacto era com o email de suporte e esperar a resposta da X-cover. Enviei um email a informar que discordava dos fundamentos apresentados pela X-cover e a clarificar a situação porque muito embora não se tenha verificado uma “inundação” no sentido mais abrangente da palavra, tal deveu-se exclusivamente à minha acção imediata e urgente em fechar o ramal principal da água. A rotura era de tal magnitude que, se não tivesse sido controlada de imediato, a minha habitação teria sofrido uma inundação severa, com danos materiais e estruturais significativos. A necessidade de fechar a água e gerir esta emergência em tempo real tornou a minha presença no local indispensável, o que me impossibilitou de viajar. Anexei todos os documentos de prova, relatórios de pesquisa, orçamentos, participação de seguro habitação e aguardo uma revisão ao meu processo desde dia 06 de Junho. É surreal não obter qualquer feedback da X-cover nem conseguir entrar em contacto com a empresa. Dia 12/07 voltei a verificar o estado do acionamento e estava como recusado, sem darem qualquer explicação ou enviarem um email em repostas às minhas comunicações.

Resolvida
C. A.
13/08/2024

Reembolso não efetuado

Exmos. Senhores, Eu, Carla Oliveira, sou responsável do contrato de seguro Nº 2U9K7-LFYWV-INS e formalizei em 16/07/2024 o pedido de reembolso antecipado nos termos do Artigo 19.º do Decreto-Lei n.º 133/2009 do voo da minha filha para Marraquexe. O email enviado (após várias tentativas, frustradas, de contato na vossa plataforma) foi corretamente justificado de acordo com a vossa politica de devolução. Aplica-se a devolução nos termos de doença, de serviço militar, entre outros, e a minha filha teve de embarcar e eu entreguei a respetiva justificação. Sendo que não obtive resposta ao pedido que vos fiz chegar, solicito a vossa resposta ao mesmo com a maior brevidade e o reembolso da viagem da minha filha, para tal agradeço que contactem-me por email ou pelo WhatsApp. Não aconselho os vossos serviços. Cumprimentos.

Encerrada
R. K.
02/01/2024

Seguro de viagem: Prometem avaliar rápido, mas não respondem

Em 27 de novembro de 2023 fiz um pedido de acionamento do seguro de viagem da Xcover, vendido através do Booking.com. Submeti todos os dados solicitados no site e recebi uma notificação dizendo: Obrigado por apresentar um pedido de acionamento. Recebemo-lo e começaremos a avaliá-lo. Tentamos completar 95% dos pedidos de acionamento num espaço de 3 dias úteis. Nos dias seguintes, até o 6 de dezembro, recebi outras notificações dizendo que meu pedido estava sendo avaliado. Depois disso, nunca mais ouvi da empresa. Sigo esperando uma resposta. A empresa só disponibiliza contato por email, e quando tento isto, recebo uma resposta automática e só. Não há possibilidade de contato telefónico.

Encerrada

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