Exmos. Senhores,
No dia 12 de julho de 2025, perdi o meu vôo Ryanair Milão–Lisboa devido a um atraso de 1 hora e 5 minutos no vôo anterior (Tessalônica–Milão). Eu havia contratado o seguro Plus da X-Cover, que foi imediatamente acionado assim que tomei conhecimento do atraso, a pedir orientação de como proceder. No entanto, só obtive uma resposta da seguradora dois dias depois.
A Ryanair recusou-se a me realocar em outro vôo, alegando que o intervalo entre os dois vôos era inferior a duas horas, apesar de o atraso ter comprometido claramente a minha conexão. Como resultado, fui obrigada a comprar uma nova passagem aérea de última hora, disponível apenas para o dia seguinte, com valor de mais que o dobro do bilhete original. Além disso, tive que arcar com os custos de hospedagem para pernoitar em Milão. Tenho todos os recibos.
Nenhum desses custos foram ressarcidos e a seguradora se isentou de responsabilidade.
Diante do exposto, venho por meio deste solicitar esclarecimentos sobre os meus direitos diante desta situação e saber se é possível reivindicar reembolso ou compensação pelos prejuízos financeiros que tive, decorrentes do atraso e da falta de suporte adequado.
Cumprimentos,
Letícia Leal Costa