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Recusa acionamento

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

E. L.

Para: Xcover

11/07/2025

Programei uma viagem com destino a Bangkok, com várias escalas, entre o dia 01 de Junho e 25 de Junho. Por se tratar de uma viagem com várias escalas e com receio de eventuais contratempos decidi efetuar um seguro para a viagem, recomendado pelo Booking, com da empresa X-Cover. Verifique as alinhas das minhas condições de seguro e o mesmo incluía danos da habitação (não especificando o tipo de danos). Acontece que na semana da viagem, dia 28 de maio, detectei uma fuga de água, de grandes dimensões, numa das casas de banho da casa. Como tenho seguro contra danos na habitação, accionei o seguro, mantive a água fechada até novas indicações por parte da segurada. Em simultâneo entrei em contacto com a Booking, ao qual me responderam que teria de efetuar um pedido de cancelamento para a minha reserva e de seguida pedir o accionamento de seguro com a X-cover. Demorei dias a obter uma resposta ao um pedido de cancelamento da viagem junto da Booking, diariamente questionava sobre respostas e foi de facto uma comunicação difícil de estabelecer. Parece que as entidades complicam todo o processo para o cliente defrontar dificuldades e consequentemente, desistir dos seus direitos. Assim que obtive resposta da Booking, dia 04 de Junho, anexei o email e os documentos sobre a participação do sinistro da minha habitação ao processo de accionamento de seguro da viagem, afim de constatar todos os factos. Muito rapidamente, no dia 06 de Junho, o processo foi dado como recusado. Pedi esclarecimentos e responderam que teriam de ser danos profundos, como um incêndio ou inundação. Não há um contacto telefónico ou uma linha directa de apoio ao cliente na X-cover, cheguei à conclusão que a única forma de entrar em contacto era com o email de suporte e esperar a resposta da X-cover. Enviei um email a informar que discordava dos fundamentos apresentados pela X-cover e a clarificar a situação porque muito embora não se tenha verificado uma “inundação” no sentido mais abrangente da palavra, tal deveu-se exclusivamente à minha acção imediata e urgente em fechar o ramal principal da água. A rotura era de tal magnitude que, se não tivesse sido controlada de imediato, a minha habitação teria sofrido uma inundação severa, com danos materiais e estruturais significativos. A necessidade de fechar a água e gerir esta emergência em tempo real tornou a minha presença no local indispensável, o que me impossibilitou de viajar. Anexei todos os documentos de prova, relatórios de pesquisa, orçamentos, participação de seguro habitação e aguardo uma revisão ao meu processo desde dia 06 de Junho. É surreal não obter qualquer feedback da X-cover nem conseguir entrar em contacto com a empresa. Dia 12/07 voltei a verificar o estado do acionamento e estava como recusado, sem darem qualquer explicação ou enviarem um email em repostas às minhas comunicações.

Mensagens (1)

Xcover

Para: E. L.

04/08/2025

A quem possa interessar, Nossa referência: RAWN6-XEDWA-INS Sua referência: Agradecemos por nos contactar em nome de EDUARDO L e por nos dar a oportunidade de analisar melhor este assunto. Lamentamos saber que o segurado continua insatisfeito com o resultado do seu pedido de indemnização e agradecemos a sua atenção a este assunto. Resumo do contexto Compreendemos que o cliente apresentou uma reclamação relacionada com a rejeição de um pedido de cancelamento. A sua posição é a seguinte: A sua casa sofreu uma grave fuga de água que o impediu de viajar e acredita que isso deve ser coberto pelo seu seguro de viagem. Para resolver a questão, ele está a solicitar a ativação do seu seguro de viagem e o cancelamento da sua viagem devido aos danos na sua casa. Realizámos uma reavaliação completa do pedido de indemnização e da comunicação envolvida, com base no seguinte: Os termos da apólice em vigor no momento da compra; As provas apresentadas durante o pedido de indemnização e reclamação originais; Qualquer documentação ou correspondência adicional agora fornecida. Conclusões: O pedido de indemnização foi inicialmente recusado com base no facto de o evento (fuga de água) não estar coberto pelos riscos específicos de danos na habitação que levam ao cancelamento da viagem, conforme descrito na apólice. A apólice estipula que o cancelamento da viagem devido a danos na habitação se limita a danos causados por incêndio, roubo, tempestade ou inundação. Conforme estipulado nos termos da sua cobertura: Está protegido se...O próprio ou um titular de bilhete tiver de cancelar a viagem, excursão e atração turística antes de estas começarem, ou tiver de abreviar a sua viagem devido a qualquer dos seguintes motivos: Doença, lesão ou morte (incluindo devido a COVID-19) do próprio ou de um titular de bilhete. Se, no ponto de partida ou chegada, testar positivo à COVID-19 e não lhe for permitido continuar viagem. Se um familiar próximo ou alguém com quem tiver combinado ficar durante a sua viagem se lesionar ou adoecer, incluindo com COVID-19. O seu domicílio ou o de um titular de bilhete for gravemente afetado por incêndio, roubo, tempestade ou inundação num espaço de sete dias antes da data de partida da sua viagem (incluindo se a sua presença for necessária em relação a tais eventos). O próprio ou um titular de bilhete for convocado para serviço de júri, forças armadas ou serviços de emergência. Abandonar a sua viagem após o cancelamento ou atraso superior a 24 horas da partida do seu voo internacional de ida devido a greve ou ação coletiva (da qual não tinha conhecimento no momento em que reservou a viagem ou adquiriu esta apólice, o que for mais tarde), condições meteorológicas adversas ou avaria mecânica/acidente da aeronave. Após uma análise mais aprofundada, continuamos a considerar que o pedido de indemnização foi tratado em conformidade com os termos e condições aplicáveis. As provas apresentadas descrevem uma grande fuga de água e uma ruptura e, embora o cliente indique que a ação imediata tenha potencialmente evitado inundações graves, o evento descrito não corresponde à definição de «inundação» de forma a desencadear a cobertura para cancelamento de viagem devido a danos na habitação. Tendo em conta o exposto, não podemos reverter a decisão relativa ao pedido de indemnização. Estamos confiantes de que esta está em conformidade com os termos aplicáveis e as provas disponíveis. Esperamos que estas informações esclareçam a posição tanto do segurado como da sua equipa. Caso necessite de mais detalhes ou deseje discutir o caso mais aprofundadamente, não hesite em contactar-nos. Devemos também referir que, se o segurado continuar insatisfeito, reserva-se o direito de escalar a sua reclamação utilizando os dados de contacto abaixo: Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) Av. da República, 76 1600-205 Lisboa Portugal Cumprimentos, Equipa de reclamações da XCover [MNLP7D-64WD2]


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