Reclamações recentes

P. S.
14/04/2025

Tentativa de persuasão por parte da INTRUM e BE-Fit

Assunto: Pressão psicológica e tentativa de cobrança abusiva por parte da INTRUM, associada ao ginásio Be Fit Exmos. Senhores, Venho por este meio fazer o pedido de apoio, com elementos que considero relevantes e preocupantes. Em Dezembro de 2021 entreguei no ginásio Be Fit um pedido escrito de cancelamento do contrato, de acordo com as orientações dadas presencialmente e publicadas no site da própria empresa. A última mensalidade paga foi em janeiro de 2022, não tendo utilizado qualquer serviço desde então. Apesar disso, e sem nunca ter recebido a confirmação prometida, fui contactado em 2023 e 2024 pela empresa de cobranças INTRUM, que me exige o pagamento de uma alegada dívida no valor de 85,39€, agora com ameaças explícitas de execução judicial, penhora de bens e custos adicionais, caso não efetue o pagamento em 48 horas. Eis um excerto do texto enviado pela INTRUM: Informamos deste modo que, caso esta dívida não seja liquidada num prazo de 2 dias, o nosso cliente dará por concluída a nossa gestão extrajudicial do processo, dando-lhe seguimento e utilizando para tal os meios legais e judiciais ao seu alcance, nomeadamente: ação judicial, que poderá resultar na penhora de salário e/ou bens. Estas declarações são, no meu entender, uma forma clara de pressão psicológica indevida, com linguagem intimidatória e desproporcionada para o valor em causa, e numa situação que, reforço, resulta de falhas internas do ginásio Be Fit no tratamento do pedido de cancelamento. Relembro que: • Cumpri o processo de cancelamento exigido (entrega por escrito, com 30 dias de antecedência); • A dívida é contestada e encontra-se, em todo o caso, prescrita nos termos do artigo 310.º, alínea g) do Código Civil; • A responsabilidade de provar a existência de dívida é da empresa, não do consumidor; • Existem diversas queixas públicas semelhantes contra o ginásio Be Fit, que demonstram um padrão de atuação lesiva para os consumidores. Solicito assim, mais uma vez, o vosso apoio para: 1. Mediar esta situação com o ginásio e com a empresa INTRUM; 2. Esclarecer a legalidade da cobrança e da linguagem utilizada; 3. Garantir que este tipo de prática coerciva e intimidatória seja denunciada e travada; 4. Apoiar na remoção de eventuais registos indevidos em plataformas de crédito, caso tenham ocorrido. Com os melhores cumprimentos, Paulo José Martins Colaço da Silva NIF : 210786175 Contacto 913983596 Morada Rua Teixeira de Pascoais n28 Data: 14/04/2025

Encerrada
J. C.
01/02/2024

Cobrança de mensalidade que não usarei !

Fui comunicar que mudei de cidade para fazer o cancelamento do ginásio , me cobraram multa e mais a mensalidade do mês que nem começou e não usarei pois não moro mais na mesma cidade !

Encerrada
P. P.
30/11/2023

Cancelamento do Contrato do Ginásio

Venho por este meio informar, que ultimamente tenho vindo a ser contactado por uma empresa de cobranças, em nome da cadeia de ginásios be fit, alegar que tenho de proceder ao pagamento de 176.14€, pelo cancelamento do débito direto.Que efetivamente no ano de 2020 celebrei um contrato de adesão com o be-fit Montijo, para usufruir dos serviços do mesmo. Que no referido contrato menciona que tinha 12 meses de fidelização e salvo erro, renovava anualmente. Que no ano de 2022, por questões laborais, deixei de puder de usufruir dos serviços do ginásio, em virtude de passar a trabalhar em Oliveira de Azeméis e consequentemente não fazer sentido estar inscrito num ginásio no Montijo, posto isso e como sempre cumpri com os pagamentos das mensalidades e sem atrasos nenhuns, não podendo usufruir dos serviços do be-fit, cancelei o débito direto.Para espanto meu, agora alegam o pagamento da quantia acima mencionada, por incumprimento do contrato, penso eu. D referir que durante a pandemia COVID 19 e perante as normas estabelecidas para fecho dos ginásios, que foi grande parte do 2020 e do ano 2021, não podendo usufruir do ginásio, continuavam a ser cobradas as mensalidades, perante esse facto pelos serviços estarem encerrados, será que o contrato que mencionam, ainda estava válido aquando do cancelamento do débito direto. Peço a vossa ajuda, enquanto consumidor e com receio de estar a ser vítima de uma tentativa ilegítima de efetuar um pagamento, pelo qual não devo efetuar, pois paguei sempre as minhas mensalidades enquanto pretendia usufruir dos serviços do be-fit, mesmo quando eles estavam encerrados em virtude do panorama nacional da covid-19.

Encerrada
A. C.
27/05/2023

Cobrança Indevida Be-Fit - Intrum

Boa tarde,Recebi uma notificação por parte da Intrum com 106,00€ para pagar, três anos depois de ter cancelado o meu contrato com o be-fit. Quando cancelei, presencialmente, realizei o pagamento da mensalidade no balcão, e depois foi-me dito que teria que pagar outra mensalidade de cancelamento devido à fidelização. A fidelização é de um ano e eu estive muito mais tempo que isso a frequentar o ginásio e cancelei a subscrição tendo em conta que fiquei desempregada em plena época de Covid. Cancelei o débito direto porque a rapariga do balcão foi desagradável comigo e ainda teve o descaramento de dizer que iam cobrar outra mensalidade da minha conta bancária, quer concordasse ou não. Liguei para o be fit de Setúbal e, como sempre, o responsável não está. O be fit indicou que tenho apenas um valor de mensalidade em falta e não compreende porque é que me está a ser cobrado tanto dinheiro. Quero esta situação resolvida sff.

Encerrada
J. C.
26/12/2021

Cobrança de serviços inacessíveis

Exmos. Senhores, Estou inscrita no ginásio Be-fit (Setúbal) desde Fevereiro de 2020. Aquando da minha inscrição optei por assinar um contrato anual que visa o pagamento mensal por débito direto visto que a mensalidade ficava mais barata em oposição a uma mensalidade sem compromisso anual. No início de 2021, aquando do encerramento dos serviços do ginásio como consequência da pandemia, questionei o Be-fit sobre a cobrança continua via débito direto das mensalidades. Informaram-me que o valor das mensalidades de que não pude usufruir me seriam devolvidos não sendo muito claro no que respeita ao quando. Em Outubro deste ano, já depois da situação covid mais regularizada e visto que não fui reembolsada questionei o befit novamente sobre a questão das mensalidades. Mencionei que pretendia manter a minha inscrição e usufruir dos serviços sendo apenas reembolsada pelos meses em que contratualmente eu cumpri com o meu dever mas o Be-fit não.Responderam-me:“Informamos que as mensalidades referentes aos meses de encerramento, poderá usufruir das mesmas aquando a cessação do contrato.” Além da linguagem pouco clara não tenho a certeza da legalidade desta situação pelo que gostaria de pedir assistência. Não me oponho a pagar a mensalidade em meses durante os quais tenho a opção de usufruir dos serviços quer o faça ou não. Mas pergunto-me se me podem cobrar, e na totalidade, um serviço quando o mesmo está encerrado.E gostaria também de saber se legalmente podem reter o valor das mensalidades referentes ao período em que o ginásio esteve encerrado até que eu decida desistir do ginásio. O contrato anual é renovado automaticamente sem a minha intervenção pelo que até no que respeita ao cancelamento da minha inscrição estou contratualmente obrigada a cumprir com o custo mensal ainda que cancele. Cumprimentos, Joana Cruz

Encerrada

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