Cálculo da pontuação da empresa
Esta pontuação reflete a capacidade da empresa resolver as reclamações dos consumidores.
O cálculo é feito com base em três indicadores:
A pontuação baseia-se nos últimos 12 meses.
Nenhuma pontuação será apresentada caso não tenhamos dados relevantes sobre a empresa.
Qualidade do serviço de tratamento das reclamações
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Reclamações recentes
CONSTANTE FALTA DE AGUA
Prezados Senhores, Venho por meio expressar minha extrema insatisfação com os constantes problemas de abastecimento de água causados pela Companhia das Águas de Alenquer. Ao longo das últimos mese, temos enfrentado interrupções frequentes no fornecimento de água, com a completa falta de aviso prévio por parte da empresa. É inadmissível que, repetidamente, todos os cidadãos desta região se vejam privados de água potável durante um dia inteiro, enquanto enfrentamos uma das tarifas mais altas do país. A ineficiência demonstrada pela Companhia das Águas de Alenquer é uma clara violação dos direitos básicos dos consumidores e uma falha gritante na prestação de serviços essenciais. Além do desconforto e da inconveniência causados por essa situação recorrente, também enfrentamos dificuldades em realizar nossas atividades diárias, seja no cuidado pessoal, higiene doméstica ou até mesmo a execução de tarefas profissionais que dependem de um fornecimento constante de água. Como consumidores, temos o direito de receber serviços de qualidade, confiáveis e, acima de tudo, transparentes. A falta de aviso prévio compromete nossa capacidade de se preparar adequadamente para essas interrupções e se ajustar às adversidades impostas pela empresa de abastecimento de água. Diante disso, exijo que a Entidade Reguladora do Fornecimento de Águas investigue imediatamente a Companhia das Águas de Alenquer e tome as medidas cabíveis para assegurar que: As interrupções no fornecimento de água sejam minimizadas e limitadas ao estritamente necessário; A empresa seja obrigada a prover um aviso prévio adequado, permitindo que os consumidores se programem de acordo; A Companhia das Águas de Alenquer assuma suas responsabilidades e seja penalizada por sua incompetência e desrespeito ao consumidor. Como cidadão preocupado com a qualidade dos serviços essenciais oferecidos em nossa região, espero que a Entidade Reguladora do Fornecimento de Águas leve essa reclamação a sério e tome as medidas apropriadas para garantir que a Companhia das Águas de Alenquer seja responsabilizada por suas ações. Solicito prontidão e transparência ao tratar deste assunto, bem como a disponibilidade para fornecer informações sobre o andamento desta reclamação. Agradeço antecipadamente pela atenção dispensada a esta questão e espero que as medidas corretivas sejam tomadas para assegurar um fornecimento confiável de água potável à comunidade de Alenquer Atenciosamente, João Vidigal Cumprimentos.
PROBLEMA COM FATURA DE ACERTO DESDE 2018
Venho por este meio comunicar a Vossas Ex.as que recebi a fatura em anexo nº FT20230/00053544, já fora de prazo para pagamento, depois do dia 2/5/2023, além do espanto pelo valor em questão e tempo a que se refere, desde 22/06/2018, também fiquei preocupado pelos prazos de pagamento. No imediato contactei a Vossa empresa por forma a pedir alguma justificação ou apoio no possível fracionamento da quantia a pagar, pelo que me agendaram reunião em loja no dia 8/5/2023. Presencialmente, explicaram que poderia pagar o valor em questão, 653,85€ por 5 vezes. Este valor é um absurdo visto que nunca fui notificado até hoje para qualquer questão relativa a contagens ou contador, que foi colocado novo em 2015. Com os colaboradores do atendimento questionei se o consumidor não tem o direito de invocar a prescrição por me estarem a cobrar um serviço essencial prestado com mais de 6 meses, ao qual me responderam que deveria expor essa situação por escrito, que presencialmente não tinham poder de resolução, tinha de ser sempre através de envio de e-mail.
Falhas de serviço constantes
Venho por este meio reclamar das constantes falhas de serviço na distribuição das aguas por parte da empresa em questão.Desde que resido na zona do Carregado que tenho problemas constantes nos serviços, falta de pressão(durante vários dias), falta de agua(durante muitas horas) e isto de forma repetitiva ao longo desse período, sabendo que por vezes o mesmo pode acontecer mais que uma vez numa semana, durante o ano de 2020/2021, contactei o serviço inúmeras vezes no sentido se obter referencias para pagamento das facturas pois não estava a receber os avisos, cartas, nada. Tendo sido eu a dar o passo nesse sentido, porque efectivamente não havia feito nenhum pagamento ja ha algum tempo e como tal, obviamente alguma coisa se haveria de passar, fiz o pagamento e continuei nos meses seguintes com o mesmo problema, voltei a contactar, passando a ser esta a dinamica com as Aguas de alenquer.No passado dia 11/10/2021 tive a visita de um técnico das aguas de Alenquer para efectuar o corte do serviço, disse-lhe que não o fizesse, assinei um papel em como iria contactar os serviço e fi-lo no dia seguinte por impossibilidade no próprio dia de o fazer, dado que o serviço encerra as 17:00, informaram-me que havia valores pendentes de pagamento, indicaram-me dia 12/10 a referencia MB, para pagamento, fiz o pagamento a dia 13, pois no próprio dia, indicava que a referencia era invalida.Sabendo que os valores se encontram regularizados a dia 13/10, no dia 18/10 não estando eu em casa, foi efectuado o corte do serviço. quando chego a casa, vejo-me privado da utilização da agua, pelo que sou obrigado a voltar para Lisboa de forma a poder ter a higiene básica na casa de outra pessoa. Fui informado no dia seguinte pois o serviço ja se encontrava encerrado, que o corte foi efectuado pois alegadamente o valor somente deu entrada nesse mesmo dia, 18/10, não sei como funciona o serviço desta empresa, mas qualquer outra que eu efectue pagamento por ref MB, o mais tardar no dia seguinte já se encontra disponível.Fui informado que o serviço seria religado num curto espaço de tempo, no entanto se eu não tivesse forçado(informei as Aguas de Alenquer que o fiz) a abertura ainda hoje não teria agua, pois tudo se encontra como ficou no dia 18/10, o mesmo selo, com uma caixa que pus por cima de forma propositada para saber quando viriam restabelecer o que foi cortado.Neste momento tenho uma factura pendente de pagamento a factura 2021-215705 pois a mesma encontra-se um valor de 33€ de Serviço no 4536420 - TAXA DESLOCAÇÃO(de dia 11/10).Reclamei junto das Aguas de Alenquer, onde me foi negado que esse valor fosse retirado, pois indicam que o técnico esteve no local(e efectivamente esteve), no entanto considerando o erro administrativo que tiveram de seguida e já desconsiderando todas as outras falhas que são comunicadas por todo o bairro, julguei que a empresa teria o bom senso de gerir este erro da melhor forma, no entanto o mesmo não acontece.Caso seja obrigado a fazer o pagamento deste valor, pretendo ser ressarcido de todos os dias que não pude utilizar um serviço básico como este que as Aguas de Alenquer fornece, e que as Aguas de Alenquer tenham em conta que todas as vezes que o serviço falhe irei fazer uma reclamação não via DECO, mas via livro de reclamação com copia para a ERSAR.Pois em nenhum momento houve algum tipo de preocupação por parte desta empresa para com os clientes, os valores são sempre cobrados em prol da mesma, no mínimo deveriam reconhecer as falhas e fazerem algo que ficasse bonito para evitarem o tipo de desagrado que existe a nível geral.
Problema com fatura de água
Detetado um aumento mensal de consumo, verifiquei ter uma fuga de água na minha canalização. Claro que sendo a jusante do contador, essa responsabilidade é minha.Durante 2 meses passei a utilizar o sistema de corte geral de água e só a abrir quando necessário voltando de seguida a fechar.Não sendo esta situação aceitável de manter, tentei descobrir quem me poderia ajudar na deteção da fuga.Questionei as Águas de Alenquer se possuiam esse serviço de deteção ao que me responderam que sim. Custaria 100€+IVA.Esta questão foi colocada por email e aceite por mim pela mesma via.No dia em que enviei o email solicitadando o serviço, telefonaram-me para marcação do dia da intervenção e questionados se haveria hipótese de não se detetar onde era a fuga, responderam-me que isso nunca tinha acontecido.Efetuada a tentativa de deteção de fuga, verificaram os técnicos não ser possível a sua deteção, sugerindo-me que tentasse daqui a um mês podendo ser que a fuga fosse maior e de mais fácil deteção.Acredito que devido a diversas circustâncias, nem sempre poderá ser possível a detção da fuga e aceitaria a posição da empresa se me tivessem antecipadamente avisado de que o serviço poderia não ser bem sucedido.Tentei que me fosse devolvida a verba paga antecipadamente por um serviço (escrito na fatura, deteção de fugas) que não foi concluído. Não contratei um serviço de prospeção mas sim de deteção. Se não foi conclusivo deveriam ter devolvido a verba, mas não o querem fazer, mesmo após uma dezena de troca de emails, alegando que o serviço foi efetuado.Por analogia, é como se tivesse a minha viatura avariada, fosse a uma oficina e me dissessem que a reparariam mas que tinha que pagar antecipadamente. Posteriormente diriam que não foi possível a reparação mas que não me devolviam o dinheiro pago pela reparação.Esta falha na deteção, provoca que continue com um consumo de água (e respectivas componentes adicionais como sendo o tratamento de águas) muito acima do normal e com uma despesa mensal de água muito superiorAssim, solicito ser ressarcido da verba paga, ou a deteção da fuga, ou que me façam o crédito da importância paga.
mudança de contador de agua
Exmos senhoresEu fui contactado por carta que iria existir uma mudança de contador e caso quissese estar presente devia enviar umm email a informar dessa intençao.Eu enviei um email no dia 16/6/2020 conforme solicitado na informaçao a dizer que queria estar presente na mudança do contador.Nao me disseram mais nada e fiquei muito espantado quando ontem dia 3/8/2020 os senhores vieram a minha residencia fizeram a alteração sem a minha presença, entraram sem meu consentimento na minha propriedade e contra o que tinha indicado por email.que queria estar presente mudaram o contador alem disso no relatorio que deixaram na caixa do correio em folha solta sem envelope dizem que o contador estava a zero e nao estava como pode ser comprovado nas votos alem disso havia ar na tubagem quando abri a torneira a agua estava com ar na tubagem o mais grave de tudo é terem feito isto tudo nas costa do cliente sem o seu conhecimento e entrando e mexendo em propriedade que nao pertence ao serviço de águas, apesar de ser um prédio as areas comuns pertencem aos condôminos e nao a companhia de águas bem como os armários de distribuição de serviços.Mais a vossa pagina de internet nao tem acesso ao livro de reclamações online como é normal
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