back

Problema com fatura de água

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

R. S.

Para: Águas de Alenquer SA

21/05/2021

Detetado um aumento mensal de consumo, verifiquei ter uma fuga de água na minha canalização. Claro que sendo a jusante do contador, essa responsabilidade é minha.Durante 2 meses passei a utilizar o sistema de corte geral de água e só a abrir quando necessário voltando de seguida a fechar.Não sendo esta situação aceitável de manter, tentei descobrir quem me poderia ajudar na deteção da fuga.Questionei as Águas de Alenquer se possuiam esse serviço de deteção ao que me responderam que sim. Custaria 100€+IVA.Esta questão foi colocada por email e aceite por mim pela mesma via.No dia em que enviei o email solicitadando o serviço, telefonaram-me para marcação do dia da intervenção e questionados se haveria hipótese de não se detetar onde era a fuga, responderam-me que isso nunca tinha acontecido.Efetuada a tentativa de deteção de fuga, verificaram os técnicos não ser possível a sua deteção, sugerindo-me que tentasse daqui a um mês podendo ser que a fuga fosse maior e de mais fácil deteção.Acredito que devido a diversas circustâncias, nem sempre poderá ser possível a detção da fuga e aceitaria a posição da empresa se me tivessem antecipadamente avisado de que o serviço poderia não ser bem sucedido.Tentei que me fosse devolvida a verba paga antecipadamente por um serviço (escrito na fatura, deteção de fugas) que não foi concluído. Não contratei um serviço de prospeção mas sim de deteção. Se não foi conclusivo deveriam ter devolvido a verba, mas não o querem fazer, mesmo após uma dezena de troca de emails, alegando que o serviço foi efetuado.Por analogia, é como se tivesse a minha viatura avariada, fosse a uma oficina e me dissessem que a reparariam mas que tinha que pagar antecipadamente. Posteriormente diriam que não foi possível a reparação mas que não me devolviam o dinheiro pago pela reparação.Esta falha na deteção, provoca que continue com um consumo de água (e respectivas componentes adicionais como sendo o tratamento de águas) muito acima do normal e com uma despesa mensal de água muito superiorAssim, solicito ser ressarcido da verba paga, ou a deteção da fuga, ou que me façam o crédito da importância paga.

Mensagens (8)

Águas de Alenquer SA

Para: R. S.

31/05/2021

DATA NOT AVAILABLE

R. S.

Para: Águas de Alenquer SA

31/05/2021

Exmos Srs,Agradeço a vossa resposta. Se a situação se tivesse passado do modo que descrevem não teria efetuado a reclamação.O pedido de serviço de deteção de fugas foi solicitado por email e como poderão verificar nos emails trocados, nunca me foi comunicado que essa deteção poderia ser infrutífera. Mais ainda, no telefonema efetuado pela vossa empresa para o agendamento da intervenção, questinei a funcionária se poderia acontecer não detetarem a fuga ao que ela retorquiu que "isso nunca aconteceu".Assim quando afirmam "que aquando do seu requerimento é explicitado que o mesmo será prestado sem garantia de sucesso na deteção da fuga, sob várias premissas/condicionantes inerentes ao local de abastecimento e a própria fuga de água" não é verdade.Continuo a insistir na devolução da verba paga ou no seu crédito em futuras faturas.Rui Silva

Águas de Alenquer SA

Para: R. S.

31/05/2021

Estimado Cliente,Reforçamos a resposta enviada a V/Exa, em 31 maio de 2021, à qual foi atribuída a referencia de saída, GC_1220/21.Mais informamos que e passamos a citar'[.] serviço de deteção de fugas prestado pela Águas de Alenquer, perante agendamento prévio com o utilizador, é efetuado através da pesquisa ativa sonora e que aquando do seu requerimento é explicitado que o mesmo será prestado sem garantia de sucesso na deteção da fuga, sob várias premissas/condicionantes inerentes ao local de abastecimento e a própria fuga de água.Entendemos a situação e lamentamos o facto de não termos delimitado o local da fuga de água, contudo foram aplicados todos os meios humanos e materiais na tentativa efetuada no local de abastecimento. Não podemos por isso considerar a não realização do serviço, em virtude do explanado anteriormente.Sem qualquer assunto, subscrevemo-nos com elevada estima e consideração.Direção ComercialAdA - Águas de Alenquer, SA[cid:image001.png@01D7561B.91DDB1D0]

R. S.

Para: Águas de Alenquer SA

31/05/2021

DATA NOT AVAILABLE

Águas de Alenquer SA

Para: R. S.

01/06/2021

DATA NOT AVAILABLE

R. S.

Para: Águas de Alenquer SA

01/06/2021

DATA NOT AVAILABLE

R. S.

Para: Águas de Alenquer SA

30/06/2021

Exmos Senhores,Não havendo resposta da vossa parte, excepto o falso argumento de que me teriam informado na altura da solicitação do serviço que este poderia não ser conclusivo, falsidade essa que ficou provada pelos emails que anexei na reclamação anterior, foi apresentada reclamação no Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo.Rui Silva

Águas de Alenquer SA

Para: R. S.

30/06/2021

DATA NOT AVAILABLE


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.