Dicas

Aspiradores: quais os mais silenciosos?

Um aspirador deve ser bom a aspirar a sujidade do chão. Se puder ser silencioso, tanto melhor. Saiba como testamos este aspeto e o que deve considerar ao comprar um novo aspirador.

16 novembro 2022
Homem deitado a ler em sofá cinzento enquanto aspirador robô aspira chão de madeira

iStock

Um dos maiores problemas de um aspirador é o ruído, para quem o utiliza e também para os vizinhos.

O ruído do aspirador depende de vários fatores, principalmente do desenho do motor elétrico, do formato das escovas ou dos bocais, da presença ou ausência de filtros, do nível de enchimento do depósito ou do saco e da manutenção que lhe é feita.

O ruído excessivo pode surgir, muitas vezes, de objetos presos na escova ou de cotão acumulado no interior do aparelho, que não permite que o motor funcione da melhor maneira, causando também uma redução na potência de sucção.

Uma boa manutenção do seu aspirador é, por isso, essencial.

O que é o ruído e como o testamos?

A intensidade do som (ou seja, a pressão resultante do movimento do ar) é medida em decibéis (dB).

Nos seus testes, a DECO PROTESTE coloca um sonómetro a uma distância de 1,6 metros do aspirador ligado na potência máxima sobre um tapete. Esta medição, que se repete para cada modelo testado, permite comparar o ruído de diferentes produtos entre si. Mas tenha em conta que, no geral, se reduzir a potência do aspirador, o ruído também diminui, pois o som é, em grande parte, produzido pelo funcionamento do motor.

Também é considerada uma avaliação subjetiva do ruído, que consiste numa pontuação atribuída por um grupo de especialistas. Esta avaliação é útil para traduzir, de acordo com uma escala experiencial, aquilo que pode escapar e não ser transmitido pelo valor em decibéis: a sensação incomodativa produzida pela frequência do som.

Qual é o tipo de aspirador mais silencioso?

Considerando os três tipos de aspiradores testados, os mais silenciosos são:

1. Robô, com um ruído médio (medido a uma distância de 1,6 m) de cerca de 60 dB, podendo o ruído máximo ser superior a 70 dB.

COMPARE ASPIRADORES ROBÔ

2. Trenó, com ruído médio (medido a 1,6 m) de cerca de 65 dB, e o ruído máximo pode chegar a 80 dB.

COMPARE ASPIRADORES TRADICIONAIS

3. Vertical sem fio, com um ruído médio (medido a 1,6 m) de cerca de 70 dB, sendo que o ruído máximo também pode chegar a 80 dB.

COMPARE ASPIRADORES VERTICAIS SEM FIO

Para ter uma ideia do que significam estes números, basta pensar que 80 dB são alcançados numa rua muito movimentada, 70 dB num restaurante cheio de pessoas e 60 dB numa conversa com um tom de voz normal a uma distância de um metro. Um grito ou um assobio alto atingem por volta de 90 dB.

De qualquer forma, durante uma aspiração normal, o ruído produzido não é suficiente para prejudicar a sua audição, especialmente porque, regra geral, esta tarefa não é desempenhada por muito mais de uma hora de cada vez.

Vela a pena investir num aspirador mais silencioso?

A nossa recomendação é que a prioridade na escolha de um aspirador seja sempre a qualidade geral do trabalho que executa. Não faz muito sentido comprar um aspirador silencioso que não consiga aspirar de forma eficaz.

Mas se o ruído for um fator determinante de escolha para si, por exemplo, porque tem animais de companhia, vale a pena analisar os modelos com maior detalhe. Consulte os resultados dos testes nos comparadores da DECO PROTESTE, pois existem diferenças de construção de uns produtos para outros que têm influência na emissão de ruído.

Prepare-se, no entanto, para a eventualidade de ter de pagar um pouco mais, porque muitos aspiradores mais silenciosos podem ser modelos de ponta com peças mais caras e tecnologia avançada.

Com ou sem saco?

No comparador, há modelos trenó que conseguem chegar às cinco estrelas ao nível do ruído (emitido e avaliado pelos especialistas) e outros que se ficam pelas duas estrelas. De acordo com os testes, em média, um aspirador trenó com saco faz um pouco menos de ruído; mas a diferença é muito pequena.

Aspiradores bons e mais silenciosos

67 Boa
qualidade
Aspiradores
a partir de  134,90
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
67 Boa
qualidade
Aspiradores
a partir de  159,99
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
62 Boa
qualidade
Aspiradores
a partir de  155,00
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
62 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Aspiradores
a partir de  75,99
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
64 Boa
qualidade
Aspiradores
a partir de  89,90
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
65 Boa
qualidade
Aspiradores
a partir de  148,00
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.