Aspiradores robô: como testamos

Com um peso que varia entre 3 e 4,5 quilos, os aspiradores robô apresentam dois a quatro programas de limpeza. Alguns modelos têm mopa e/ou um depósito extra na base de carregamento, com uma capacidade de dois a três litros, que evita que tenha de se preocupar em esvaziar o depósito no corpo do aparelho com frequência. Pode ser útil se tiver animais que largam muito pelo ou em casas que se sujam depressa.
A DECO PROteste avalia o desempenho dos robôs em superfícies distintas – pavimento duro, como madeira ou pisos cerâmicos, cantos, fendas e carpetes – e verifica a eficácia de aspiração de fibras similares a pelos de animais, etc.
Os robôs são ainda submetidos a um teste prático, numa sala de estar mobilada com cadeiras, sofás, mesas, cortinas, candeeiros de pé e cabos elétricos, para avaliar a capacidade de os sensores evitarem obstáculos, subirem pequenos desníveis como tapetes e aspirarem resíduos maiores, como cereais colocados em pontos estratégicos. Se receia que estes aspiradores caiam pelas escadas, não se preocupe. Todos os modelos detetam este tipo de desníveis sem problema.
Desde 2023, os especialistas avaliam também o desempenho da mopa nos modelos com este acessório. Os resultados nem sempre têm sido famosos. Ainda assim, este equipamento ajuda a remover manchas ou pegadas em cozinhas, casas de banho e outros pisos cerâmicos.
As paredes virtuais ou as bandas magnéticas podem ser bastante úteis. Tal como o nome indica, criam uma barreira para gerar, por exemplo, um espaço delimitado numa sala para que o robô se mantenha só no seu interior.
A avaliação global também tem em conta a facilidade de utilização e limpeza do aparelho, os consumos e o ruído.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!