Dicas

Com ou sem saco: que aspirador escolher?

Se os aspiradores sem saco dispensam a compra deste acessório, o saco pode facilitar na altura de substituir por estar cheio e é normalmente mais conveniente para quem tem alergias. Conheça os prós e contras de cada tipo de aspirador.

28 outubro 2022
Uma pessoa aspira uma carpete branca sobre chão de parquet numa sala de estar com sofá branco

iStock

Existem vários tipos de aspiradores, sendo os principais os “clássicos” aspiradores trenó, os aspiradores verticais (com ou sem fio) e os aspiradores robô. Estes aparelhos podem ainda ser divididos em dois grandes grupos, dependendo do sistema que utilizam para recolher o pó: aspiradores com saco e aspiradores com depósito.

Regra geral, os aspiradores verticais e os aspiradores robô têm um pequeno depósito para recolher o pó, em vez de saco. Mas já existem no mercado, para estes dois tipos de aspiradores com depósito, as “estações de recolha do lixo”, que utilizam um saco com uma capacidade superior à do pequeno depósito associado ao aparelho. Já para os aspiradores trenó existe uma grande variedade de escolha, quer com saco, quer com depósito.

Também existem modelos que podem funcionar com e sem saco, mas não são os mais habituais.

Qual dos sistemas é melhor? Ambos têm vantagens e desvantagens.

Aspiradores com saco

Estes aspiradores funcionam com um saco que é colocado dentro do corpo do aparelho para recolher o pó. A capacidade do saco varia entre um e três litros. O saco é feito com papel, microfibra (material sintético composto por poliamida e poliéster) ou outro material. Quando está cheio, o saco deve ser retirado do aspirador e deitado no lixo indiferenciado, sem esvaziar. Para continuar a utilizar o aspirador, deve colocar um novo saco.

Prós

  • São mais práticos para trocar. Geralmente, os sacos têm um dispositivo que permite encerrar o pó no seu interior depois de removidos.
  • Os sacos podem ser colocados diretamente no lixo, o que faz destes modelos uma boa opção para quem sofre de alergias.
  • Não sendo necessariamente recicláveis, os sacos são, no geral, biodegradáveis.
  • O saco filtra o ar aspirado, pelo que, ao substituir o saco, também está a substituir e a renovar parte do sistema de filtragem.
  • Um saco descartável é, geralmente, maior do que o depósito de um aspirador sem saco, pelo que não é necessário esvaziar com tanta frequência.
  • Em média, obtêm melhores resultados nos nossos testes.

Contras

  • Custo contínuo dos sacos.
  • Pode ser inconveniente caso fique sem sacos, pois até que compre mais, o aspirador não irá funcionar.
  • Os sacos de certas marcas nem sempre são fáceis de encontrar.

A nossa seleção de aspiradores com saco

61 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Aspiradores
a partir de  69,90
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
60 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Aspiradores
a partir de  63,90
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
65 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Aspiradores
a partir de  69,99
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
62 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Aspiradores
a partir de  75,99
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar

Aspiradores com depósito

Estes aspiradores não usam sacos, têm um depósito dentro do corpo, no qual o cotão é recolhido. As sujidades aspiradas são separadas do ar através de uma tecnologia ciclónica.

Prós

  • É mais fácil ver e recuperar um objeto que tenha sido sugado acidentalmente pelo aspirador.
  • Os custos contínuos são mais baixos, uma vez que não tem de comprar os sacos.
  • Quando o depósito fica cheio, só o pó e resíduos vão para o lixo. No caso dos aspiradores com saco, também deita fora o saco.

Contras

  • A capacidade máxima do depósito é geralmente mais pequena do que a de um aspirador com saco, o que obriga a esvaziá-lo com uma maior frequência.
  • Ao esvaziar o depósito, pode ocorrer a libertação de pó e outros alergénios de volta para o ar.
  • Pode ser necessário limpar (ou lavar) com frequência o filtro principal, ou mesmo substituí-lo – um custo extra oculto.
  • No geral, obtêm piores resultados nos nossos testes. Claro que existem modelos de aspiradores com depósito tão bons como modelos com saco, mas os medianos têm piores resultados.
  • São mais ruidosos, em regra, mas há grandes diferenças entre modelos. Consulte o nosso comparador para saber quais são os que produzem menos ruído.

A nossa seleção de aspiradores com depósito

67 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Aspiradores
a partir de  90,10
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
66 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Aspiradores
a partir de  114,99
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
60 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Aspiradores
a partir de  67,43
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
62 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Aspiradores
a partir de  84,99
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar

Filtros e filtragem

Normalmente, os aspiradores, tanto com saco como com depósito, têm filtros para evitar que as partículas muito finas de pó aspirado sejam libertadas novamente para o espaço. Alguns modelos de aspiradores com depósito contam com a sua tecnologia interna de recolha de pó para reter todo o pó acumulado sem necessidade de recorrer a filtros adicionais.

Para os modelos com saco, o próprio saco faz parte do sistema de filtragem.

Em conclusão, nenhum tipo de aspirador é necessariamente melhor que o outro no que diz respeito à filtragem. Se este aspeto for importante para si (devido a alergias, por exemplo), procure os modelos que no nosso comparador obtêm os melhores resultados na emissão de poeiras. Um aspirador pode ter filtros bastante bons, mas ter fugas de ar nas junções dos tubos, escovas ou até junto ao próprio encaixe do filtro.

Lembre-se ainda de que se o aspirador tiver filtros, estes devem ser lavados regularmente e, se necessário, substituídos. Consulte as recomendações do manual de instruções.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.