Quais os melhores aspiradores para alcatifas e tapetes?
As alcatifas são boas a esconder a sujidade, motivo pelo qual são tão difíceis de limpar. Nem todos os aspiradores estão à altura do trabalho. Saiba como escolher os melhores.
- Especialista
- Teresa Belchior
- Editor
- Paula Melo dos Santos e Filipa Nunes

Regra geral, os aspiradores trenó são melhores para aspirar cotão dos tapetes e das alcatifas do que os aspiradores verticais sem fio (ou os robots), devido a maior potência de sucção e fluxo de ar. No entanto, esta diferença tende a esbater-se, e já existem alguns bons modelos verticais a competir com os bons aspiradores trenó.
Seja qual for o tipo de aspirador, haverá sempre modelos que deixam a sujidade impregnada nos tapetes.
Alcatifas e tapetes: escolha o melhor aspirador
Para analisar a eficiência de aspiração em carpetes, a DECO PROTESTE realiza vários testes específicos em laboratório:
- testes de aspiração de pó com aspiradores trenó e aspiradores verticais sem fio, tanto com o depósito vazio, como com o depósito parcialmente cheio;
- aspiração de cereais com aspiradores verticais sem fio e aspiradores trenó;
- aspiração de fibras e pelos de animais com aspiradores trenó com a escova universal (dupla posição para pavimentos duros e tapetes) e aspiradores verticais sem fio. Sempre que exista uma escova especial para aspirar pelos de animais (escova turbo grande), esta também é testada;
- aspiração de migalhas com aspiradores robô (o modo “spots” é testado sempre que disponível).
Se tem carpetes em casa, pode optar tanto por um aspirador trenó como por um aspirador vertical sem fio. Mas, para ter a certeza de que as suas tapeçarias ficam o mais limpas possível, é importante escolher os modelos que têm melhor desempenho nestes testes. Veja as seleções abaixo.
Os melhores a aspirar tapetes
Aspiradores trenó
Aspiradores verticais sem fio
Os aspiradores robô, com as suas limitações ao nível da potência de sucção, são mais adequados para uma utilização secundária. Ajudam a manter a casa limpa e com boa aparência, mas ainda não podem substituir um bom aspirador trenó ou vertical.
Como aspirar bem alcatifas e tapetes
Dependendo do tipo de tapete (pelo comprido, pelo curto, tecido, etc.), o pó e a sujidade podem ficar mais ou menos impregnados. Por isso, antes de aspirar, se lhe for possível, o melhor é sacudi-los ou batê-los no exterior.
De volta a casa, comece a aspirar a alcatifa ou o tapete pela parte de baixo. Tal ajuda a soltar a sujidade que está na parte de cima. Seguidamente, vire e aspire o topo.
Se a tapeçaria for muito delicada e de forma a protegê-la, pode precisar de utilizar uma escova de estofos ou um rolo grande. Quando o tapete estiver limpo, enrole-o e deixe-o ao alto enquanto aspira o resto da divisão.
Ajuste a aspiração para tapetes
Usar as configurações erradas pode tornar o aspirador ineficaz. Consulte no manual do seu aspirador as configurações ideais para aspirar tapetes. Estas são as recomendações gerais.
- Aspiradores verticais sem fio: se o seu aspirador tiver uma escova específica para tapetes, use-a. Caso contrário, se possível, levante as cerdas da escova normal.
- Aspiradores trenó com fio: se possível, levante as cerdas pressionando o interruptor na própria escova.
- Aspiradores verticais com fio: levante as cerdas da escova, se for viável, ou utilize a escova designada para carpetes. Se aspirar um tapete de pelo curto, ligue a escova rotativa.
Dedique mais energia a aspirar áreas mais pisadas
As áreas mais movimentadas da sua casa serão, em princípio, as mais sujas, mesmo que pratique uma política rígida de tirar os sapatos à entrada. Sempre que uma área do tapete é pisada, a poeira e a sujidade afundam mais. Tal significa que as áreas de alto tráfego, como a entrada da sala de estar, ou o degrau inferior da escada, precisam de mais atenção do que as áreas de baixa circulação, como o quarto de hóspedes.
Alguns aspiradores verticais sem fio de gama alta já têm sensores de pó que aumentam automaticamente a potência de sucção ao passar por um ponto com maior acumulação de sujidade. Mas fazer várias passagens com o aspirador nas áreas mais pisadas também é eficaz.
Selecione a potência correta do aspirador
Adapte a potência do seu aspirador à superfície que vai aspirar. Em azulejos e outros pisos duros, pode “dar gás” ao aspirador. Quando se trata de aspirar tapetes, menos é mais. Caso contrário, a escova pode ficar agarrada ao tapete e aspirar torna-se uma prova de força.
Alguns aspiradores ajustam automaticamente a potência de sucção. Se o seu não tiver esta característica, tem de o fazer manualmente nos comandos do aparelho. Pode ser mais rápido e prático abrir a válvula de ar secundária localizada na pega ou no tubo de sucção, mas isso tem um inconveniente: irá gastar tanta eletricidade como se aspirasse na potência máxima (se baixar a potência no regulador, o consumo elétrico diminui).
Os aspiradores verticais sem fio também costumam ter várias regulações de potência; a maioria tem pelo menos duas (mínimo e máximo) e alguns têm três ou quatro. Sem prejuízo de consultar no manual do seu aspirador as regulações ideais, deixamos um guia geral.
- A potência mínima (por vezes conhecida como eco) estende a duração da bateria, ou seja, a autonomia. É indicada para pisos duros, que não exigem tanta potência de sucção.
- A potência máxima (também designada por turbo ou boost) reduz a duração da carga da bateria. É melhor para fendas e áreas muito sujas, que exigem muita potência de sucção.
- A potência automática (ou auto) pode significar uma de duas coisas: uma potência algures entre a máxima e a mínima, ou o aspirador alterna automaticamente entre as potências mínima e máxima – porque possui sensores para detetar que tipo de piso está a ser aspirado, ou o nível de sujidade da superfície a limpar.
Escolha a escova certa
Nos aspiradores trenó, a escova universal que combina um modo para pavimento duro e carpete é a mais comum. A maioria dos aspiradores verticais sem fio inclui uma escova elétrica. A escova para estofos e o bico para fendas também fazem parte do conjunto de acessórios habituais.
Dependendo do modelo do aparelho, existem outras escovas e bocais especiais que podem ser adquiridos. Na prática, se um aspirador conseguir fazer um bom trabalho apenas com uma escova universal, aspirando qualquer tipo de superfície de forma eficaz e cuidadosa, tanto melhor. No entanto, algumas situações requerem a utilização de escovas específicas ou especiais .
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |