Dicas

Quais os melhores aspiradores para alcatifas e tapetes?

As alcatifas são boas a esconder a sujidade, motivo pelo qual são tão difíceis de limpar. Nem todos os aspiradores estão à altura do trabalho. Saiba como escolher os melhores.

14 novembro 2022
A escova de um aspirador passa por cima de uma alcatifa esverdeada que está mais clara no sítio da passagem

iStock

Regra geral, os aspiradores trenó são melhores para aspirar cotão dos tapetes e das alcatifas do que os aspiradores verticais sem fio (ou os robots), devido a maior potência de sucção e fluxo de ar. No entanto, esta diferença tende a esbater-se, e já existem alguns bons modelos verticais a competir com os bons aspiradores trenó.

Seja qual for o tipo de aspirador, haverá sempre modelos que deixam a sujidade impregnada nos tapetes.

Alcatifas e tapetes: escolha o melhor aspirador

Para analisar a eficiência de aspiração em carpetes, a DECO PROTESTE realiza vários testes específicos em laboratório:

  • testes de aspiração de pó com aspiradores trenó e aspiradores verticais sem fio, tanto com o depósito vazio, como com o depósito parcialmente cheio;
  • aspiração de cereais com aspiradores verticais sem fio e aspiradores trenó;
  • aspiração de fibras e pelos de animais com aspiradores trenó com a escova universal (dupla posição para pavimentos duros e tapetes) e aspiradores verticais sem fio. Sempre que exista uma escova especial para aspirar pelos de animais (escova turbo grande), esta também é testada;
  • aspiração de migalhas com aspiradores robô (o modo “spots” é testado sempre que disponível).

Se tem carpetes em casa, pode optar tanto por um aspirador trenó como por um aspirador vertical sem fio. Mas, para ter a certeza de que as suas tapeçarias ficam o mais limpas possível, é importante escolher os modelos que têm melhor desempenho nestes testes. Veja as seleções abaixo.

Os melhores a aspirar tapetes

Aspiradores trenó

67 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Aspiradores
a partir de  90,10
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
70 Muito boa
qualidade
Aspiradores
a partir de  99,99
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
71 Muito boa
qualidade
Melhor
do teste
Aspiradores
a partir de  222,42
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar

Aspiradores verticais sem fio

65 Boa
qualidade
Aspiradores verticais sem fio
a partir de  219,00
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
64 Boa
qualidade
Aspiradores verticais sem fio
a partir de  378,00
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
67 Boa
qualidade
Aspiradores verticais sem fio
a partir de  397,99
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar

Os aspiradores robô, com as suas limitações ao nível da potência de sucção, são mais adequados para uma utilização secundária. Ajudam a manter a casa limpa e com boa aparência, mas ainda não podem substituir um bom aspirador trenó ou vertical.

Como aspirar bem alcatifas e tapetes

Dependendo do tipo de tapete (pelo comprido, pelo curto, tecido, etc.), o pó e a sujidade podem ficar mais ou menos impregnados. Por isso, antes de aspirar, se lhe for possível, o melhor é sacudi-los ou batê-los no exterior.

De volta a casa, comece a aspirar a alcatifa ou o tapete pela parte de baixo. Tal ajuda a soltar a sujidade que está na parte de cima. Seguidamente, vire e aspire o topo.

Se a tapeçaria for muito delicada e de forma a protegê-la, pode precisar de utilizar uma escova de estofos ou um rolo grande. Quando o tapete estiver limpo, enrole-o e deixe-o ao alto enquanto aspira o resto da divisão.

Ajuste a aspiração para tapetes

Usar as configurações erradas pode tornar o aspirador ineficaz. Consulte no manual do seu aspirador as configurações ideais para aspirar tapetes. Estas são as recomendações gerais.

  • Aspiradores verticais sem fio: se o seu aspirador tiver uma escova específica para tapetes, use-a. Caso contrário, se possível, levante as cerdas da escova normal.
  • Aspiradores trenó com fio: se possível, levante as cerdas pressionando o interruptor na própria escova.
  • Aspiradores verticais com fio: levante as cerdas da escova, se for viável, ou utilize a escova designada para carpetes. Se aspirar um tapete de pelo curto, ligue a escova rotativa.

Dedique mais energia a aspirar áreas mais pisadas

As áreas mais movimentadas da sua casa serão, em princípio, as mais sujas, mesmo que pratique uma política rígida de tirar os sapatos à entrada. Sempre que uma área do tapete é pisada, a poeira e a sujidade afundam mais. Tal significa que as áreas de alto tráfego, como a entrada da sala de estar, ou o degrau inferior da escada, precisam de mais atenção do que as áreas de baixa circulação, como o quarto de hóspedes.

Alguns aspiradores verticais sem fio de gama alta já têm sensores de pó que aumentam automaticamente a potência de sucção ao passar por um ponto com maior acumulação de sujidade. Mas fazer várias passagens com o aspirador nas áreas mais pisadas também é eficaz.

Selecione a potência correta do aspirador

Adapte a potência do seu aspirador à superfície que vai aspirar. Em azulejos e outros pisos duros, pode “dar gás” ao aspirador. Quando se trata de aspirar tapetes, menos é mais. Caso contrário, a escova pode ficar agarrada ao tapete e aspirar torna-se uma prova de força.

Alguns aspiradores ajustam automaticamente a potência de sucção. Se o seu não tiver esta característica, tem de o fazer manualmente nos comandos do aparelho. Pode ser mais rápido e prático abrir a válvula de ar secundária localizada na pega ou no tubo de sucção, mas isso tem um inconveniente: irá gastar tanta eletricidade como se aspirasse na potência máxima (se baixar a potência no regulador, o consumo elétrico diminui).

Os aspiradores verticais sem fio também costumam ter várias regulações de potência; a maioria tem pelo menos duas (mínimo e máximo) e alguns têm três ou quatro. Sem prejuízo de consultar no manual do seu aspirador as regulações ideais, deixamos um guia geral.

  • A potência mínima (por vezes conhecida como eco) estende a duração da bateria, ou seja, a autonomia. É indicada para pisos duros, que não exigem tanta potência de sucção.
  • potência máxima (também designada por turbo ou boost) reduz a duração da carga da bateria. É melhor para fendas e áreas muito sujas, que exigem muita potência de sucção.
  • potência automática (ou auto) pode significar uma de duas coisas: uma potência algures entre a máxima e a mínima, ou o aspirador alterna automaticamente entre as potências mínima e máxima – porque possui sensores para detetar que tipo de piso está a ser aspirado, ou o nível de sujidade da superfície a limpar.

Escolha a escova certa

Nos aspiradores trenó, a escova universal que combina um modo para pavimento duro e carpete é a mais comum. A maioria dos aspiradores verticais sem fio inclui uma escova elétrica. A escova para estofos e o bico para fendas também fazem parte do conjunto de acessórios habituais.

Dependendo do modelo do aparelho, existem outras escovas e bocais especiais que podem ser adquiridos. Na prática, se um aspirador conseguir fazer um bom trabalho apenas com uma escova universal, aspirando qualquer tipo de superfície de forma eficaz e cuidadosa, tanto melhor. No entanto, algumas situações requerem a utilização de escovas específicas ou especiais .

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.