Dicas

Aspiradores a vapor: como funcionam e como usá-los?

Os aspiradores a vapor prometem limpar a casa sem precisar de produtos químicos. Saiba como funcionam e os cuidados a ter para tirar o melhor partido destas máquinas de limpeza.

Escova de aspirador a vapor sobre tapete branco

iStock

Os melhores aspiradores a vapor podem tornar a tarefa de limpar o chão e outras superfícies mais fácil. Como estas máquinas de limpeza utilizam vapor para eliminar sujidade e germes, em vez de produtos químicos agressivos, são melhores para o meio ambiente e para a sua casa.

Como funcionam os aspiradores a vapor?

O princípio de funcionamento destas máquinas é projetar um jato de vapor de água quente sobre a área a ser limpa. Para utilizar o aspirador a vapor, deve começar por colocar água no depósito. Depois de fechar a tampa do depósito, a caldeira aquece a água, até ferver.

Para acionar o vapor, é necessário ativar um interruptor. Duas coisas podem acontecer, consoante a sua necessidade de utilização:

  • uma mopa é humedecida; ou
  • um jato de vapor sai de um dos acessórios de limpeza.

A máquina está agora pronta para ser utilizada, sendo ideal para remover manchas ou incrustações (de calcário, por exemplo), ou simplesmente limpar algumas superfícies. Quanto maior for o caudal de vapor, mais rápida e eficaz é a ação, em particular se utilizar mopa: esta humedece mais rapidamente e será mais fácil remover a sujidade. Para uma utilização mais eficaz, é também necessário ter os acessórios adequados.

Nem todos os materiais podem ser limpos com vapor de água. Confirme as aplicações possíveis da sua máquina de vapor antes de a utilizar numa determinada superfície (ou antes de comprar uma).

Tipos de aspiradores a vapor disponíveis

Fundamentalmente, existem três tipos de aspiradores a vapor à venda.

Aspiradores a vapor trenó

Semelhantes aos clássicos aspiradores trenó, com um corpo principal sobre rodas onde se encontra o depósito de água, são aparelhos formados por um tubo e uma cabeça com mopa. Regra geral, são os modelos mais versáteis, adequados para pisos duros, superfícies altas, janelas, alcatifas e tapetes.

Com um aspirador trenó, pode limpar toda a casa de uma só vez; no entanto, nem todos os modelos têm autonomia ilimitada. Ou seja, não pode encher o depósito a qualquer momento, tendo de esperar que a caldeira arrefeça, o que pode demorar pelo menos duas horas. Mas, no geral, estes modelos beneficiam de um depósito de tamanho generoso, suficiente para limpar várias divisões da casa com um enchimento.

Aspiradores a vapor verticais

Habitualmente, têm uma base com pequenas rodas na parte inferior e um cabo alto e alongado que se eleva da base, onde se encontra o depósito de água. Estes modelos são apropriados para pisos duros, alcatifas e tapetes, permitindo-lhe, por exemplo, limpar rapidamente os mosaicos após uma refeição.

Aspiradores a vapor portáteis

São fáceis de transportar e armazenar. São polivalentes, mas reservados para a limpeza de pequenas áreas (janelas, para-brisas de automóveis, azulejos de casa de banho, superfícies de cozinha, cantos de difícil acesso, etc.). Com estes modelos, pode limpar rapidamente uma mesa, bancada ou secretária.

O que procurar num bom aspirador a vapor?

Se pretende comprar uma máquina de limpeza a vapor, tenha em atenção as características seguintes.

  • Depósito removível ou transparente: mais prático que um depósito fixo ou opaco. Alguns modelos têm uma luz para indicar quando o nível da água está baixo, mas é mais prático poder monitorizar a quantidade de água com uma rápida vista de olhos enquanto limpa.
  • Comprimento do fio: quanto mais comprido for o fio, maior é a extensão que pode limpar sem ter de ligar o aparelho a diferentes tomadas elétricas, ou usar uma extensão. Em contrapartida, a máquina será mais pesada e difícil de guardar.
  • Armazenamento: a possibilidade de enrolar o fio no aparelho facilita o armazenamento, tal como poder manter a máquina numa posição vertical.
  • Mopas universais: verifique se a máquina pode ser usada com mopas universais. Alguns sistemas de fixação exigem o uso de mopas da marca do aparelho, e poderá ter dificuldade em encontrá-las à venda. O sistema de remoção das mopas com o pé evita que tenha de se baixar para o fazer.
  • Facilidade de utilização: verifique se o aspirador a vapor é fácil de manobrar. Aspetos como o peso, alças de transporte, rodas direcionais (para os trenós), etc., facilitarão o uso regular.

Há várias marcas de aspiradores a vapor no mercado, mas a Karcher, a Polti e a Rowenta são as que têm maior presença em Portugal. Pode comprar um aspirador a vapor a partir de 250 euros.

Como usar um aspirador a vapor?

Se nunca teve um aspirador a vapor, é provável que tenha dúvidas acerca da utilização destes aparelhos. Eis a resposta dos nossos especialistas às questões mais frequentes.

Um aspirador a vapor pode danificar o meu chão?

Os aspiradores a vapor não são adequados para todas as superfícies e podem deformar ou até formar algumas fissuras em alguns tipos de chão. Antes de comprar ou usar uma máquina de limpeza a vapor pela primeira vez, deve certificar-se de que é adequado para a sua casa.

Geralmente, os fabricantes disponibilizam uma lista com os tipos de superfícies que podem ser limpos com o aparelho. Contudo, as informações podem ser vagas, ou não ser relevantes para o tipo exato de chão da sua casa. Para ter a certeza de que pode limpar uma determinada superfície com a máquina, recomendamos que contacte diretamente o fabricante ou o instalador do pavimento.

No geral, não deve usar um aspirador a vapor em pisos de madeira ou parquet não selados, pois o vapor de água pode fazer com que as tábuas inchem e empenem. Se não tiver a certeza de que o seu piso foi devidamente selado, uma forma de verificar é derramando uma pequena quantidade de água sobre o chão e esperar para ver se é absorvida. Se isso não acontecer, significa que o chão está selado (a água mantém-se á superfície) e deverá ser possível limpar a superfície com vapor. Para não correr riscos, coloque a máquina na configuração mais baixa na primeira vez que a usar num novo tipo de piso. Limpe o excesso de água após cada utilização.

Posso limpar tecidos e tapetes com um aspirador a vapor?

Uma máquina de limpeza a vapor não substitui um aparelho de limpeza de tapetes adequado. Estes lavam os tapetes e sugam a água suja, sendo ótimos para uma limpeza realmente profunda. Os aspiradores a vapor limitam-se a projetar vapor quente contra os tapetes. Não removem a sujidade, embora o vapor possa ajudar a remover manchas e refrescar o tecido.

Algumas mopas a vapor e aparelhos 2-em-1 incluem um acessório que facilita o deslizamento da cabeça sobre áreas atapetadas.

Seja qual for o tipo de máquina a vapor que possui, teste-a sempre numa pequena área escondida antes de usar, pois nem todos os tipos de alcatifa são adequados para limpeza a altas temperaturas. Evite segurar o tapete ou molhá-lo demais. Aspire sempre o tapete antes da limpeza a vapor.

Precisa de um aspirador? Conheça os melhores modelos nos nossos comparadores de aspiradores trenó e aspiradores verticais sem fio.

Com que frequência tenho de substituir as mopas?

Geralmente, quando compra uma máquina de limpeza a vapor, recebe pelo menos uma mopa (usualmente em microfibra). Estas mopas são, por norma, laváveis na máquina, pelo que só tem de as lavar quando estão sujas. Consulte o manual do produto para instruções de lavagem, pois alguns fabricantes afirmam que não deve usar lixívia ou amaciadores de roupa para lavar a mopa.

Se a mopa ficar danificada ou desgastada, terá de comprar uma nova. Normalmente, as marcas de aspiradores a vapor vendem também as mopas, que nem sempre são fáceis de encontrar. Existem também mopas de marcas compatíveis, que podem ser muito mais baratas do que as originais.

O que mais posso fazer com o meu aspirador a vapor?

Limpar o forno e a placa de fogão. Tentar limpar gordura e comida incrustada pode ser um verdadeiro desafio e, muitas vezes, requer produtos químicos poderosos. Mas usar uma máquina de limpeza a vapor é mais ecológico e não produz odores desagradáveis. No entanto, evite vaporizar junto à resistência do forno, pois isso pode danificá-lo. Também pode utilizar a máquina no exterior, por exemplo, para limpar uma churrasqueira (pode ser preciso a ajuda de uma escova de arame para remover restos de comida carbonizada).

Higienizar o colchão. Enquanto dormimos, suamos e perdemos pele morta. Além disso, uma cama normal contém alguns milhares de ácaros, o que pode agravar alergias. O vapor a alta temperatura produzido pela máquina de limpeza a vapor deve matar a maioria dos ácaros. No entanto, esta limpeza não impede que os ácaros voltem, portanto, para obter resultados consistentes, a higienização deve ser feita com regularidade. Tal como recomendamos para outras superfícies, verifique no manual se pode limpar o colchão com vapor e aspire bem primeiro, para remover detritos soltos, como pelos de animais e poeira. Antes de colocar os lençóis, areje bem o colchão e certifique-se de que toda a humidade desapareceu.

Utilizar um aspirador a vapor em segurança

A principal fonte de perigo de um aspirador a vapor é a água aquecida a 100 °C, temperatura de ebulição. O risco de queimaduras é alto. Deve tomar precauções durante e após a utilização do dispositivo.

Não abra o depósito durante a utilização, uma vez que o vapor libertado pode originar queimaduras. Em certos modelos, para adicionar água no depósito deve desligar a máquina e esperar que arrefeça. Com as máquinas de vapor com autonomia ilimitada o risco é menor, pois o depósito fica longe da caldeira. Mesmo assim, convém desligar o aparelho antes de encher ou limpar o depósito.

O contacto da pele com vapor muito quente também pode originar queimaduras. Enquanto o aparelho está a funcionar, não vire o tubo na sua direção. Alguns modelos estão equipados com um travão de segurança que deve ser desativado para libertar o vapor. Este mecanismo evita que o dispositivo seja acionado acidentalmente ou por manipulação por uma criança.

Caso encontre danos visíveis ou fugas, pare de usar a máquina de limpeza a vapor e leve-a à assistência técnica.

Mantenha o aspirador fora do alcance das crianças. Não o deixe sem vigilância se estiver ligado.

Manutenção do aspirador a vapor

O principal cuidado de manutenção dos aspiradores a vapor é prevenir e reduzir a formação de incrustações, ou seja, o calcário que se deposita nas superfícies em contacto com a água (caldeira, depósito, tubo, acessórios).

O tipo de água a utilizar não deve, portanto, ser negligenciado. A da torneira é recomendada. No entanto, água muito dura (com muita concentração de cálcio e magnésio, logo, muito calcária) irá originar depósitos. Consulte o manual do equipamento, que especifica a dureza da água adequada. Esta informação também pode ser verificada na fatura da água ou junto da entidade distribuidora de água da sua região.

Se a água da sua casa for muito dura, pode misturá-la com água desmineralizada. Mas tenha em atenção que os fabricantes desaconselham o uso exclusivo de água desmineralizada e recomendam que a dose desta não ultrapasse 50% da quantidade total de água no depósito. Água muito mole pode ser corrosiva e danificar o aparelho.

Evite também água da chuva e água recolhida em máquinas de secar roupa de condensação, uma vez que pode conter partículas ou resíduos de detergentes, suscetíveis de danificarem o aspirador.

Alguns fabricantes recomendam a utilização de água destilada no equipamento. Apesar de ser mais inconveniente e cara do que a água da torneira, não usar água destilada pode invalidar a garantia.

Para evitar depósitos de calcário na caldeira, esvazie e lave o depósito após cada utilização, ou consulte o manual de instruções para saber com que regularidade o deve fazer. Tal como os acessórios, o depósito pode ser lavado em água corrente, sem adicionar produtos de limpeza.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.