Dicas

Aspirador e mopa 2 em 1: como funciona?

Alguns aspiradores aspiram o pó e prometem ainda substituir o balde e a esfregona, lavando o chão com água. Serão eficazes nas duas funções?

23 setembro 2022
aspirador que lava o chão com água

iStock

Aspirar e lavar com um único equipamento é possível. Há vários tipos de aspiradores que, além de aspirar, também lavam o chão com água.  

Como funciona um aspirador e mopa 2 em 1?

Estes aspiradores funcionam de forma muito semelhante a um aspirador tradicional, mas possuem um reservatório de água. Esta água é libertada no chão e logo depois sugada, lavando as superfícies. A maioria destes aparelhos conta com uma escova rotativa para lavar o chão, mas outros utilizam um pano de microfibra que basta prender a uma parte da escova do aspirador.

Há modelos destes verticais com e sem cabo. Também existem modelos do tipo trenó (clássicos) e aspiradores robots que já disponibilizam esta funcionalidade.

Vale a pena investir num aspirador destes?

Embora possam fazer uma limpeza rápida, estes aparelhos multifuncionais acabam por fazer uma limpeza muito superficial, não se destacando em nenhuma das funções que prometem cumprir: não aspiram nem esfregam em profundidade o chão.

Além disso, como aspiradores deixam a desejar, uma vez que não removem toda a sujidade que se acumula nos cantos e nos rodapés. Se o objetivo é, sobretudo, aspirar, há aspiradores melhores. Já como esfregona ou mopa também falham em eficiência porque não conseguem remover manchas mais difíceis nem chegar a todos os sítios.

Outra das desvantagens é que este tipo de aparelhos exige alguns cuidados de manutenção. Depois de cada utilização deverá desmontar a escova do aspirador e limpá-la, assim como esvaziar e limpar o reservatório de água e o filtro para remover a sujidade. Além disso, alguns fabricantes aconselham o uso de detergentes de marca própria, que, geralmente não são fáceis de encontrar nos supermercados.

Prós

  • Limpam rapidamente e usam menos água do que uma esfregona.

Contras

  • Não limpam profundamente, pois não alcançam áreas mais difíceis, como cantos, rodapés ou debaixo dos móveis baixos.
  • São mais pesados, o que pode ser um problema para quem tem casas grandes ou com muitas escadas.
  • A maioria dos modelos tem cabos curtos.

Que aspirador escolher?

Antes de escolher, veja os resultados dos nossos testes em laboratório e preços de aspiradores tradicionais, aspiradores verticais e aspiradores robots.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.