Dicas

Como cuidar do aspirador para funcionar melhor

A ausência de manutenção regular do seu aspirador pode ser responsável pela diminuição do desempenho ou mesmo chegar a causar avarias no aparelho. Explicamos o que deve fazer para que o seu aspirador se mantenha a funcionar nas melhores condições.

Especialista:
16 fevereiro 2024
Homem a mudar saco do aspirador

iStock

Quando não é alvo de uma manutenção adequada e regular, o aspirador pode perder potência de sucção, o que o torna menos eficaz. O aparelho começará a deixar mais sujidade para trás e a demorar mais tempo a completar a tarefa da melhor forma. Pode também ficar mais ruidoso durante o funcionamento, e, no limite, o motor e as escovas sofrerão danos.

Limpar os filtros de exaustão e do motor (quando existem) com regularidade, substituir o saco quando fica cheio e verificar o estado das escovas e dos tubos são tarefas simples que ajudam a manter o desempenho do aspirador e a prolongar o respetivo tempo de vida. Siga as dicas da DECO PROteste para saber como proceder e os pontos a que deve dar atenção.

Fazer manutenções regulares ao aspirador

Os cuidados indicados a seguir são essenciais para o aspirador continuar a funcionar nas melhores condições e são válidos para os diferentes tipos de aspiradores: trenó com cabo, vertical sem fio e robô.

Antes de começar, leia também o manual do utilizador do seu aparelho, que tem conselhos específicos para esse modelo, tais como a localização e a forma de substituir os filtros, que partes do aspirador são laváveis, etc.

Limpar as escovas

Limpe as escovas assim que acabar de aspirar e antes de arrumar o aparelho.

Vire a escova ao contrário e examine-a. Verifique as entradas e as reentrâncias e retire cotão, cabelos ou detritos que encontre presos.

Nos aspiradores verticais, normalmente, a escova é constituída por um “cilindro”. Retire cabelos e fibras que estejam aí agarrados. Se necessário, corte-os com uma tesoura, mas tenha cuidado para não danificar a escova. Caso esta escova seja removível, é mais fácil de limpar.

Lavar ou substituir os filtros

Uma das principais razões para o aspirador perder sucção são filtros muito sujos. Existem dois filtros: o de exaustão, em regra na parte de trás ou de cima do aparelho; e o do motor, entre este e o saco ou o depósito. Ambos devem ser limpos, pelo menos, uma vez por mês.

Há filtros que podem ser lavados com água quente e detergente, mas deixe-os secar muito bem antes de colocar no aspirador. Outros são autolimpáveis. Existem ainda aqueles que têm mesmo de ser substituídos.

Verifique no manual como deve proceder.

Substituir o saco ou despejar o depósito

Se o saco ou o depósito estiverem cheios, a eficácia de aspiração pode diminuir.

Nos modelos com depósito, convém despejar após cada utilização, sobretudo se a capacidade for inferior a um litro, o que é comum nos verticais. Procure, no depósito, a linha indicadora da capacidade e limpe antes de ser ultrapassada.

Nos modelos com saco, substitua-o assim que notar um decréscimo no poder de sucção ou quando surgir a indicação de “saco cheio” no aparelho.

Cuidar da bateria de um aspirador sem fio

Se tiver um robô ou um modelo vertical com bateria, precisa de cuidados acrescidos para fazê-la durar. Arrume o aparelho num local fresco, pois o calor não é amigo da bateria.

Como, em regra, esta é de iões de lítio, pode deixar o aparelho a carregar sem problemas. Mas tente não gastar a bateria até ao final, pois é o melhor para garantir a respetiva saúde. Assim que notar um decréscimo na sucção do aparelho, ponha-o a carregar.

Resolver problemas de funcionamento do aspirador em 3 passos

Se o aspirador perdeu capacidade de sucção, deixou de limpar com a mesma eficácia ou parou de todo, há algumas verificações que pode executar para resolver o problema.

  1. Como já foi referido, a diminuição da potência pode dever-se a um tubo entupido, a uma escova com muito cotão ou cabelos presos, a filtros sujos, a um saco que está cheio ou a bateria descarregada. Mesmo que faça manutenções regulares, comece por fazer as quatro operações descritas anteriormente.
  2. Se nenhuma dessas operações melhorar o desempenho do aspirador, convém verificar se algo está a obstruir os tubos (flexível e/ou rígido). Por vezes, objetos como ganchos ou meias podem ficar presos no interior destes componentes e prejudicar a eficácia do aparelho. Separe os tubos do aspirador e da escova e use uma lanterna para observar o interior. Verifique também se o tubo flexível tem algum rasgão que deixe sair ar, algo que diminui muito o poder de sucção do equipamento.
  3. Caso nada resulte, contacte o representante da marca. Verifique antes se ainda está a decorrer o período legal de garantia (três anos para aparelhos elétricos e eletrónicos). Se estiver, o fabricante será responsável pela reparação ou substituição, a não ser que o problema resulte de má utilização.

Tirar o máximo partido dos eletrodomésticos é um comportamento sustentável. Milhões de produtos elétricos e eletrónicos são descartados todos os anos na União Europeia, muitos deles de forma prematura.

DENUNCIE O APARELHO QUE AVARIOU DEMASIADO RÁPIDO

Escova danificada ou partida, ou tubo flexível com fissuras são contratempos que não justificam a compra de outro aparelho. Os fabricantes vendem diferentes peças de substituição que são simples de trocar. Desde que o motor continue em condições, a reparação permite que o aspirador se mantenha no ativo. Por isso, prefira esta solução à substituição.

Peça sempre um orçamento (ou mais do que um) antes de avançar com a reparação. Se o orçamento for mais elevado do que o custo de um aspirador novo, ou o representante considerar que o aparelho não tem reparação, está na altura de comprar outro.

Procura um aspirador novo?

Se o seu aspirador chegou ao fim da linha e precisa de comprar um novo, a DECO PROteste ajuda a escolher o melhor para si, quer prefira um modelo trenó com fio, um vertical sem fio ou um robô.

São testadas dezenas de aspiradores, sob critérios como a eficácia em pavimentos duros ou em tapetes, o ruído e a reemissão de poeiras para o ar ambiente, para que o consumidor escolha o produto mais adequado face às suas necessidades e preferências.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar