Dicas

Quais são os melhores aspiradores para quem sofre de alergias?

Um bom aspirador pode fazer toda a diferença na vida de quem sofre de alergias sazonais. Por outro lado, um mau aspirador pode fazer-lhe mais mal do que bem.

28 outubro 2022
Uma pessoa tem a mão esquerda pousada num sofá cinzento enquanto com a mão direita aspira esse sofá

iStock

Durante a limpeza, certos aspiradores não conseguem reter de forma eficaz as pequenas poeiras, libertando uma parte para o ar. Essa é uma das razões pelas quais medimos as emissões destas pequenas partículas quando testamos aspiradores. Os melhores modelos mantêm-nas bem contidas.

Tenho alergia ao pó: que aspirador escolher?

Se é especialmente sensível ao pó e a determinados alergénios, o melhor aspirador para si é um modelo que tenha obtido um excelente resultado nos nossos testes de emissão de poeiras. Consulte tanto a eficácia de aspiração, como os resultados das poeiras emitidas entre 0,3 e 0,4 micro (um milésimo de milímetro), dado que a quantidade de partículas de menores dimensões que são expelidas novamente para o ar afetam, geralmente, mais as pessoas que sofrem de alergias.

No comparador, filtre os modelos testados pelos resultados relativamente à emissão de poeiras e escolha o que for mais adequado para si, de acordo com o desempenho, as características e o preço.

A nossa seleção de aspiradores para quem tem alergias

67 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Aspiradores
a partir de  90,10
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
66 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Aspiradores
a partir de  114,99
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
61 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Aspiradores
a partir de  69,90
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
60 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Aspiradores
a partir de  67,43
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
62 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Aspiradores
a partir de  84,99
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
60 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Aspiradores
a partir de  63,90
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar

Outro aspeto a considerar é se o aspirador recolhe as poeiras em saco ou depósito. Muitos aspiradores com depósito têm ótimos resultados nos nossos testes de emissão de poeiras. No entanto, ao esvaziar o depósito, pode ficar mais exposto aos alergénios que são libertados durante a operação.

Vale a pena usar aspiradores com filtros especiais?

A maioria dos aspiradores aspira as poeiras e o cotão, mas também muito ar. Esse ar é filtrado através do saco ou, no caso dos aspiradores com depósito, outro tipo de filtro. O ar filtrado é depois expelido por um filtro de saída do ar.

Esta filtragem poderá não assegurar, no entanto, a retenção de partículas de menores dimensões, de alergénios de gatos e ácaros, que podem desencadear um ataque de asma. Nestes casos, a melhor solução é a utilização de um filtro HEPA (que em inglês significa High Efficiency Particulate Arrestance), desenvolvido para bloquear pequenas partículas de poeira.

Os filtros HEPA devem estar em conformidade com uma norma internacional para filtros, sendo que devem reter 99,97% das emissões de partículas de dimensão até 0,3 micro (um milésimo de milímetro).

Mas serve de pouco um aspirador afirmar que tem filtro HEPA, se todas as juntas por onde podem escapar pequenas partículas não estiverem bem construídas. É por isso que testamos as emissões de partículas considerando a totalidade do aspirador.

Os filtros HEPA perdem a sua eficácia à medida que o pó se vai acumulando no material. Por isso, devem ser substituídos, ou lavados, pelo menos uma vez por ano, dependendo da frequência de aspiração e do tipo de sujidades que normalmente aspira. Tenha em conta as necessidades de manutenção antes de comprar e verifique as instruções do fabricante.

Devo livrar-me dos tapetes?

Vale a pena considerar uma casa livre de alcatifas e tapetes, mas isso também implica limpar o chão com mopa húmida todas as semanas. Existem inúmeras alternativas às alcatifas no mundo da decoração, mas confirme com o seu médico antes de deitar as tapeçarias no lixo, pois nem sempre faz diferença na situação clínica.

Um sistema de aspiração central é outra opção, mas a instalação é mais fácil se for feita durante a construção da casa.

Pode ser necessário contratar um serviço de limpeza profissional para os seus tapetes (normalmente, a cada 18 meses), mas certifique-se de que ficam bem secos, para evitar o crescimento de bolores.

Realizar uma limpeza a vapor regularmente ajuda a reduzir a presença de ácaros, um dos mais frequentes alergénios no interior das casas.

É possível acabar com os ácaros na minha casa?

É praticamente impossível eliminar completamente os ácaros da casa. No entanto, é possível reduzi-los, com uma boa limpeza e ventilação regular.

Os ácaros são animais do grupo dos aracnídeos (aranhas, carrapatos, etc.). São invisíveis a olho nu e alimentam-se de resíduos de pele e unhas, pelos de animais e bolores. São responsáveis por três quartos das alergias respiratórias, principalmente rinite e asma.

Estes animais microscópicos encontram nas nossas camas, nomeadamente nos colchões, nos lençóis e nas almofadas, as condições ideais para viverem e se reproduzirem (75-80% de humidade e temperatura acima dos 21 ºC).

Aqui estão alguns bons hábitos que podem ajudar a evitar a presença de ácaros em casa:

  • ventile a casa diariamente e abra as persianas para deixar entrar a luz do sol;
  • areje a cama todas as manhãs antes de a voltar a fazer;
  • troque e lave os lençóis todas as semanas;
  • não se esqueça de aspirar debaixo da cama;
  • evite tapetes (veja acima), bonecos de pelúcia e estantes com livros no quarto, pois tendem a acumular poeiras;
  • lave regularmente cortinas, edredões, cobertores e travesseiros.

Dicas de aspiração para quem sofre de alergias

Estas recomendações não dispensam, obviamente, os conselhos do seu médico.

  • Evite tapetes no quarto onde dorme - ou mesmo em toda a casa - e limpe o chão regularmente (veja abaixo).
  • Limpe o pó com um pano húmido todas as semanas. Em alternativa, use a escova de pó do seu aspirador apropriada à superfície que deseja limpar. Evite espanadores, que levantam o pó no ar.
  • Escolher um aspirador com um saco selável e descartável pode ser uma boa opção (dependendo em parte da tecnologia disponível em relação aos modelos com depósito).
  • Aspire tapetes e móveis estofados, como sofás, pelo menos uma vez por semana com um aspirador que tenha uma boa pontuação na aspiração de tapetes e alcatifas neste aspeto nos testes.
  • Se possível, peça a outra pessoa para aspirar. Caso contrário, abra as janelas e use uma máscara, depois saia da divisão e deixe o ar assentar durante 20 a 30 minutos.
  • Certifique-se de que o depósito do aspirador é esvaziado regularmente (por outra pessoa).
  • A limpeza a vapor de alcatifas e estofos reduz os níveis de ácaros por um curto período, mas a água residual originada pela limpeza pode promover o crescimento de fungos, o que também é suscetível de desencadear asma.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.