Dicas

Quais são os melhores aspiradores para parquet e chão de madeira?

O soalho pode parecer uma das superfícies mais simples de aspirar, mas por vezes há surpresas escondidas. Saiba quais são os melhores aspiradores para manter o chão de madeira a brilhar.

10 novembro 2022
Um aspirador robô sobre um chão de madeira envernizada, perto de um cortinado e dos pés de uma cadeira

iStock

À primeira vista, pode parecer que qualquer aspirador faz um bom trabalho a aspirar um chão liso, seja trenó, vertical ou robô. Mas não é bem assim. Um bom aspirador tem de superar algumas provas mais difíceis, como fendas, cantos e rodapés, e diferentes tipos de sujidade.

Que aspirador escolher para limpar piso duro?

Para sabermos quais são os melhores aspiradores para limpar piso duro, os aparelhos são submetidos a uma bateria de testes pela DECO PROTESTE, que avalia diferentes aspetos da aspiração:

  • em pavimento duro cerâmico, num ambiente que simula a sujidade normal de uma casa;
  • junto a cantos e rodapés, para aspiradores trenó e verticais sem fio - para os robô consideramos a possibilidade de aspirar cotão no comprimento e nos ângulos da parede;
  • em frestas, locais onde se acumula pó por serem de difícil acesso.

Testamos também o desempenho na aspiração de migalhas em piso duro. Temos ainda em consideração a presença de uma escova universal com posição dupla (carpete/pavimento duro). No modo parquet, pretende-se evitar que a aspiração deixe marcas no piso de madeira.

Assim, a melhor forma de escolher um bom aspirador para pisos de madeira é consultando os resultados dos testes nos nossos comparadores. Regra geral, bons aspiradores trenó e bons aspiradores verticais sem fio apresentam a melhor eficácia em pavimentos duros. Em particular, os aspiradores trenó fazem um melhor trabalho neste tipo de pavimentos, porque têm uma potência de sucção superior e não espalham o cotão e as pequenas sujidades durante a aspiração. Isto é especialmente importante quando se trata de aspirar fendas, por exemplo.

Os melhores a aspirar pavimentos duros

Aspiradores trenó

65 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Aspiradores
a partir de  74,90
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
37 Má qualidade
Aspiradores
a partir de  37,99
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
43 Má qualidade
Aspiradores
a partir de  59,99
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar

Aspiradores verticais sem fio

41 Má qualidade
Aspiradores verticais sem fio
a partir de  166,04
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
59 Qualidade
média
Aspiradores verticais sem fio
a partir de  173,00
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
59 Qualidade
média
Aspiradores verticais sem fio
a partir de  203,30
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar

Quanto aos aspiradores robô, mesmo aqueles que conseguem uma boa avaliação nos testes da DECO PROTESTE, não têm potência de sucção para competir com os outros dois tipos. São, portanto, uma opção útil para limpezas intermédias, para manter a casa com bom aspeto e apenas como um aspirador secundário da casa.

Limpar pavimentos de madeira sem danificar

Evite deitar água diretamente sobre o pavimento de madeira ou parquet, pois corre o risco de provocar manchas. Se a madeira absorver a água, pode até inchar.

Caso utilize água ou um aspirador com mopa húmida, é importante secar o pavimento com cuidado. Se notar resíduos de água no chão, seque-o manualmente com um pano macio.

Se o seu pavimento não estiver preparado, não é recomendável utilizar máquinas de limpeza a vapor em chão de parquet e madeira, pois podem danificá-lo.

Aconselhamos também a utilizar o pano especial para parquet ou soalho de madeira, no caso de serem fornecidos com o aspirador panos diferentes para materiais diferentes, para evitar riscar a madeira.

Dicas para reduzir o esforço na limpeza do chão

A melhor maneira de manter o chão limpo e em bom estado é evitar que se suje e danifique. Pode parecer uma daquelas afirmações óbvias, mas há, de facto, algumas medidas que pode tomar para reduzir o esforço na limpeza, economizar tempo e consumir menos energia elétrica.

  • Coloque um tapete nas entradas para a casa, para evitar trazer para dentro de casa a sujidade da rua.
  • Outra boa prática neste sentido é estabelecer uma política de descalçar os sapatos à entrada de casa. Geralmente, a sujidade que é originada no interior é mais fácil de controlar do que a que é trazida do exterior.
  • Vá limpando o chão à medida que for encontrando poeiras e cotão. Se aspirar logo, evitará que as poeiras localizadas num determinado ponto se dispersem pela casa, dificultando ainda mais a limpeza.
  • Use protetores de plástico ou de feltro sob os pés dos móveis, para evitar riscos. Ao reorganizar os móveis, levante sempre as peças, em vez de as arrastar.
  • Na cozinha, coloque um tapete na frente do lava-loiças e do fogão, para evitar o desgaste dessas partes do pavimento.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.