Como testamos

Aspiradores verticais sem fio: como testamos

21 maio 2024
aspiradores verticais

21 maio 2024
Para um aspirador ser bem avaliado, não basta superar todas as provas técnicas. Saiba quais os critérios tidos em consideração para apurar a sua qualidade global.

Os aparelhos são comprados anonimamente, como qualquer consumidor faz, e não são aceites amostras nem ofertas de fabricantes.

Começa-se por fazer um inventário das características e equipamentos de cada modelo: dimensão, peso, escovas principais, tipo e material do tubo, filtros e acessórios fornecidos, como a mopa, por exemplo. Verifica-se também as características da bateria e da estação de carga, a presença de uma segunda bateria ou suporte de parede, os botões de comando e os indicadores, entre outros.

Em laboratório, todos os modelos são submetidos a provas de eficácia. Para avaliar o aspirador, a escova deve estar concebida de modo que a sucção se faça, pelo menos, em toda a largura. Trata-se da “trajetória da escova”. Quanto maior o alcance da escova, melhor chegará aos cantos e rodapés. Testa-se o desempenho a aspirar sujidades e cotão em pisos rígidos, carpetes e fendas e também pelos de animais em tapetes.

Nos modelos equipados com mopa, um painel de especialistas verifica se é fácil de usar e avalia o seu desempenho em pavimentos cerâmicos. 

O pequeno aspirador portátil, geralmente acoplado no corpo dos aspiradores verticais, também é testado em laboratório, assim como a sua facilidade de utilização.

A autonomia das baterias, na potência de sucção mínima e máxima, é outro dado medido em laboratório, assim como o tempo para uma recarga completa. O consumo de energia (a recarregar a bateria e em standby) e o ruído emitido pelos aparelhos são igualmente medidos e avaliados.

Para um aspirador obter boa avaliação global, não basta superar todas as provas técnicas. A facilidade de utilização também conta para a nota final. A cotação neste parâmetro reflete vários aspetos analisados pelos peritos:

  • a preparação do aparelho, a pega, os botões de comando e indicadores;
  • a utilização do aspirador nos vários tipos de piso, incluindo em escadas, e debaixo dos móveis;
  • os pequenos acessórios para estofos e móveis, o bocal para frestas;
  • a limpeza do depósito, dos filtros e da escova e a manutenção do aspirador;
  • a autonomia da bateria e se é fácil trocar sem a ajuda de ferramentas específicas.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER