Melhores air fryers para um Natal mais prático e económico
Neste Natal, deixe o forno para o peru e confie na air fryer para o resto. Vai poupar tempo, energia e loiça, com resultados que irão surpreender a família. Com os modelos recomendados pela DECO PROteste e algumas dicas para se organizar, a air fryer vai ser a sua melhor aliada na cozinha.
Sabia que a sua air fryer pode ser uma ajudante perfeita para reduzir o stresse — e o consumo de energia — na cozinha na hora de preparar a ceia de Natal? Pode aproveitar a sua rapidez para preparar entradas, acompanhamentos e até sobremesas, enquanto liberta o forno para o prato principal.
Se ainda não tem uma air fryer, este artigo revela como escolher e quais as melhores air fryers testadas pela DECO PROteste. Há modelos de boa qualidade entre as mais baratas, como as Escolhas Acertadas. Custam desde 50 euros, no caso de air fryers simples, e desde 99 euros, se preferir um modelo com duas zonas de confeção.
Quais as melhores air fryers do teste
Cozinhar na air fryer: muitas vantagens e algumas limitações
Como são pequenos fornos de convecção, o ar quente circula rapidamente, o que permite cozinhar os alimentos mais depressa. Além disso, garante texturas crocantes e poupança de energia face ao forno elétrico.
Nos testes comparativos da DECO PROteste, o consumo médio chega a ser duas a três vezes menor do que o forno, mantendo o sabor e a consistência.
Com a air fryer, suja-se menos loiça, além de que é fácil de limpar. Pode inclusive forrar o cesto com papel vegetal ou usar formas apropriadas, de papel ou silicone, o que facilita (ou dispensa mesmo) a limpeza.
Comparativamente à fritura tradicional, produz menos cheiros, fumos e sujidade. Usa-se muito pouco óleo, pelo que os fritos serão mais saudáveis, se os preparar como recomendado. Consulte também os 4 passos para fazer batatas fritas douradas e estaladiças na air fryer.
Air fryer com uma ou duas zonas de confeção: qual escolher?
Os modelos atuais dividem-se em duas categorias.
- Air fryer simples, com uma zona de confeção. As capacidades variam muito consoante os modelos. Algumas são grandes, com uma capacidade superior a 7 litros, pelo que estão aptas a cozinhar maiores quantidades de alimentos em ocasiões como o Natal.
- Air fryer dual air, com duas zonas de confeção. Em regra, são maiores, sendo ideais para a preparar a ceia de Natal. São mais indicadas para famílias maiores ou refeições completas, pois permitem preparar o prato e o acompanhamento em simultâneo.
Air fryers simples: prós e contras
Prós
- Mais compactas, ocupam menos espaço na bancada da cozinha.
- Mais pequenas, aquecem mais depressa e acabam por ser mais económicas, em regra.
- Existem modelos pequenos e mais poupados até 4 litros (para 1-3 pessoas); mas também há grandes para 4 ou mais pessoas.
Contras
- Menos versáteis, já que só permitem preparar um prato de cada vez.
Air fryers duplas: prós e contras
Prós
- Permite cozinhar dois pratos em simultâneo, com tempos e temepraturas distintos.
- Com um volume total maior, são mais indicadas para famílias numerosas, de 4 ou mais pessoas, sobretudo se tiverem uma só gaveta e divisória amovível, para cozinhar peças de carne maiores, por exemplo.
Contras
- Mais volumosas, importa verificar se cabem, em largura e altura, na bancada da cozinha.
- Mais volumosas, demoram mais a aquecer e são, em regra, menos eficientes e económicas. Não compensam, por isso, para uma ou duas pessoas.
Que capacidade escolher?
Com o sucesso das air fryers, os fabricantes têm lançado modelos cada vez maiores e mais sofisticados, com um volume total até 11 litros, no caso dos que a DECO PROteste testou.
Importa, contudo, escolher a capacidade em função das necessidades de cada família. Consoante o número de pessoas, eis uma indicação do volume em litros anunciado pelo fabricante.
- 1 a 2 pessoas: um modelo até 3,5 litros pode ser suficiente para cozinhar pequenas porções.
- 3 a 4 pessoas: conte com, pelo menos, 4 a 5 litros de capacidade.
- Famílias mais numerosas: prefira um modelo de 6 litros ou mais.
Teste a air fryers: modelos simples e duplos eleitos pela DECO PROteste
Do teste a 85 modelos com uma só zona de confeção, a DECO PROteste destaca estas duas air fryers de boa qualidade.
Air fryer com uma zona de confeção: seleção da DECO PROteste
A Melhor do Teste custa desde 128 euros.
- O volume anunciado é de 7,2 litros.
- Inclui 7 programas automáticos e janela para acompanhar o processo de cozedura.
- Os resultados nos testes práticos de culinária são muito satisfatórios tanto a fritar batatas, como a fazer bolos e quiches (forma de 16 cm). As pernas de frango ficaram mesmo excelentes.
A Escolha Acertada é exclusiva de uma cadeia de lojas e custa 49,99 euros.
- O volume anunciado é de 6 litros.
- Tem 8 programas automáticos e uma janela para espreitar o cozinhado
- Obteve excelentes resultados no bolo e na quiche (cabe uma forma de 16 cm), e também é boa a cozinhar pernas de frango e aceitável a fritar batatas.
- Com esta recomendação, poupa 42 euros, em média, face aos restantes modelos analisados com uma zona de confeção.
Do teste a 25 air fryers com duas zonas de confeção, eis os quatro modelos eleitos pela DECO PROteste.
Air fryer com duas zonas de confeção: seleção da DECO PROteste
Há três Melhores do Teste com duas zonas de confeção.
- Os preços mínimos variam entre 120 e 260 euros.
- O volume máximo varia entre 7,1 e 10,8 litros.
- Numa delas, as duas áreas estão na mesma gaveta (em vez de duas gavetas separadas).
- As três têm programas automáticos.
- Garantem bons resultados nas provas de culinária.
- Só uma delas aceita formas com um diâmetro maior (16 cm), útil para quiches.
A Escolha Acerta, apresenta a melhor relação entre qualidade e preço.
- Custa desde 99 euros e tem duas gavetas.
- O volume total é de 9 litros.
- Inclui 8 programas automáticos.
- É excelente na preparação de pernas de frango, boa a fazer bolos e quiches pequenas (diâmetro máximo de 12 cm) e aceitável a fritar batatas.
- Face aos modelos testados com duas zonas de confeção, a Escolha Acertada permite poupar, em média, 47 euros.
Veja as lojas mais baratas no comparador online, cujos preços são atualizados diariamente. Esteja atento a promoções na Black Friday, para adquirir com desconto uma air fryer a tempo do Natal, para experimentar as suas receitas preferidas.
Inspire-se para a ementa de Natal, mas experimente receitas
Para que nada falhe no dia da ceia, há que saber usar corretamente a air fryer e ter em mente que há receitas e alimentos que não resultam muito bem na air fryer.
Por exemplo, fritar sonhos de abóbora na air fryer não é boa ideia. Os alimentos com polme, por serem muito líquidos, exigem imersão em óleo bem quente.
Já uns pastéis de bacalhau ou umas gambas à guilho para a entrada e umas rabanadas para a sobremesa podem fazer parte do cardápio. A equipa da DECO PROteste testou estas e outras receitas natalícias na air fryers e mostra-lhe o resultado.
Experimente alguns pratos com antecedência. Em função do resultado, terá tempo de escolher outro prato ou simplesmente repetir, ajustando os tempos e a temperatura — podem variar consoante o modelo de air fryer.
Pode igualmente dar-lhes um toque pessoal, trocando alguns ingredientes (mel em vez de açúcar ou um pouco de canela, limão ou vinho do Porto) para aprimorar as receitas a seu gosto, sem abdicar dos sabores tradicionais do Natal.
Vale a pena investir numa air fryer para o Natal?
Seja para oferecer como prenda, seja para o ajudar na cozinha, as air fryers são muito versáteis e podem reduzir o stresse nos preparativos da ceia. Como são rápidas a operar, enquanto o peru, o pernil, o bacalhau ou o polvo estão no forno, pode preparar umas entradas e sobremesas e guardá-las no frigorífico.
Na hora de as servir, programe a confeção e apresente-as acabadinhas de sair da air fryer.
Para os cozinheiros de serviço este Natal ou como ideia de presente, o livro À mesa no Natal pode ser uma boa fonte de inspiração. Inclui dezenas de receitas tradicionais e sugestões para inovar e apresentar os pratos.
E para saber que vinho servir com os petiscos da ementa, se for subscritor do Guia de vinhos, consulte o comparador online. Aqui encontra as melhores escolhas de entre mais de 300 tintos, brancos, rosés e espumantes testados.
Questões frequentes
Resposta a dúvidas frequentes dos consumidores sobre tipos de air fryers.
É sempre melhor optar por uma air fryer grande?
Em teoria, quanto maior a air fryer, mais energia consome. Por isso, os modelos grandes só fazem sentido para famílias numerosas (evita ter de fazer várias "fornadas").
Se tenciona usá-la para cozinhar só para uma ou duas pessoas, os modelos até 4 litros podem ser suficientes. Se recebe com frequência amigos ou familiares, pode ser boa ideia, neste caso, optar por um modelo com duas gavetas (uma maior e outra mais pequena). Pode assim optar por usar uma ou outra, consoante a quantidade de alimentos. Tem a vantagem de poder preparar em simultâneo o prato e um acompanhamento ou uma sobremesa.
É preferível escolher um modelo com duas gavetas?
Depende do que pretende cozinhar na air fryer. Os modelos com duas gavetas permitem preparar dois pratos em separado. Por exemplo, uma carne com molho numa e batatas fritas na outra.
Contudo, por vezes, o volume disponível em cada gaveta pode resultar mais pequeno do que um só cesto de maior dimensão.
Consulte o guia de compras e o comparador de air fryers para explorar todas as característica e escolher um modelo à sua medida. Os filtros disponíveis ajudam a selecionar todos os modelos com certas características (com mais de 4 litros, com programas automáticos) ou dentro do preço que está disposto a pagar, por exemplo.
Os programas automáticos são úteis?
A maioria dos modelos tem, atualmente, programas automáticos: para batatas fritas, grelhados, bolos e, alguns, para desidratar fruta, aquecer ou descongelar alimentos, por exemplo. São práticos, pois têm tempos e temperaturas já definidos em função do tipo de prato que pretende cozinhar. Além disso, não impedem que defina manualmente tempos e temperaturas diferentes em função da receita ou das suas preferências (mais tostado, mal passado, etc.).
|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
