Dicas

Receitas na air fryer: descubra 5 sugestões da nossa equipa

Rabanadas, pastéis de bacalhau, pão de dois ingredientes, camarões à guilho e pastelão de sobras: experimentámos e adiantamos já os segredos para o resultado não desiludir. 

Especialista:
Editor:
25 novembro 2024
Mulher a cozinhar na air fryer

iStock

Como consumidores que somos não escapámos à febre das air fryers, que já fazem parte dos testes regulares em laboratório da DECO PROteste. Na nossa equipa, quem usa já não imagina a cozinha sem air fryer.  

Algo doce, algo para petiscar, pão para acompanhar e até um prato para reutilizar sobras de comida. Selecionámos algumas receitas do blogue “A Pitada do Pai” e desafiámos jornalistas e especialistas da área de eletrodomésticos a experimentá-las na air fryer, com as adaptações necessárias consoante os modelos dos equipamentos e gostos pessoais. 

Para quem está a dar os primeiros passos, encontra muitas ideias online. Se só agora descobriu este mundo, leve o seu tempo e explore as dicas para saber se vale a pena investir numa air fryer

Pratos versáteis e mais saudáveis com duas gavetas para cozinhar

Cécile Rodrigues, jornalista, comprou a sua air fryer (Moulinex Dual Easy Fry & Grill) em setembro. Escolheu um modelo com duas gavetas, que permite preparar dois pratos ao mesmo tempo com programas diferentes (por exemplo, uma carne assada ou pernas de frango na grande e batatas fritas ou legumes grelhados na pequena). A gaveta mais pequena também é prática quando se pretende cozinhar só para uma ou duas pessoas.

“Comecei por usar para refeições rápidas (batatas fritas congeladas, douradinhos, pastéis de bacalhau e outros congelados deste tipo que anunciam poder ser preparados no forno ou na air fryer), mas tenho experimentado mais receitas e descobri que a air fryer é muito versátil.”

Cécile garante que ganhou rapidez na preparação de refeições, face ao forno clássico, e que os sabores resultam mais intensos e suculentos. Além disso, afiança, “os pratos são mais saudáveis, pois uso muito menos gordura. Enchi um pulverizador com azeite e apenas aplico dois ou três esguichos nos assados. Poupo também no óleo (para as frituras) e no azeite, que é um luxo nos dias que correm. E, não menos importante, suja-se muito menos loiça!”.

O favorito de Cécile, até agora, são batatas assadas aos cubinhos, com alho, colorau e orégãos. Mas tem tido bons resultados com pernas de frango, carne assada, cogumelos e espargos grelhados, castanhas assadas e rabanadas. Podemos ter tido alguma influência neste teste mais recente.

Rabanadas: a receita

Ingredientes: 1 pão fatiado (preferencialmente com 2 dias); 1 litro de leite ou bebida vegetal; 2 cascas de limão; 3 ovos; 2 paus de canela; mel, açúcar ou adoçante; canela em pó.

Forre o tabuleiro da air fryer com papel vegetal.

Num prato, coloque o leite, os paus de canela e as casquinhas de limão, deixe aromatizar e demolhe bem o pão. Noutro prato, bata os ovos e adicione um pouco de adoçante, açúcar ou mel.

Passe cada fatia de pão pelo ovo batido, escorra, e coloque no tabuleiro da air fryer. Não sobreponha fatias. Programe 8 minutos a 180ºC. 

Retire da fritadeira e polvilhe com canela e açúcar ou mel a gosto.

A dica de Cécile para as rabanadas

Na primeira tentativa, Cécile achou as rabanadas muito secas. Mesmo assim, não sobrou nem uma para contar a história. Na segunda versão, experimentou fazer as rabanadas com baguete normal, em vez da rústica que tinha usado antes, e assegura que ficaram deliciosas. Contudo, retocaria um pouco a receita: programar 10 minutos (em vez de 8) a 190°C, virando-as a meio da confeção. 

Please fill the source and the alt text 
À segunda tentativa, e com baguete de pão normal, as rabanadas de Cécile ficaram "deliciosas".

Há mais de um ano com air fryer

A jornalista Isabel Vasconcelos é outra das entusiastas de air fryers na redação. A sua Qilive Q 5837 Bonjour, com 5 litros de capacidade, foi-lhe oferecida há mais de um ano. O que mais gosta de cozinhar na air fryer são castanhas e batata-doce.

Lançado o desafio, escolheu experimentar os pastéis de bacalhau e o pão de dois ingredientes.

Pastéis de bacalhau: a receita 

Ingredientes: 200 g de bacalhau (ou sobras deste); floretes de brócolos a gosto; 4 a 6 batatas (podem ser sobras de batatas cozidas); 2 ovos; 1 chávena de farinha de aveia ou pão ralado; queijo ralado (opcional); azeite para pincelar; salsa picada; sal; alho em pó.  

Coza os brócolos, as batatas e o bacalhau (ou use as sobras, já cozidas). 

Numa taça, esmague as batatas, junte os brócolos picados, os ovos, a farinha de aveia, a salsa, o bacalhau, o queijo ralado, o sal e o alho em pó. Envolva tudo. Com as mãos ou com duas colheres, faça pastéis e transfira-os para um tabuleiro. 

Pincele com azeite e leve à air fryer cerca de 10 minutos a 180ºC.

A dica de Isabel para os pastéis

“Pastéis sem noz-moscada nem pimenta não ficam muito saborosos.” Isabel já tem alguma experiência neste tipo de petisco e, por isso, temperou com um pouco de noz-moscada. Mas ficou arrependida de não ter adicionado também pimenta. Para ela, o alho em pó é dispensável. 

Durante a confeção, teve de virar os pastéis e programou mais 5 minutos, para ficarem cozinhados por baixo.

Please fill the source and the alt text 
Para Isabel, noz-moscada e pimenta são essenciais em pastéis de bacalhau.

Pão de dois ingredientes: a receita

Ingredientes: 2 iogurtes naturais ou gregos (ou 4/5 colheres de sopa); 3 copos de iogurte de farinha com fermento; queijo ralado a gosto; sal e orégãos (opcional).

Pré-aqueça a air fryer a 180ºC.

De seguida, misture o iogurte e a farinha numa taça. Pode usar o copo do iogurte para medir a farinha. Junte sal (tenha em atenção que o queijo já tem sal). Misture tudo até obter uma massa que possa tender com as mãos. Se necessário, adicione um pouco mais de farinha.

Coloque na air fryer, forrada com papel vegetal, o pão inteiro ou em bolinhas. Programe 8-10 minutos a 180ºC ou até as bolas ficarem douradinhas.

A dica de Isabel para o pão

No final, Isabel considera que o pão até ficou bom, mas a receita não refere que convém virar o pão. Quando terminou, parecia pronto a comer. Mas, ao agarrar para cortar, viu que estava cru por baixo e teve de voltar a pôr na air fryer por mais 5 minutos. “Fiquei com vontade de voltar a fazer, mas com uma receita que deixe a massa mais fácil de trabalhar”, destaca.

Please fill the source and the alt text 

Para completar a cozedura, Isabel teve de programar a air fryer por mais 5 minutos.

Jantar para quatro em 15 minutos 

Elsa Agante é responsável pela área de energia e sustentabilidade na DECO PROteste e também pela equipa que testa eletrodomésticos. Já tem air fryer (Bodum 5,0 l) há dois anos, ao serviço de uma família de dois adultos e dois adolescentes. “Se comprasse hoje, optaria por uma air fryer de maior dimensão”, admite.  

Comprou o equipamento para cozinhar batatas fritas (congeladas e tradicionais), croquetes e rissóis de forno. “Funciona muito bem, mesmo nas batatas ‘normais’. Uso muito para salmão (postas ou lombos) e coxas ou peito de frango. No caso das coxas de frango, a pele fica muito estaladiça.” Em 15 minutos, o jantar está pronto, segundo a sua experiência. No dia em que testou as receitas, surpreendeu a família com uma entrada (camarões à guilho) e um prato contra o desperdício alimentar, ou não fosse Elsa uma das especialistas em vida mais sustentável na DECO PROteste. 

Camarões à guilho: a receita

Ingredientes: 800 g de camarões; 1 limão; 2 dentes de alho; 2 colheres de sopa de manteiga; 1 fio de azeite; malagueta a gosto; coentros picados; 50 ml de vinho branco ou 1 cálice de vinho do Porto seco; sal e pimenta. 

Descasque e limpe os camarões, retirando a tripa. Tempere com sal. 

Numa taça, coloque azeite, manteiga, alho, malagueta e coentros. Misture bem. 

Num tabuleiro, adicione as rodelas de limão e o camarão e pincele com a mistura de manteiga ou azeite. Regue depois com vinho branco ou um cálice de Porto seco. 

Programe 8 a 10 minutos a 180ºC na air fryer. Finalize com uma pitada de pimenta e coentros picados. 

A dica de Elsa para os camarões 

Usou papel vegetal, em vez de tabuleiro, e, ao fim de 8 minutos, colocou mais 2 minutos. Mesmo assim, os camarões ainda estavam um pouco crus. Programou mais 5 minutos a 200ºC. “Os camarões ficam mais cozidos do que fritos, na realidade, e pouco apurados. Se voltar a fazer a receita, programarei 5 minutos a 180ºC e depois 10 min a 200ºC.”  

Please fill the source and the alt text 
Elsa não ficou satisfeita com o resultado final dos camarões, que ficaram mais cozidos do que fritos.

Pastelão de sobras: a receita

Ingredientes: 4 ovos; tirinhas de pimento; 1 curgete ou batatas cozidas que tenham sobrado; ½ couve-flor ou a quantidade equivalente de couve cozida que tenha sobrado; sobras de carne ou peixe (como peru ou bacalhau); 2 colheres de sopa de iogurte natural ou 2 claras de ovo; queijo ralado; sal e pimenta; tomate-cereja a gosto (opcional). 

Forre um tabuleiro que caiba no cesto da air fryer com papel vegetal. 

Verta os ovos batidos, os legumes cortados em meias-luas fininhas e as sobras de carne ou peixe.  

Adicione o iogurte ou as claras e envolva. Tempere e cubra com queijo ralado. 

Programe a air fryer durante 10 a 12 minutos a 200ºC. 

A dica de Elsa para o pastelão 

Elsa usou apenas bacalhau e couve cozida, as sobras que tinha em casa, e colocou o preparado numa taça de vidro. “Ao fim dos 12 minutos, o ovo no centro da taça ainda não estava cozinhado. Coloquei mais 5 minutos a 200ºC. Se repetir, vou programar 10 minutos a 180ºC e depois 5 a 8 minutos a 200ºC.” Assegura que ficou saboroso e foi fácil de retirar do tabuleiro.  

Please fill the source and the alt text 
Para cozinhar o ovo, foi preciso voltar à air fryer por mais uns minutos.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar