Como escolher a air fryer
Ajudamos a eleger o melhor modelo para si.
As fritadeiras a ar têm a vantagem de usar bastante menos óleo do que as tradicionais e de causarem menos odores em casa. Também são mais práticas de usar, lavar e arrumar. Saiba como escolher a melhor air fryer.
Principais características
As air fryer são mais rápidas e económicas do que o forno, e mais saudáveis do que as fritadeiras tradicionais, por cozinharem com menos gordura. Uma fritadeira a óleo utiliza um banho de óleo a alta temperatura para fritar os alimentos. Nos modelos a ar, a gordura dos alimentos ou a adicionada aquece, replicando o efeito de fritura que se obtém nos modelos convencionais.
Normalmente, os fabricantes indicam a capacidade do recipiente da fritadeira em litros. Deve ter este aspeto em consideração, bem como a quantidade de pessoas para quem costuma cozinhar, para escolher um modelo com capacidade suficiente. De modo a garantir que a refeição chega para todos, sem ser preciso repetir a confeção, siga-se estas indicações:
- para uma a duas pessoas, um modelo até 3,5 litros é suficiente, pois permite cozinhar pequenas porções;
- para três a quatro pessoas, é melhor optar por 4 a 5 litros de capacidade;
- para famílias maiores, convém uma fritadeira com um recipiente a partir de 6 litros.
As air fryers têm tamanhos diferentes. Pondere onde quer colocá-la e tire as medidas para garantir que cabe na bancada da sua cozinha. Há modelos que podem pesar mais de oito quilos e outros cujo peso é inferior a três quilos. Em relação ao volume externo também existem diferenças importantes. Não se esqueça de verificar se o cabo tem comprimento suficiente para alcançar a tomada onde vai ligar a fritadeira, pois não é conveniente usar extensões.
A potência da fritadeira a ar influencia o consumo de energia e a velocidade de produção de calor. Estes aparelhos, no geral, não são muito gastadores. Comparativamente ao forno elétrico, demoram, por exemplo, menos 10 minutos a preparar 100 gramas de batatas fritas e consomem cerca de três vezes menos. Nalguns modelos é possível utilizar programas para determinadas frituras já definidas.
O painel de controlo da air fryer pode ser digital ou manual. Os modelos digitais podem facilitar a visualização do tempo restante para cozinhar, mas nem sempre o seu uso é prático, sobretudo para pessoas de alguma idade.
Alguns modelos permitem ligação wi-fi ou por bluetooth a uma app da marca, para aceder a receitas ou controlar a temperatura e o tempo de funcionamento do seu aparelho através de um smartphone ou tablet. Esta ligação não é essencial, até porque convém estar por perto para agitar os alimentos quando for necessário. Ainda não é desta que os alimentos vão sozinhos para o aparelho e aparecem depois à sua mesa.
A grande maioria das air fryers possui programas de confeção já definidos. Podem ser úteis, para quem tem menos prática. As opções instaladas variam bastante consoante o modelo, mas estes são os programas mais comuns:
- Grill, ou grelhar em vez de fritar, útil para carne e peixe;
- Bake, a usar na preparação de pão, tartes, bolos ou sobremesas;
- Roast, para assados de batatas ou vegetais;
- Dehydrate, para obter fruta ou legumes desidratados;
- Reheat, para reaquecer alimentos ou sobras;
- Keep warm, para manter a comida quente por algum tempo após a preparação;
- Defrost, para descongelar alimentos.
A quantidade de alimentos que se pode preparar na air fryer depende do modelo. As air fryers testadas pela DECO PROteste anunciam uma capacidade entre 400 e 1500 gramas de batata frita congelada. Em média, uma pessoa come cerca de 250 gramas de batatas fritas numa refeição. A maioria dos fabricantes indica o peso máximo de alimentos a confecionar, e quase todos marcam o limite no aparelho. Contudo, por regra, o prato sai com melhor aspeto se a quantidade for menor. Esta questão é muito importante no caso das batatas fritas: a diferença entre o máximo indicado e o ótimo (aspeto) chega a meio quilo. Ao fazer batatas fritas, é melhor encher a fritadeira apenas até metade para o ar circular melhor.
Compare os diversos modelos e avalie se o que pretende lá preparar cabe no cesto sem haver sobreposição: idealmente, as peças de carne, peixe ou salgados, por exemplo, não devem ficar umas sobre as outras. Demoram mais tempo a cozinhar e tem de virá-las mais vezes.
O número de modelos com zonas distintas de preparação (dual air) é cada vez mais frequente. Estes contêm dois compartimentos de confeção, nos quais é possível cozinhar ao mesmo tempo diferentes variedades de alimentos, com tempos e temperaturas distintos. Consegue-se, por exemplo, preparar um bife com molho e batatas fritas, sem se misturarem. Há também modelos com uma gaveta de grande capacidade e uma divisória amovível, que permitem preparar maiores quantidades de alimentos, ao ser retirada a divisória. Contudo, se não for possível regular tempos e temperaturas diferentes para cada zona, não são dual air.
Alguns fabricantes afirmam que os seus modelos de air fryer podem fritar batatas em apenas 15 minutos. Mas a verdade é que o tempo real de preparação depende da capacidade do modelo, da quantidade que pretende cozinhar e da qualidade do aparelho. Por norma, quanto maior for a quantidade de alimentos, maior será o tempo necessário para os preparar. Mas nem sempre as diferenças estão diretamente relacionadas com isso. Por exemplo, a maioria recomenda cozer bolos a 180ºC, durante 20 minutos, mas os resultados podem ser pouco satisfatórios. A regulação para 160ºC, com 30 ou 40 minutos de cozedura, pode funcionar bem melhor. Na confeção de pernas de frango, 25 minutos podem dar 500 ou 380 gramas, consoante os modelos.
Vantagens e desvantagens
Ao contrário das fritadeiras clássicas, que utilizam uma grande quantidade de óleo para cozinhar os alimentos, as air fryers dependem da intensa circulação de ar quente para produzir refeições crocantes e perfeitamente cozinhadas, sem odores fortes. Revelam-se, ainda, mais práticas de usar e lavar, pois são, regra geral, mais leves. No entanto, os fritos a ar ficam menos crocantes, o que poderá não agradar aos palatos mais exigentes.
Os fabricantes destacam os benefícios das air fryers para a saúde, rotulando-as até de “fritadeiras saudáveis”. Embora algumas dessas afirmações sejam exageradas, este tipo de fritadeira pode ser uma forma mais saudável de cozinhar alimentos devido à pequena quantidade ou nenhum óleo usado no processo de fritura de ar quente.
Mas, fritar "sem" óleo não impede a formação de acrilamida, uma substância potencialmente cancerígena, que surge em alimentos ricos em açúcares e em asparagina (aminoácido), quando submetidos a elevadas temperaturas. Ainda não é claro se os equipamentos a ar conduzem a menor produção daquela substância do que os banhos de óleo. Alguns estudos apontam para quantidades ligeiramente inferiores, outros, para teores idênticos, mas o potencial de formação está sempre presente.
Pontos positivos
|
Pontos negativos
|
Manual de instruções
Os modelos analisados nos testes da DECO PROteste apresentam boa qualidade de construção, não têm problemas de segurança e são versáteis e relativamente fáceis de utilizar, embora nalguns casos as instruções deixem a desejar. A maioria dos aparelhos classificados com duas estrelas apenas disponibiliza as instruções na aplicação. É um método sustentável, mas pode ser pouco prático para alguns consumidores. Pelo menos, a informação básica devia acompanhar a fritadeira.
Cada aparelho funciona de maneira um pouco diferente, mas, de um modo geral, antes de começar a usar uma nova air fryer:
- remova todas as embalagens, incluindo os plásticos, adesivos e papel/cartão;
- leia o manual de instruções, familiarize-se com o aparelho, verifique o seu estado e procure eventuais danos;
- limpe as peças de acordo com o manual de instruções. Algumas peças removíveis podem ser laváveis na máquina de lavar loiça;
- coloque a fritadeira numa superfície estável, longe de outros objetos e aparelhos. Certifique-se de que há espaço à sua volta para o ar circular e garanta que o cabo de alimentação não está torcido.
Para cozinhar com a air fryer:
- faça um teste antes de começar a usar a air fryer para cozinhar. Vai precisar de se habituar à rapidez com que o equipamento cozinha;
- pré-aqueça a air fryer de acordo com as instruções do fabricante;
- coloque os alimentos no cesto ou tabuleiro. Manuseie-o com extremo cuidado, pois pode estar muito quente;
- defina temperatura, tempo e programa desejados;
- verifique o preparado regularmente; vire ou mexa os alimentos enquanto cozinha. Se a sua air fryer não tiver uma pá para mexer automaticamente, deve retirar com cuidado a cesta ou bandeja e misturar os alimentos de vez em quando para garantir que estão cozinhados por igual;
- remova com cuidado a bandeja ou o cesto após o sinal sonoro indicar o fim da preparação. Esteja atento ao vapor quente que pode ser libertado.
Evitar a acrilamida
Por provocar cancro em animais e ser um risco para o Homem, a acrilamida foi classificada como potencialmente cancerígena pela Agência Internacional para a Pesquisa do Cancro. No caso das batatas fritas, existem vários fatores que podem influenciar a formação de acrilamida, como a variedade, a temperatura a que são conservadas e até a forma como são cortadas.
Para minimizar a formação de acrilamida, tenha alguns cuidados.
- Selecione variedades de batatas adequadas para fritura (com baixo teor de açúcares redutores). Consulte os rótulos das batatas pré-embaladas.
- Conserve-as corretamente. As batatas devem ser guardadas a uma temperatura entre 6ºC e 10ºC. Quanto mais baixa for a temperatura de armazenamento, maior quantidade de açúcares redutores se forma.
- Evite que as batatas armazenadas germinem (“grelem”). Para isso, guarde-as num local escuro: na despensa, por exemplo.
- A espessura dos palitos influencia a formação de acrilamida nas batatas fritas: palitos mais espessos contêm menores níveis desta substância do que palitos mais esguios.
- Antes de fritar, e depois de cortadas, passe as batatas por água quente. Esta operação permite uma remoção significativa dos níveis de açúcares presentes nas batatas.
- Seque-as bem antes de as fritar, envolvendo-as num pano ou em papel de cozinha.
Questões frequentes
Respondemos às principais dúvidas sobre air fryers.
É melhor uma fritadeira a ar ou a óleo?
Não se pode dizer, taxativamente, que um modelo seja melhor do que o outro. Com a fritadeira a óleo obtém melhores resultados de fritura, mas as fritadeiras de ar quente consomem menos energia, são mais fáceis de limpar e adicionam menos calorias aos alimentos.
Pode usar-se papel de alumínio na air fryer?
Sim, não há problema em colocar papel de alumínio numa air fryer. A air fryer funciona mais como um forno e nada tem que ver com as micro-ondas. Por isso, o papel de alumínio não conduzirá a faíscas e fogo. Além disso, também pode tornar o processo de limpeza mais fácil e rápido.
Não cubra o ventilador ou elementos de aquecimento. Também pode usar papel vegetal. Já encontra à venda modelos de papel vegetal pré-formado.
Como evitar que os alimentos fiquem agarrados à air fryer?
A opção mais óbvia é usar uma pequena quantidade de óleo para cobrir os alimentos ou o cesto/bandeja. Uma boa forma de aplicar óleo é usar um spray, atualmente fácil de encontrar nos supermercados. Pode também comprar um frasco equipado com saída em spray e adicionar nele óleo alimentar ou azeite.
Se quiser evitar completamente a gordura, pode forrar o fundo da cesta ou bandeja com papel vegetal (certifique-se de que não cobre nenhum elemento de aquecimento).
Outra dica para evitar que os alimentos se colem na superfície do cesto é evitar sobrecarregá-lo e mexer os alimentos regularmente durante a confeção.
Há alimentos proibidos na air fryer?
Pode cozinhar quase tudo na air fryer, mas deve considerar outro tipo de confeção nalguns casos. Conheça 7 alimentos que deve evitar neste equipamento.
Sai mais barato cozinhar na air fryer?
Pode ser mais barato cozinhar na air fryer se a usar corretamente, dependendo também do tamanho do modelo e de para quantas pessoas vai cozinhar. Veja os cálculos para tempo, consumo de energia e custo de utilizar uma air fryer ou um forno elétrico.