Notícias

Quais as fritadeiras mais fiáveis?

Fritadeiras elétricas a óleo e air fryers: siga as marcas mais fiáveis com base na experiência real dos consumidores. Mais de metade dos inquiridos já optou por uma fritadeira a ar. O número de fãs disparou face ao último estudo.

Especialista:
Editor:
18 outubro 2024
Fritadeira branca a ar com batatas fritas aos palitos na gaveta

iStock

Em fevereiro de 2024, a DECO PROteste fez o seu inquérito anual sobre pequenos eletrodomésticos aos subscritores das organizações de defesa do consumidor em Portugal, Espanha, Itália, Bélgica e França. Para obter resultados mais robustos, juntou a amostra do estudo anterior. No total, reuniu 76 368 respostas válidas (10 431 de Portugal) que permitem revelar as marcas mais fiáveis, com base nas avarias mais frequentes.

Ver as marcas de air fryers mais fiáveis e as marcas que duram mais tempo

Ao revelar as principais falhas dos aparelhos, além de ajudar o consumidor a acertar na escolha, a DECO PROTeste sensibiliza os fabricantes para construírem produtos mais duráveis e fáceis de reparar.

Mais de um terço dos inquiridos já usa fritadeiras elétricas

Na cozinha de mais de um terço (37%) dos consumidores já brilha uma fritadeira elétrica. E para os portugueses as air fryers são hoje muito mais do que apenas uma tendência. As vendas inverteram-se no confronto de fritadeiras. Mais de metade (64%) já optou por uma fritadeira a ar, o que revela um aumento muito superior ao do inquérito anterior. Os modelos a óleo perderam terreno nas preferências dos consumidores.

Entre os portugueses inquiridos, 30% usam a fritadeira pelo menos uma a duas vezes por semana, e 31% utilizam-na pelo menos três a cinco vezes por semana.

Nas fritadeiras a óleo, a Tefal é a marca mais popular e presente nos lares dos subscritores inquiridos pela DECO PROteste, seguida pela Philips e Becken. Na categoria de fritadeiras de ar, a Tefal volta a ser a marca mais frequente (15% dos lares), seguida pela Silvercrest e pela Jocca.

Em matéria de avarias, os resultados não preocupam. O número de problemas não tem a força do cenário de outras categorias de pequenos eletrodomésticos, como aspiradores, ferros de engomar ou máquinas de café.

Entre as fritadeiras clássicas, salpicos ou derramamento de óleo e problemas devido à pega do cesto ou cuba provocam as queixas mais frequentes na casa dos 5% e 4% respetivamente. Por sua vez, na categoria das fritadeiras de ar quente, a pega do cesto ou da cuba (3%) e os botões (2%) estão na base das avarias mais comuns.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar