Dicas

Como escolher um microondas

Um bom microondas sem grill custa, em média, 80 euros. Se deseja um modelo com esta função, terá de gastar, também em termos médios, mais 45 euros. Saiba como escolher um bom microondas, conheça os melhores a descongelar e desvende os mitos sobre radiações ou valor nutricional dos alimentos.

Especialista:
Editor:
15 novembro 2024
Mulher jovem de camisa branca, numa cozinha com armários de madeira, a colocar um prato de comida dentro do microondas

iStock

Para aquecer e descongelar, uma versão de microondas sem grill serve na perfeição. Se for mais “exigente” e pretender uma lasanha, uma piza ou um frango assado, já precisa do grill, uma resistência que permite dourar ou gratinar. Mitos sobre os microondas há muitos, desde tornarem a comida radioativa, retirarem valor nutricional aos alimentos ou libertarem radiação que provoca doenças. A DECO PROteste esclarece as principais dúvidas.

Voltar ao topo

Tipos de microondas

Os microondas sem grill descongelam e aquecem com competência. São eficazes a cozinhar pratos pré-preparados ou receitas pouco complexas, como derreter manteiga ou chocolate. Com 50 euros, já encontra um modelo capaz de boas prestações.

Por sua vez, os microondas com grill, além de descongelarem e aquecerem, podem dourar ou gratinar alguns pratos, graças a uma resistência. Preste atenção à potência desta função: sendo demasiado baixa, o frango ou a piza podem testar-lhe a paciência até ficarem preparados.

Já os microondas combinados têm um sistema de convecção que lhes permite assar e cozinhar de forma semelhante à dos fornos clássicos. Mas não os substituem por completo, pois não incluem todas as funções de cozedura presentes num forno clássico. Ainda assim, se a cozinha é apertada para um forno e um microondas em simultâneo, um combinado pode ser uma opção a considerar. O preço pode ser bastante elevado.

Bons exemplos de microondas

  

 

Maus exemplos de microondas


Voltar ao topo

Truques para descongelar

Preparar refeições envolve duas grandes estratégias: cozinhar a cada dia da semana ou, por atacado, grandes porções, que se congelam e descongelam segundo as necessidades. Porém, não há regras absolutas. As funções de descongelação e de programação automática, assim como um temporizador digital, podem ser úteis num microondas.

Os microondas têm métodos diferentes para descongelar alimentos. A maioria funciona na potência máxima durante um pequeno lapso de tempo, após o qual o magnetrão, que é o dispositivo que emite as microondas, interrompe a atividade por um período mais longo. Pode ser esta a razão de o ruído que se solta durante o funcionamento do microondas sofrer variações.

Nos aparelhos do tipo “inverter”, o magnetrão mantém-se ativo pelo tempo selecionado, mas a uma potência mais reduzida. Quase todos os microondas digitais oferecem programas específicos para descongelar consoante o peso dos alimentos ou do tempo selecionado.

Em nenhum dos casos, porém, basta selecionar a função de descongelação e esperar que o serviço se faça: alguns truques são obrigatórios.

  • Verifique se o recipiente que acomoda os alimentos é próprio para microondas. Alguns plásticos, por exemplo, podem migrar para os preparados na forma de minúsculas partículas. Na dúvida, procure no recipiente o símbolo que atesta poder ser usado no microondas.
  • Outro truque: antes de descongelar, retire qualquer invólucro que esteja a proteger os alimentos.
  • Controle bem o tempo de descongelamento dos alimentos crus. Não tem a certeza dos minutos? Inspecione o processo, por exemplo, interrompendo e garantindo que os alimentos não ficam cozinhados por dentro. De qualquer forma, é aconselhável cozinhar a comida imediatamente depois de descongelar. Tratando-se de um pré-cozinhado congelado, respeite as indicações do fabricante.
Voltar ao topo

Usar o microondas noutras tarefas

Um microondas faz muito mais do que aquecer, descongelar e preparar refeições simples. Refrescar pão, desidratar ervas e fruta, descascar alho e cebola, espremer o sumo dos citrinos até à última gota e, mesmo, cozinhar um bolo simples são missões possíveis nestes aparelhos. Experimente algumas dicas, verificando sempre o manual de instruções. Alguns recusam o período de garantia, se o aparelho for usado para aquecer certos produtos.

Refrescar pão

Humedeça papel de cozinha, enrole o pão e leve ao microondas por dez segundos.

Desidratar ervas

Retire as folhas, deite sobre um pano num prato e cubra com outro pano. Aqueça por um minuto. Faça aquecimentos sucessivos de 20 segundos até a humidade sair na totalidade.

Aproveitar os citrinos ao máximo

Leve ao microondas por 10 a 30 segundos e deixe arrefecer durante um minuto. Esprema, então, até à última gota.

Descascar alho e cebola

Aqueça o alho por 15 segundos e a cebola por 20 a 30, esta depois de lhe ter cortado as pontas. A casca sai facilmente.

Voltar ao topo

Materiais permitidos

Nem todos os recipientes são adequados para levar ao microondas. Alguns partem-se, como a madeira, ou refletem as radiações e impedem os alimentos de aquecer, como o metal. Certos microondas também não permitem usar loiça com decorações douradas. 

Para cozinhar a vapor no microondas, existem acessórios de plástico ou silicone. Os formatos variam entre o cesto e o tacho, e muitos destes recipientes servem até de marmita, com capacidade para uma ou mais pessoas.

Alguns microondas trazem um acessório que se encaixa no prato rotativo e permite cozinhar em dois níveis: por exemplo, peixe em baixo e legumes em cima. Para cozinhar vários alimentos em simultâneo, trata-se de uma boa solução. Se apenas pretende preparar vegetais, um modelo com um nível será o mais indicado.

Consulte sempre o manual do aparelho.

Vidro

A maioria dos recipientes de vidro aguenta uma ida ao microondas. Para fazer a prova dos nove, encha o recipiente com água e leve-o a aquecer durante um minuto. Se, no final, a água estiver fria e o recipiente quente, significa que não é indicado. Em qualquer dos casos, o vidro não deve ser sujeito a temperaturas elevadas durante muito tempo, pois pode partir-se.

Cerâmica

Pode ser usada, desde que não apresente partes ou desenhos metálicos.

Plástico

As caixas de plástico que podem ser usadas no microondas costumam trazer um símbolo a indicá-lo. Se não ostentarem este símbolo, não as utilize, pois, a altas temperaturas, as partículas do plástico podem migrar para os alimentos, um fenómeno favorecido por certas preparações. Evite cozinhados que contenham tomate, cenoura, molhos gordurosos ou açúcar. Com estes alimentos, ou para cozinhar, prefira recipientes de vidro.

Silicone

Em geral, os recipientes de silicone podem ser utilizados no microondas.

Metal

Os metais devem ser evitados. A maioria não se adequa. No entanto, alguns recipientes para aquecimento no microondas são feitos de alumínio. Descarte o metal, a menos que seja expressamente declarado no rótulo do recipiente que este pode ser usado. Não deixe colheres nas chávenas, se as levar ao microondas.

Uma forma fácil de saber que recipientes pode usar é procurar nas embalagens os símbolos da imagem abaixo, que ajudam a usá-las de forma adequada. 


Voltar ao topo

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

Acesso a conteúdos exclusivos!

Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.

Entrar

Não tem conta? Criar conta gratuita

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar