Como limpar a placa de indução
A DECO PROteste testou vários métodos para deixar a placa da cozinha a brilhar. Usou detergentes de todo o tipo, incluindo os específicos para placas de indução e vitrocerâmica, e outros produtos como pedra branca, pasta de limpeza universal e bicarbonato de sódio. Saiba qual o mais eficaz.

O óleo de fritura ou o molho de carne salpicou? A sopa, o leite ou a água de cozer batatas derramou e sujou a placa? Só não acontece a quem não cozinha. O pior é que nem sempre as nódoas ressequidas saem facilmente sem esfregar. Como remover esses resíduos sólidos sem riscar a placa e devolver-lhe o brilho original?
Para saber qual é a solução mais eficaz, a DECO PROteste comparou os resultados com vários produtos e métodos de limpeza, incluindo com o raspador para placas. O teste revela que é possível remover todas as manchas sem esfregar intensamente, nem danificar a sua placa.
Escolher a melhor placa de cozinha
Como foram testados os produtos para limpar a placa de indução?
A DECO PROteste testou a eficácia de vários produtos usados habitualmente para limpar estes equipamentos. Usou desde produtos específicos para placas de cozinha, incluindo esponjas, raspador e sprays, a detergentes e produtos genéricos, como o da loiça, sprays desengordurantes, pedra branca, pasta universal de limpeza, vinagre para limpar superfícies e bicarbonato de sódio.
Todos foram testados em laboratório seguindo o mesmo método, numa placa previamente manchada com nódoas secas de sujidades típicas, de óleo e margarina ou molho de carne, entre outras.
Cada produto de limpeza foi aplicado numa esponja humedecida e inserida num robô que simula o movimento de esfregar com a esponja na superfície (total de três passagens). As instruções de utilização indicadas no rótulo de cada produto foram respeitadas, incluindo o tempo de atuação recomendado antes de passar a esponja: cinco minutos no caso do spray desengordurante, mas apenas alguns segundos com os restantes produtos.
Para avaliar a eficácia da limpeza, os peritos fizeram uma minuciosa inspeção visual do resultado, num total de 25 medições.
Após remover as nódoas, finalizaram a limpeza para dar brilho, passando um pano seco com produtos que se usam habitualmente em superfícies de vidro, como limpa-vidros, vinagre para limpezas e álcool etílico. Para a avaliação, os peritos inspecionaram eventuais vestígios de sujidades e, para apurar o brilho, socorreram-se de um medidor de luz refletida, num total de 20 medições.
Qual a melhor solução para remover nódoas da placa?
Acesso a conteúdos exclusivos!
Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.
Não tem conta? Criar conta gratuita
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
Exclusivo
Para continuar, deve entrar no site ou criar uma conta .Ao contrário do que se poderia esperar, os melhores não foram o detergente ou a esponja próprios para placas de indução e de vitrocerâmica usados neste teste.
Para remover as nódoas, numa escala de 0 a 5, veja o ranking abaixo.
- Spray desengordurante: 4,4
- Pasta de limpeza universal: 3,9
- Solução de bicarbonato de sódio (40 g de pó com 20 ml de água): 2,9
- Pedra branca para limpeza de multisuperfícies: 2
- Os restantes produtos analisados: inferior a 2
Neste grupo com nota negativa, estão o detergente manual da loiça, o vinagre de limpeza multiusos, a esponja própria para placas de indução e vitrocerâmica e, em último lugar, o detergente específico para este tipo de placas testado.
O produto mais eficaz foi, de longe, um detergente comum: o spray desengordurante, seguido da pasta de limpeza universal.

As receitas mágicas que viralizaram nas redes sociais para deixar qualquer superfície radiante, como o bicarbonato de sódio e a pedra branca de limpeza, foram uma desilusão. Dizem os influencers que, ao esfregar uma esponja molhada na pedra branca multisuperfícies, o produto faz espuma e pode ser usado para lavar tudo e deixar a cozinha a brilhar. Como pode ver na fotografia do teste (acima), o resultado não é brilhante.

Para dar brilho, após remover as manchas, todos os produtos usados, habitualmente, para limpar vidros deram bom resultado, com nota superior a 4 numa escala até 5:
- limpa-vidros: 4,9
- vinagre de limpeza: 4,4
- solução com álcool etílico: 4,2
Ou seja, tanto para remover resíduos e manchas na placa como para lhe dar brilho, pode não se justificar pagar mais por produtos específicos. Um spray desengordurante e o limpa-vidros podem fazer as vezes.
O desengordurante até foi melhor ou, pelo menos, limpou de forma mais eficiente. Tal pode dever-se ao produto em si, mas também ao tempo de atuação recomendado sobre a sujidade (algo que deve estar sempre indicado no rótulo), o qual pode levar à maior ou menor necessidade de passagens com a esponja e quantidade de produto a aplicar para uma limpeza eficaz.
O raspador limpa mesmo sem riscar?
A DECO PROteste também testou o raspador para placas de indução. Quando usado seguindo as recomendações do fabricante, removeu as sujidades e não se verificaram riscos ou outro tipo de danos a olho nu.
No entanto, para não correr o risco de danificar a superfície, é sempre preferível limpar as nódoas com produtos menos agressivos logo que possível, assim que a placa arrefecer, para evitar que fiquem muito ressequidas e difíceis de remover, sem ter de esfregar muito ou até raspar.
Dicas para deixar a placa a brilhar
Os resultados deste teste mostram que não se justifica pagar mais por um detergente (ou esponja) específico para placas de indução ou vitrocerâmica.
Com uma esponja humedecida e spray desengordurante, remova os salpicos de óleo e outro tipo de nódoas sem tardar, assim que a placa arrefecer, para evitar que as sujidades se acumulem e fiquem muito ressequidas.
Para finalizar, passe um pano seco macio, de microfibra por exemplo, com um pouco de limpa-vidros ou vinagre de limpeza.