Placa de indução: como usar e que panelas escolher?
Rápidas a aquecer e fáceis de limpar, as placas de indução têm um custo de utilização mais baixo do que as congéneres com outras tecnologias e fontes de energia. Mas exigem recipientes de fundo magnetizável. Veja as principais características antes de comprar.

As placas de indução são bastante rápidas a aquecer e intuitivas no uso. Além disso, consomem menos do que as congéneres que recorrem a outras tecnologias e fontes de energia.
Panelas e tachos adequados para placas de indução
Apesar das vantagens, as placas de indução exigem recipientes com fundo magnetizável, pelo que podem envolver um investimento adicional em tachos, panelas e frigideiras. Para saber se o trem de cozinha que tem casa serve, use um íman. Se este não agarrar, o recipiente não serve. Ou então, procure adquirir uma base magnética para colocar na base dos seus tachos tradicionais.
Da lista dos materiais a evitar fazem parte o vidro, a cerâmica, o barro, o cobre e o inox.
Os recipientes recomendáveis são de aço esmaltado, ferro fundido e alguns de aço inoxidável. Também pode procurar, na etiqueta ou na parte traseira, o símbolo de indução.
Como cozinhar em placa de indução?
Para não desperdiçar energia nestes tempos de preços elevados, escolha um recipiente com diâmetro igual ao da área de cozedura. As placas de indução podem prever quatro zonas de cozedura com superfície variável. Tanto pode coexistir uma área de cozedura circular grande com duas médias e uma pequena, quanto duas médias combinadas com igual número de pequenas.
Alguns modelos dispõem de uma zona extensível, para recipientes maiores ou quadrangulares, ou multizonas, isto é, diferentes diâmetros na mesma área, que o utilizador escolhe em função das necessidades.
Após cada utilização, procure remover eventuais salpicos e nódoas da placa logo que possível (assim que a placa arrefecer), para evitar que a sujidade se acumule, fique ressequida e mais difícil de eliminar sem esfregar muito ou mesmo raspar. Veja o teste com os melhores produtos e métodos de limpeza para deixar a placa a brilhar, sem esforço e sem a danificar.
Quem usa pacemaker pode aproximar-se das placas de indução?
Os manuais de instruções aconselham os utilizadores de pacemakers a não se aproximarem das placas de indução, quando estas se encontram em funcionamento. Os pacemakers são equipamentos que respeitam as diretrizes de segurança e compatibilidade eletromagnética. Ainda assim, a DECO PROteste recomenda que se informe com o médico.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |